Xô, deprê de inverno! Tô muito ocupada para você!

Ainda é outono, mas o frio chegou. Em uma semana a temperatura mudou drasticamente. Nem vou reclamar, porque esse ano até que o verão se esticou o que pôde. Mas acho curioso pensar que na semana passada estava de camisetinha sem manga pela rua e agora a calefação de casa está ligada.

 

A depressão de inverno é uma velha conhecida dos que moram por essa latitude, já falei disso algumas vezes. Ela começa a dar sinais de vida exatamente nesta época. Sabe-se lá porque, parece afetar mais às mulheres, mas ninguém está livre. Diferente do que pensava no início, o problema real não é tanto o frio, mas a luz. Para as friorentas, e por isso imagino que aconteça mais com as mulheres, o frio não ajuda em nada, mas o ponto crítico é a diminuição da intensidade e do tempo de luz durante o dia.

 

Sim, a Espanha tem uma grande sorte por ser bem iluminada. Mesmo no inverno, há dias lindos de sol. Entretanto, saímos de um verão que escurece quase às onze da noite, para um outono que não clareia antes das 8:00hs e anoitece por volta das 18:00hs. Um pouco antes, um pouco depois, dá no mesmo, na prática, perdemos pelo menos umas 5 ou 6 horas de luz.

 

Parece bobagem, né? Mas não é. Sol tem vitamina D, alimenta, nutre. A luz interfere na sua produção de melatonina, aquele hormônio que te cutuca para acordar ou dormir. Se você não tiver a consciência que o funcionamento do seu corpo muda nesse período, pode ter problemas de humor, simples ou dramáticos.

 

Não se desespere! Vitaminas C e D! Comidas picantes! Exercício físico! Endorfina na veia! Caminhar na rua, casaco está aí para isso, ou melhor ainda, sair para dançar. Cobertor de orelha e convivência com gente positiva. Não tem depressão de inverno que sobreviva! E se vier, relaxa, vai passar.

 

No ano passado, nessa mesma época tinha tanta coisa difícil acontecendo que nem consigo me lembrar se senti frio, depressão ou sei lá o que. Muxei e sequei igual as plantas no outono. Então, esse ano já decidi que não terei tempo para baixo astral, só se não tiver jeito mesmo. As folhas secas fazem parte do ciclo, uma hora a gente entende que no outono as plantas não morrem, só se preparam para renovar.

 

Para ser bem honesta, só me toquei sobre a deprê porque no passeio de costume pelos blogs das amigas, os sinais começaram a aparecer. Foi quando me lembrei, ah é, tem a deprê do inverno! Sentindo ou não os sinais, não custa me cuidar, já diz o ditado que é melhor prevenir.

 

Esperto é meu gato e sua eterna busca pelas frestas de sol.

gato1

gato2

11 comentários em “Xô, deprê de inverno! Tô muito ocupada para você!”

  1. Aiiiiiiiiiii que gostosoooooooooooooo, eu vou fazendo igual o Jack, onde tem um raio de sol eu vou nele hahahaah
    E que venha o nosso inverno!!!!
    Tbem nao vou reclamar, ainda é muito cedo , mas meu corpo doiiiiiiiiiiiii com esse ventao de 80km/h. Credo rsrsrs

    Beijossss, minha mana chega dia 31 !!! 🙂 iebaaaaaaaa

  2. Que lindo o Jack… ele tá certo, tem mais que aproveitar cada raiozinho mesmo!
    Pois é menina, acho que dessa vez a deprê de inverno me pegou, junto com uma carência de açucar, hehehe.
    Detesto o frio e o fim do verao sempre me deixa chateada… acho que nao é só a questao da luz, mas também porque aqui no verao é mais parecido com o Brasil, eu acho.
    Enfins… fases da vida!
    Beijo

  3. Oi Bi,
    Se vc estivesse aqui no Brasil vc viria essa doideira de tempo q está fazendo…um dia é verão 31°C e exatamneto no outro dia cai p/ 15°C…não é nem questão da depressão causada pelo inverno, é questão de saúde mesmo!!! Estou sofrendo com o João nessas mudanças bruscas, cada vez q o tempo muda ele tem uma recaída…é uma loucura!! rsrs
    Acho q ainda vc está na vantagem aí…estações definidas…q chique!!! haha
    Bjão

  4. Oi, Renata! Faz tempo que a gente não se fala! A festa do aniversário está marcada… e aí? 🙂 Olha, aqui nessa virada de temperatura também tem um monte de gente que fica doente. Costumo tomar um copo de suco de laranja fresco todos os dias, me alimento bem e não sou friorenta, o que me ajuda bastante. Espero que continue passando impune pelas gripes e afins 😛 Apareça!

    Oi, Alessandra! Acho que nunca é um motivo só e afetam as pessoas de maneiras diferentes. Mas o fato é que, em maior ou menor grau, afeta. Acho que o frio não ajuda, mas como disse acima, não sou nada friorenta e se não me cuidar, a deprê me arrasta. E como é bom um chocolate nessa época… ai, ai… putz! Sabe o que é ótimo de verdade, comida apimentada. A pimenta te faz produzir endorfina e engorda muito menos que o açucar.

    Didis, 31 está pertinho! Vai fazendo a contagem regressiva 🙂

    Besitos

  5. O Jack que é experto, procura seu lugar ao sol, hehe

    Li os textos recentes, o de Paris é quase uma saga, aguardo os próximos qdo vc estiver em terras “pijas” kkk

    Beijaço!

  6. Oi Bianca

    Que coisa mais fofa, o Fumaça faz as mesmas poses fofas, só não sei como não dá torcicolo neles, hahaha.

    Beijos

    Marianne

  7. …ahahahahah… o Jack dá ibope! 🙂 Entendo perfeitamente, ele também rouba minha atenção o tempo inteiro. Escrevo com essa figura deitada assim do meu lado!

  8. oi bianca , muito interesante esse blog , hoje foi o dia que descobri-lo mas adorei pois estou encarrando o meu primeiro inverno em paris e agora pode compreeder o motivo do minhas quedas de humores tal drasticas ,
    e a indesposiçao e fatiga extrema.
    è melhor eu ficar ligada de agora em diante
    parabens pelo jack , pelo jeito è foi mas esperto que eu ehhh
    otimo conhecer um pouco das importantes informaçoes do clima de paris
    valeuuuuuuuuu !

  9. Oi, Monica! Pois seja bem vinda! Sim, a deprê de inverno é velha conhecida dos que moram por essas bandas, mas calma que se aprende a lidar com ela. A melhor coisa é tomar conta da alimentação e exercício físico!

    Depois vamos combinar que Paris até cinza é linda, né?
    Se meus planos derem certo, serei sua vizinha durante o mês de janeiro 🙂

    Besitos

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s