De Tapas por Madri

A Espanha, e Madri em especial, tem essa cultura das “tapas” que acho bem bacana.

 

Tapa em espanhol quer dizer tampa. Antigamente, se usava uma torrada com alguma coisa para cobrir as bebidas, como uma tampa. Daí o nome.

 

Além disso, no passado, um rei (que já não lembro qual foi) achou que a população estava se embebedando muito e criou uma lei estipulando que toda bebida alcoólica fosse vendida junto com algo de comer. A lei não existe mais, entretanto, a tradição ficou e é muito comum nos bares se oferecer alguma “tapa” de cortesia, junto à bebida.

 

E para completar, espanhol adora uma rua! Faça chuva ou faça sol, o povo está passeando! Incluído nesse passeio estão as paradas nos bares. Porque outra coisa que adoram é um balcão de bar! Esse negócio de tomar uma cerveja ou um vinho de pé com os amigos, beliscando alguma coisa, faz parte da rotina.

 

Vamos combinar que não custei nem 15 minutos a me adaptar a esse quesito da cultura local. Eu amo um balcão, que aqui se diz “barra”.

 

Mas o habitual não é se ficar muitas horas no mesmo bar. A gente entra, toma alguma coisa, conversa um pouco e logo segue para o próximo paradeiro. Na grande maioria das vezes, esse trajeto é feito a pé. Por isso é comum ver sempre muita gente caminhando na rua pela noite e madrugada afora, principalmente no centro da cidade.

 

Pois muito bem, aproveitando todo esse contexto, o governo de Madri, junto com outros dois patrocinadores, La Viña e Cruzcampo, organizaram um evento chamado “De Tapas por Madrid”. Esse ano, de 10 a 20 de maio.

 

Consiste em um grupo grande de bares que oferecem um tipo de promoção, com uma cerveja pequena Cruzcampo e uma tapa, tudo por $2,40 euros. Cada bar define qual tapa irá promover, mas o preço é fixo e a promoção só vale com a cerveja. Outra coisa, você não pode sentar nas mesas, só de pé no balcão.

 

Enfim, os bares seguem funcionando normalmente. Se você quiser tomar seu vinho ou pedir outras comidas, é igual e pode se sentar nas mesas. Mas o objetivo dessa promoção não é que você fique no mesmo lugar muito tempo, e sim, saia circulando e conhecendo as diversas opções pela redondeza.

 

É bom estar atento aos horários de promoção em cada bar, porque são diferentes.

 

E para dar mais graça ao evento, você pode votar na sua tapa preferida e todos os bares pedem que você vote neles, é lógico! Quando você vota, também passa a concorrer a alguns prêmios, que são 2 iPad, 50 camisetas da Cruzcampo, réplica da oficial da seleção espanhola e 4 prêmios da sua idade em produtos Cruzcampo.

 

E é claro que nós fomos conferir, né? Elegemos a rota vermelha, com os bares mais perto de casa. Marcamos com os amigos e toca a rodar de bar em bar!

 

Estávamos em 14 pessoas! Não me lembro de ter saído “de marcha” com tanta gente junta! E não é que funcionou? Lá fomos nós fazendo a via crucis etílica!

 

Eu achei que cada conta seria um suplício, por causa dessa quantidade de gente. Mas que nada, até porque o preço é padrão, então, todo mundo sabia quanto tinha consumido. Elegemos um “diretor financeiro” para controlar o caixa  e deu tudo certo!

 

Fiquei freguesa! E para quem quiser aproveitar, pode buscar mais informações no link WWW.tapaspormadrid.es. Assim que chegar no primeiro bar, procure o mapa que eles oferecem, com fotos de todas as tapas, endereços dos bares, horário de funcionamento etc. E corre que só vai até dia 20 de maio!

4 comentários em “De Tapas por Madri”

  1. Explica melhor… você trocou a cerveja pelo vinho, provou as tapas e assim não pagou o preço da promoção. Certo?

  2. Queridíssima amiga, você ainda me conhece… heheheheheh… eu ficava com a tapa e doava minha cerveja, sempre tinha alguém que queria mais, e daí pedia o vinho a parte. Mas as copas de vinho aqui também não são caras 😉

  3. Eu fiz isso em Zaragoza, e adorei! Se estivesse por ai’ eu ia arranjar um buddy (voce!) para tomar a minha cerveja e ficar so’ nas tapas!
    Agora so’ falta a Espanha deixar a brasileirada entrar no pais para gastar uns troquinhos, nao?
    Besitos!

  4. Oi, Selma! Pois já começaram algumas reações a respeito. O Ministro das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha declarou ontem que a Espanha se comprometia a “melhorar” os trâmites de entrada de brasileiros no país. Em resposta, obviamente, às medidas de reciprocidade que Brasil adotou. Enfim, o que isso na prática quer dizer, já saberemos, mas achei um bom começo. E tô te esperando para sair de tapas! 🙂 Besitos

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s