Da série: as besteiras que escuto com tom de sabedoria

Somos acostumados a ouvir certas verdades absolutas quase que goela abaixo. Infelizmente, cheguei a conclusão que boa parte das pessoas simplesmente não presta atenção no significado do que escuta e sai repetindo o que se considera sabedoria popular, mas que na realidade não passa de uma besteira reforçada há anos.

 

Vira e mexe, alguma dessas “sabedorias” me doem no ouvido e resolvo entender um pouco mais a fundo.

 

E hoje estava pensando sobre o super valorizado amor incondicional. Por que raios as pessoas acham isso tão bonito mesmo?

 

Começamos pelo mundo animal. Escuta-se muito falar de que o cachorro é melhor que o gato porque ama o dono incondicionalmente. O gato quer ser bem tratado, é um egoísta!

 

Para começar, dizer que um cão ama incondicionalmente é mentira, se o animal é maltratado, no máximo, terá medo do dono, não amor. Mas meu ponto principal nem é esse, eu gosto de cães e de gatos, a questão é por que se considera o gato egoísta por querer seu próprio bem?

 

E vamos ao mais citado de todos os amores incondicionais: A mãe ama o filho incondicionalmente!

 

Outra mentira, tem muito filho que não presta e muita mãe que também não. Podemos falar de um amor gigante, que aceita muita coisa, mas isso não significa incondicional.

 

Amor se conquista, se merece e acho muito bom que seja assim. Eu não quero dar nem receber um amor incondicional. Meu amor tem condições sim e a primeira delas é o respeito.

 

A busca da ausência de condições tem a ver com colocar a responsabilidade no outro. Não sou eu que não devo ser violento, é o outro que deve me tolerar assim. Não sou eu que preciso me cuidar, é o outro que tem que gostar de mim do jeito que eu quiser ser. E se isso não é egoísmo, por favor, alguém me desenhe o que é.

 

O amor incondicional, se existir, é a supremacia do egoísmo!

2 comentários em “Da série: as besteiras que escuto com tom de sabedoria”

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s