Perto da minha casa há uma região de canais chamada de Little Venice, em português, pequena Veneza. Na verdade, me parece muito mais aos canais de Amsterdam, mas não vamos discutir por causa disso. O fato é que é uma zona bastante charmosa e acessível.
No inverno, fica meio sem graça, mas agora que a primavera parece haver se decidido, acho um programa muito agradável. O lugar é razoavelmente conhecido, em dias de sol é movimentado. Entretanto nunca vi abarrotado de gente, imagino que por não ser tão central nem próximo às atrações turísticas mais famosas. Enfim, às vezes, passeio por lá e tenho essa sensação que é mais frequentado pelo pessoal local que por turistas.
A estação de metrô mais próxima é a “Warwick Avenue”. Inclusive, na saída dessa estação, você pode alugar bicicletas públicas. Eu prefiro caminhar.
Ao largo de todo o canal, se encontram barcos compridos e finos, não tão grandes e alguns bastante curiosos. Há pessoas morando nesses barcos, me lembra muito um acampamento de trailers, só que na água.
Além dos barcos que funcionam como residências, também é possível tomar um café ou assistir a um show de fantoches.
O café-barco é bem bonitinho, mas entre nós, fiquei meio encanada em relação à higiene. Não que tenha visto nada de errado, mas fico pensando de onde viria a água para lavar a louça e cozinhar. Sei lá, nunca ouvi sobre nenhum problema a respeito, mas não me arrisquei, quem sabe algum dia desses eu reveja essa posição.
Até porque, há algumas opções de restaurantes, bares e cafés pelas margens do canal bastante interessantes. Ainda não experimentei todas, mas dou as dicas das que me pareceram melhores.
O primeiro que conheci foi o Café Laville. Do lado de fora ele não chama muita atenção, salvo por sua localização. Mas por dentro é uma graça e recomendo para tomar um café ou chá, principalmente se o dia estiver agradável e puder se sentar do lado de fora. Muita gente vai tomar brunch por lá nos fins de semana. O atendimento é educado, mas para meu gosto, a comida não impressiona. Vale pelo local e ambiente.
Uma outra opção, para lá de charmosa é o restaurante The Summerhouse. Fica exatamente no nível da água, com grandes janelas, de onde você tem a sensação de estar dentro de barco. A decoração me sugere um lugar de praia, é informal com seu toque de elegância. O atendimento é muito bom; a comida honesta e bem cuidada, foi o próprio chef quem veio saber nossos pedidos. A cozinha é aberta para o salão e às vezes pode passar um pouco cheiro de fritura. Ainda assim, acho muito recomendável e o ‘best ever’ popcorn shrimp merece ser provado.
Próximo a ele, há outro bar e restaurante que achei bem bacana, The Waterway. Esse tem um bom espaço para mesas na varanda, que ficam disputadíssimas em fins de semana de sol. Dentro possui um bar lounge e restaurante. Nas quintas-feiras, a partir dàs 20h, oferecem música ao vivo. Pois bem, de passagem por ele, nos pareceu bastante badalado, com mais jeito de bar que restaurante. Resolvemos almoçar ainda assim, sem grandes expectativas em relação à comida. Fomos positivamente surpreendidos com a cozinha. Comi um ótimo crayfish coquetel com guacamole e molho de Blood Mary, seguido por um atum fresco, na minha opinião, no ponto perfeito, quase um sashimi quentinho. Atendimento simpático e correto. Deu vontade de voltar.
Retornando ao canal, caminhando para o lado de Paddington, a paisagem fica cada vez mais moderna, com edifícios comerciais, enfim, uma zona de negócios. Não tem o mesmo charme, mas há outras opções de restaurantes que não parecem nada maus.
Pouco antes dessa zona mais industrial, há um pequeno parque, onde as pessoas se espalham pela grama para pegar um pouco de sol. Aliás, isso é muito europeu, fez sol e tem grama, o pessoal se joga mesmo! Sabe lá quando haverá outra oportunidade, né? Apareceu uma nesga de luz o povo corre para rua para fazer fotossíntese!
E se quiser passear pelo canal de barco, pode usar o “Waterbus”. As estações são em Little Venice, Camden Lock e London Zoo. Os dias de funcionamento variam de acordo com a época do ano, assim que melhor sempre checar. No que eles chamam de inverno, que vai de novembro ao final de março, só funciona nos fins de semana; em outubro, funciona entre quinta e domingo; e no verão, entre abril e final de setembro, há passeios diários, mais ou menos de hora em hora, entre 10 e 17h. Atualmente, o preço do passeio para um adulto é de $8, só ida, ou $11,30, ida e volta. Cada viagem demora em torno de uma hora.
Adorei as fotos 😉 Gostei da tua dica do Summerhouse, pena que nao tem Brunch, mas ja foi pra minha lista! xxx
Oi! Não estou segura se o Summerhouse faz brunch, porque fui no jantar, depois vou até checar porque é bem capaz que façam. Agora o Waterway tem brunch com certeza e fazem os eggs benedict, que eu amo! Qualquer hora dessas, vou lá provar 😉 Beijo
…E assim, vamos conhecendo um pouco da Londres que turista nao vê. Amo saber das curiosidades dos lugares, e com fotos, fica melhor ainda. Bjs.
Pois seja bem vinda como sempre, Neusa! Estou tentando colocar mais fotos dos lugares agora 😉 Até porque para mim também é tudo novidade… rsrsrsrs… Beijo