La Maison Blanche Supper Club

10262236_235494043311823_5352462097426192034_n

Pausa para um comercial, por favor! Divido com vocês meu novo projeto gastronômico!

Quem me conhece ou acompanha o blog, sabe que tenho uma enorme paixão pela cozinha há muitos anos. Acho que vem um pouco do histórico da minha família, onde todo mundo sabe cozinhar e ama comer bem!

Ainda assim, nunca tive vontade de abrir um restaurante, é muito diferente a obrigação mecânica e militar de cozinhar para estranhos do que o gosto de preparar tudo na sua casa, pensando literalmente em quem vai desfrutar. Ser chef de um restaurante também pode ser uma paixão, mas não é a minha. Pelo menos, por enquanto.

10352887_235578229970071_3967213695003744423_n

Eu gosto de cozinhar em casa, para minha família e meus amigos, assim de simples. A questão era, seria possível fazer disso um negócio? Como não misturar as coisas? Ou melhor, como misturar de uma maneira positiva?

Muito bem, há algum tempo, uma amiga me deu a ótima idéia de fazer um “supper club”, que basicamente é o seguinte, você recebe as pessoas para comer na sua casa. Geralmente, um chef monta um cardápio, define um ou dois dias da semana que receberá para o almoço/jantar e anuncia através de um website aos interessados. As pessoas se candidatam e pagam adiantado por essa refeição. Oficialmente, não é uma tarifa, é uma “doação” para pagar os custos. A grande maioria não serve bebida, mas você pode levar a sua.

unnamed

Gostei bastante do conceito, mas ainda não era perfeito para mim. Por que? Primeiro, porque por contrato de aluguel, não posso ter negócio em casa. Então, montar um website com endereço seria complicado. Segundo, a possibilidade de receber completos estranhos no meu lar era um pouco assustadora. Sem falar que vai que alguém tem algum problema alérgico, não me informa e passa mal, olha o tamanho da encrenca! Aqui é um tal de não pode comer isso e não pode comer aquilo que você nunca sabe se é frescura, moda ou problema sério!

10364068_235578756636685_561385196224208578_n

Enfim, cheguei a conclusão que nunca haveria o modelo, local e momento perfeitos. Quer saber, isso é algo que quero fazer há um tempão e estou pronta! Então, logo que mudamos de casa e consegui um pouco mais de espaço, havia decidido que ia fazer da maneira que fosse possível e vamos corrigindo o curso no caminho.

Assim, nasceu La Maison Blanche Supper Club!

O nome vem de uma brincadeira antiga que fazemos em casa, com super jantares nababescos para poucos amigos muito íntimos, queridos e de paladar amplo. Luiz queria dar meu nome para esses eventos, o que me deixava constrangida, porque afinal, era sempre uma homenagem a alguém que não era eu! Daí o que começou como a casa da Bianca, mudou um pouquinho e disfarçou em francês. Quando queria fazer um desses jantares, dizia: vou fazer um “Maison Blanche”. Acabou que o nome pegou e resolvi mantê-lo.

Pois muito bem, a idéia é a seguinte, abri um clube exclusivo para amigos e pessoas indicadas por esses amigos. Em determinadas datas, promovo jantares, aulas ou eventos, onde pequenos grupos são bem vindos a desfrutar de uma experiência gastronômica. As experiências podem variar entre a saudade de uma boa comida caseira em um ambiente despojado e informal; ou um jantar absolutamente sofisticado, uma fusão de sabores, texturas e sensações. Não se trata de um restaurante, tudo é feito na minha casa, portanto, apenas pessoas conhecidas ou com referência de algum amigo em comum serão recebidas. Tudo é pensado em conjunto, a comida, a iluminação, a música… é todo um contexto. Para cada evento, há uma doação, paga antecipadamente, para cobrir os custos de um menu fixo. Considerando os preços cobrados nos restaurantes de Londres, francamente, as doações sugeridas são para lá de razoáveis! O valor não inclui bebida, posso oferecê-las por fora desse valor ou, se os amigos preferirem, podem trazer sua própria bebida, não cobro rolha.

10403323_235496163311611_5817588282339911466_n

Tudo é organizado e divulgado através de uma página no Facebook https://www.facebook.com/LaMaisonBlancheSupperclub?ref_type=bookmark, não tenho website, afinal, a principal propaganda é a boca-a-boca, literalmente. Sigo recebendo amigos em casa do mesmo jeito, não misturo as estações, isso é outra coisa. Por exemplo, no caso desses jantares, fico literalmente na cozinha, ocupada e adorando. Lógico que recebo as pessoas e faço o papel de anfitriã, mas as estrelas são os convidados, é tudo feito para eles, não sento à mesa.

Está muito no início, mas a verdade é que a recepção tem sido bastante positiva e estou animadíssima! Já começaram a surgir as primeiras encomendas e estou doida para esquentar meu umbigo no fogão!

E se você vem a Londres, ou queira indicar algum amigo que venha, seja mais que bem vindo à La Maison Blanche Supper Club!

10354829_235493456645215_2055723946483072379_n

5 comentários em “La Maison Blanche Supper Club”

  1. Desejo que tudo dê muito certo.
    Que seu fogão funcione bastante para poder esquentar o umbigo rasss
    bjs

  2. Uau! Fiquei com água na boca e com os olhos encantados com a apresentação e os detalhes pensados com carinho.
    Sucesso para La Maison Blanche Supper Club 😉

  3. Biancosa, estou mais do que atrasada na leitura do blog (imagine que estou isso so hoje….), mas estou na torcida. Sei o quanto a comida e boa e o quanto você ama (nao me esqueço os jantarzinhos depois que chegava da FGV :))))))). Sucesso, querida!!!!!! E que traga muita felicidade.

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s