A tal da firma reconhecida

A cada país que cheguei para morar, uma das primeiras preocupações foi ter algum documento de identidade com foto. Pode ser até seu passaporte, ainda que ninguém queira ficar andando para cima e para baixo com o passaporte no bolso.

Para você demonstrar que você é você, basta como mostrar seu documento, o interlocutor simplesmente o checa e verifica se é você mesmo na foto. Se é algo que precisa ser assinado formalmente, ele pede para que você assine na frente dele e compara as duas assinaturas. Ou seja, isso é literalmente um reconhecimento de firma! Pronto!

Pois é, caríssimos, brasileiros são diferentes! Para que você seja você, assim de verdade, não basta que um ser humano, razoavelmente inteligente e que saiba ler, reconheça você e a assinatura na sua identidade, há a necessidade de um desconhecido de um cartório fazer isso oficialmente com um carimbo! E, como não, tudo isso é cobrado, né?

Sério, no dia seguinte em que cheguei, logo pela manhã, a primeira coisa que precisei fazer foi abrir uma firma! Porque nada, mas absolutamente nada, vale se a sua firma não for reconhecida em cartório!

De quebra, também vem as malfadadas cópias autenticadas! Porque não basta ser igual e levar o original para o outro comprovar que é o mesmo documento, precisa de um maldito selinho dizendo que o igual é igual.

Agora, imagina você chegando a um país e tendo que legalizar todos seus documentos para liberar a mudança da alfândega, alugar apartamento, renovar carteira de motorista… Ninguém merece! Acho que as pessoas do cartório já começavam a achar que eu era despachante! Aliás, outra profissão tipicamente brasileira.

Estava vendo a hora que, ao reconhecer minha firma, o cidadão ainda iria escrever algumas linhas a meu respeito. Algo assim como um testemunho: sim, reconheço a firma da Bianca, aliás, reconheço ela também, está sempre por aqui… Acho que não precisavam nem mais procurar minha ficha, já deixavam separadinha ali do lado!

Enfim, parte dos perrengues da readaptação! Dou fé!

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s