Arrumar a mesa para um jantar especial

Quando você já tem alguma experiência gastronômica, ou ao menos alguém que faça para você, é hora de se atrever a oferecer um almoço ou jantar.

 

Dependendo do tamanho da sua mesa e do número de convidados, uma das opções é  servir à americana, ou seja, os pratos e talheres sobre a mesa e os convidados se servem e sentam-se em outros lugares. É a maneira mais simples, mas menos cômoda. Nesse caso, é melhor se preocupar com o menu e não oferecer nada que seja complicado comer. Por exemplo, cortar um medalhão no colo ou tirar o scargot da conchinha não é nada trivial. Portanto, antes de pensar em um prato que pareça chic, imagine se é prático.

 

Uma refeição à mesa tem seu charme e regras. A vida moderna e a intimidade com os amigos ou família permitem que você quebre algumas ou muitas delas, mas é bem diferente você quebrar um protocolo por ignorância que por opção.

 

Quer fazer algo bem informal entre amigos? Ótimo! Nenhum problema, mas às vezes você quer se exibir um pouquinho, né? Fazer alguma coisa mais elegante ou elaborada, homenagear alguém, enfim, acho que um prazer não elimina o outro.

 

Um ponto importante, sempre que você convida uma pessoa para sua casa é para que ela se sinta bem. O objetivo de fazer uma refeição mais especial é de homenagear seus convidados, se você acredita que é alguém que pode se sentir menosprezado ou intimidado com a formalidade, não faça. A idéia é que seu convidado saia se sentindo um rei, e não constrangido porque não sabe que garfo usar primeiro. Por outro lado, você foi convidado e não sabe bem por onde começar, se for amigo mais íntimo, pergunte com bom humor, brinque; se é uma pessoa mais tímida, faz cara de paisagem e observe o que os anfitriões fazem, pronto! Às vezes a gente esquece, ninguém nasce sabendo.

 

Mas os anfitriões precisam saber.

 

Em um jantar formal, até a ordem dos convidados na mesa obedece a um protocolo que considera a idade, sexo, nível de instrução e importância das pessoas. Mas vamos simplificar nossa vida? Essa parte a gente deixa de lado um pouquinho e vamos considerar que todos nossos convidados tem igual importância, o que francamente, para mim é verdade. Muito bem, de uma maneira ou de outra, é sempre a anfitriã quem senta primeiro à mesa e quem define a hora de levantar.

 

Portanto, anfitriã, sente-se e encaminhe os convidados aos seus locais. As pessoas gostam que alguém defina onde elas devam se acomodar, elas não querem tomar essa decisão.

 

Agora, por exemplo, muitas vezes sou eu quem servirá o jantar e preciso me locomover. Nesse caso, deixo claro qual é o meu lugar, normalmente pela facilidade de locomoção até a cozinha, e Luiz se encarrega de acomodar os convidados. Isso é outra coisa importante, quando se trata de um casal de anfitriões é bem mais fácil, porque a gente divide responsabilidades.

 

Então tá, mas esse é o durante. Antes, você precisou arrumar a mesa, certo? Muitas vezes a gente está careca de saber o que vai onde, mas na hora “h” dá um branco e sempre aparece aquele detalhe que te deixa na dúvida, do tipo, tem um lado para virar a faca? Pois vamos lá!

 

Talheres:

 

A ordem dos talheres segue a mesma ordem em que os pratos são servidos, de fora para dentro. Por exemplo, para a entrada você utilizará os talheres mais afastados do prato; e para o prato principal, os mais próximos. Do lado direito estarão as facas e colheres; do lado esquerdo, os garfos; e acima do prato os talheres de sobremesa, na posição em que são usados, a colher e a faca de sobremesa você usa com a mão direita e o garfo com a esquerda, a colher é mais acima, o garfo no meio e a faca abaixo, mais próxima ao prato. As lâminas de todas as facas são voltadas para dentro do prato.

 

Copos:

 

Os copos são arrumados na diagonal à direita acima do prato, com a possibilidade de serem alinhados ou, se forem mais de três, agrupados.

 

Para os copos alinhados, a ordem seguida é por tamanho, de maior ao menor, o maior à esquerda e o menor à direita. A taça menor estará à altura do talher que estiver mais à direita. Essas serão as taças de água e vinhos. A primeira e maior de todas, à esquerda, é utilizada para água, a seguinte taça é para vinho branco, e a terceira para vinho tinto. De maneira geral, a de vinho branco é a mais alta, mas há uma exceção, quando se utiliza copos específicos para cada tipo de vinho, nesse caso é provável que a taça de vinho tinto seja maior. Ainda que, ultimamente, tenho observado que essa regra tem sido colocada um pouco de lado, deixando-se sempre a taça maior para o vinho tinto, favorecendo assim, a apreciação do seu bouquet.

 

No caso de agrupá-los, na realidade serão duas filas juntas. A primeira fila, mais próxima ao prato, é absolutamente igual ao explicado acima, do maior para o menor, da esquerda para direita. Na segunda fila, centralizada com a primeira, seguirão as taças de champagne e licor e também seguem a ordem de maior para menor, da esquerda para direita.

 

Guardanapos:

 

De pano, por favor! Depois de todo esse trabalho, não vamos estragar por um detalhe. Todo mundo tem máquina de lavar, né não? Fica muito mais elegante. É possível até deixar um guardanapo de papel também para as mocinhas que podem ter ido com um batom mais vermelho e se sintam constrangidas em usar seu guardanapo lindo de linho bordado no Ceará, se for muito amiga, tudo bem. Mas essa foi uma coisa que já aprendi, se você recebe gente em casa, não pode ter pena de nada que seja utilizado. Se está com medo que quebre ou suje, não use! Por outro lado, qual é a graça de ter qualquer coisa que não se possa disfrutar? Use guardanapos brancos e depois põe tudo de molho na água sanitária, vai ficar limpinho, pode acreditar.

 

Há maneiras diferentes de dobrá-los e aqui seguem alguns exemplos https://buracodafechadura.com/2008/07/03/dobrar-guardanapos/. Mas por hoje, o importante é que estejam limpos, dobrados e colocados sobre os pratos ou suplats. Também existe a possibilidade de estarem dentro de uma das taças.

 

Para utilizá-los, devem ser dobrados ao meio, colocados no colo, do joelho para cima, com a parte que abre para dentro, ou seja, abertura virada para sua barriga. Assim você pode limpar seus dedos sem manchar sua roupa.

 

Aproveito para dizer que, ao terminar a refeição, o guardanapo não deve ser dobrado outra vez, mas simplesmente deixado sobre a mesa.

 

Entretanto, há uma exceção, quando você está hospedado na casa de alguém que utiliza guardanapos de pano, quando terminar de comer você dobra o guardanapo bonitinho e o deixa na frente do seu lugar. É uma maneira de demonstrar boa vontade e dizer para anfitriã que você é de casa, quer poupar o trabalho dela e ela não precisa se preocupar em trocar os guardanapos de pano em todas as refeições.

 

 

 

Complementos:

 

Pode ser colocado um pequeno prato para o pão, à esquerda do prato da refeição. Sobre esse pratinho, se coloca uma faca de sobremesa, em diagonal. O prato pode estar um pouco acima da borda da mesa, para facilitar a ulilização dos garfos. Esse pão é partido com a mão, a faca é utilizada para untá-lo. Se não for servido manteiga ou algo mais para untar o pão, a faca é desnecessária.

 

Acredito que uma jarra de água é sempre importante, a sede se mata com água, não com vinho.

 

Sal e pimenta é um dilema. Para os franceses é quase uma ofensa, é o mesmo que dizer que a comida não está bem temperada. Pessoalmente, não sou tão radical e acho que o gosto das pessoas é variável, portanto, não me ofende nem um pouco se alguém quer colocar um pouco mais de sal ou pimenta em sua comida. Prefiro os recipientes que moem na hora, tanto o sal como a pimenta.

 

Paliteiro? Preciso responder? Tenha dó, né? Vai no espelho e se olha palitando os dentes que coisinha mais linda! Enfim, não mesmo. Mas sempre deixo um fio dental visível no lavabo.

 

Um arranjo de flores é bonito, mas perigoso. Primeiro porque o aroma das flores pode influenciar no paladar, portanto, é necessário eleger o tipo de flor com bastante cautela. Outro problema é seu tamanho, além de ocupar um espaço importante, não pode estar na altura dos olhos, ou seus convidados estarão praticamente se desviando de um poste no meio da mesa para conversar.

 

Velas são muito charmosas, mas também não podem ser aromáticas e devem ser posicionadas de maneira que não atrapalhe a visão, não queime as mãos dos convidados, nem esquente os vinhos.

 

Hoje em dia, é difícil as pessoas terem espaço para uma mesa auxiliar, mas se for o caso, pode ser usada uma mesa de apoio ou aparador, onde fiquem os talheres e pratos de reposição, os talheres de servir, as garrafas de vinho, gelo, pão etc.

 

Toalha de mesa, usar ou não:

 

Sim, há regras, mas acho o seguinte: é bonito mostra, é feio esconde, pronto!

 

Teoricamente, mesas de vidro, por exemplo, não se forram. Na minha opinião, acho que depende, se você tem uma toalha linda, por que não? Por outro lado, acho mesas sem toalha mais charmosas, mesmo as de madeira, claro, se forem bonitas.

 

Uma coisa é importante, se não usar toalha de mesa, por favor, use suplat ou jogo americano, prefiro o suplat, fará uma composição melhor em função das taças.

 

Se utilizar uma toalha, deve estar limpíssima, imaculada, e bem passada. Como tamanho ideal, o fim da toalha deve coincidir com o assento da cadeira.

 

Nada impede em usar sua criatividade e cruzar passadeiras ou tecidos interessantes pela mesa. Só cuidado para não exagerar, uma mesa bonita aguça as sensações, mas o show pertence à comida.

 

O que os convidados devem levar?

 

Primeiro, estamos falando de um jantar mais elegante ou especial, certo? Porque quando já temos intimidade ou frequentamos a casa dos amigos, as regras vão se tornando cada vez mais flexíveis. Uma coisa é chamar um amigo para bater um papo em casa, naturalmente o convidado pergunta, levo alguma coisa? O anfitrião define, e o normal é trazer uma bebida ou aperitivo. Vamos combinar, ninguém pode ficar oferecendo tudo o tempo inteiro, é caro!

 

Mas no caso desse jantar mais especial, ou de ser a primeira vez que você vai à casa desse amigo, o que levar? Flores ou um presente para casa. Vinho ou outra bebida poderia considerar que você acredita que seu amigo não tem condições de te oferecer uma boa bebida. É ridículo, eu sei, mas é a regra, você quebra o protocolo se quiser e se souber que seu amigo não vai pensar essa bobagem.

 

Flores, que cor? Outra vez, é um pouco de frescura, mas regra é regra, novamente, você cumpre se quiser. Essa regra se aplica principalmente às rosas, o branco é sempre correto, amarelo é infidelidade, rosa é promessa de amor, vermelho é amor ardente. Não se oferecem rosas vermelhas a uma mulher jovem, nem amarelas a uma casada. É um arranjo colorido, e no meio tinha uma florzinha amarela de nada, ai cassilda, e agora? Relaxa, a dona da casa vai gostar. Mas não faça questão que ela arrume o arranjo naquele minuto, ela estará ocupada.

 

Bombons ou guloseimas podem ser simpáticos, mas você precisa ter certeza, por exemplo, que a dona da casa não está de dieta ou se não há ninguém diabético.

 

Vou repetir, são seus amigos? Vocês já se conhecem bem? Já foi um monte de vezes na casa deles? Pode levar vinho, bombons, o que quiser, ou nada. O que acabei de explicar é para a primeira vez, em uma ocasião especial ou mais formal.

 

A hora de levantar:

 

É sempre a anfitriã quem define o momento apropriado e se levanta primeiro. Os convidados acompanham.

 

Não há nenhum problema em passar todo o jantar e sobremesa na mesa, muitas vezes é o local mais confortável.

 

Entretanto, caso seja uma refeição mais longa, com vários pratos e tal, chega uma hora em que as pessoas se cansam de estarem sentadas no mesmo lugar. Às vezes alguém quer usar o toilet, outro quer dar uma fumadinha, enfim, os anfitriões precisam estar atentos a isso. Acho que após finalizar o prato principal, é possível ser flexível e continuar a conversa, o café, licores, os queijos e a sobremesa, no sofá. O momento exato, irá definir a anfitriã ao considerar a reação dos convidados.

 

Falando em fumar, vou dar minha opinião: na mesa NUNCA! Acho um desrespeito com a comida e com as pessoas. Se você não pode esperar o tempo de uma refeição para isso, definitivamente, você tem problemas! A única exceção é se absolutamente todos da mesa forem fumantes e não houver crianças por perto. Caso contrário, por favor, sem aquela perguntinha cretina do “vocês se incomodam?”. Sim, incomoda e fede, e de longe – que nunca é tão longe assim – fede também! Por outro lado, cortesia se responde com cortesia, seu amigo fumante se segurou o jantar inteiro, né? Na hora do café, ofereça a varanda ou uma possibilidade de saída rápida e dê uma folguinha.

 

Como agradecer:

 

O agradecimento é feito aos anfitriões no momento da despedida, isso é o suficiente. Mas esse agradecimento pode ser estendido ao dia seguinte, por telefone para amigos íntimos, e por correio quando se tratar de relações sociais. Um detalhe um pouco óbvio, se telefonar, não ligue cedo, só após às 14:00hs, os donos da casa foram dormir tarde, lembra? No caso do convidado que chegou de mãos vazias, pode enviar flores acompanhadas de um cartão.

 

Hoje em dia, com a prática da internet, é mais simples enviar um e-mail agradecendo, não vejo nada demais. É simpático e a pessoa lê na hora que puder.

 

Papel do convidado:

 

Quando você aceita um convite, em tese, está também aceitando que retribuirá esse mesmo convite. Por exemplo, se você aceitou comparecer a um jantar, deve em outra ocasião convidar seus amigos para sua casa ou a um restaurante. Não é necessário que você retribua no mesmo ou melhor padrão, se for possível ótimo, mas cada um deve respeitar suas próprias condições.

 

Uma curiosidade, homens solteiros convidados por um casal deveriam retribuir o convite apenas ao marido. Pois não ficaria bem uma mulher casada aceitar o convite de um homem solteiro, a não ser que a idade dos dois não deixasse a menor sombra de dúvida sobre essa relação. É mole?

 

Muito bem, lá vou eu mais uma vez, isso é o que diz a etiqueta, ainda que não dê a menor bola para ela. Chamo em casa as pessoas que tenho vontade de encontrar. Se me retribuem o convite, vou de bom grado, mas nunca esperei por isso. Meu prazer é ter amigos em casa e é a razão pela qual convido. E vamos combinar, na nossa sociedade, essa regra de só convidar o marido seria estranhíssima e, provavelmente, a esposa não convidada ficaria bem aborrecida.

 

Finalizando:

 

Toda essa arrumação pode variar de acordo com o menu oferecido, número de pratos, tipos de vinhos etc. Essas são as ferramentas e você usa como precisar ou quiser.

 

É importante lembrar que boa parte desses procedimentos foram gerados em outra geração, cultura, status social etc. Utilizar o mesmo protocolo da corte francesa no século XVII em um jantar com amigos, pode parecer um pouco pernóstico. Entretanto, muitas regras se mantiveram ao longo dos anos por se provarem úteis e tornarem o processo mais definido. No mínimo, há um ritual interessante e gostoso. Outras regras são preconceituosas mesmo. Enfim, é fundamental ter bom senso.

 

Agora que você conhece ou lembrou de todas essas etapas, se é que posso dar algum conselho é que confie um pouco em sua intuição e criatividade. Alguns exemplos, não tem todos os pratos ou copos do mesmo jogo? Use de jogos diferentes, aproveite e coloque guardanapos também de várias cores, faça de maneira divertida. Quer flores na mesa, mas não tem um vaso adequado? Coloque só botões em copos individuais, espalhe as pétalas pela mesa. Atrevo-me a dizer que quase tudo que você faz com carinho e pensando em seus convidados, pode sim. Tome decisões e, se precisar, erre com classe e bom humor. É claro que seus convidados vão gostar e isso é o mais importante.

PS: Se você gostou desse post, também pode gostar desses:

Como dobrar guardanapos

Receber amigos em casa, primeiro movimento

271 comentários em “Arrumar a mesa para um jantar especial”

  1. Olá Bianca! É com mta alegria q encontro seu site! Estou morando em Madrid a quase 2 anos, mas ainda me sinto um peixinho fora d’água para algumas coisas… Vejo que seu site pode me ajudar em alguns aspectos. Quero lhe fazer algumas perguntinhas… Se puder me ajudar, te agradeço imenso!!!
    1ª) No próximo fim de semana iremos receber em nossa casa alguns amigos do meu marido, pensei em fazer alguns aperitivos e um jantarzinho simples (não sou grande cozinheira…). Fazer um strogonoff seria mal? O que sugere de sobremesa?
    2ª) Sabe me dizer se encontro requeijão ou algo similar em Madrid?
    Ai, ai, ai… Estou cheia de dúvidas… Mas vou aos poucos para não te assustar… hehehe
    E antes q eu me esqueça: Parabéns pelo site!!
    :o)

  2. Oi, Camila! Seja bem vinda! Não sei se consigo te ajudar, mas vou tentar.

    Quanto ao seu jantar, acho o seguinte, como você disse que não tem tanta experiência na cozinha, acredito que é sempre melhor fazer um prato que você se sinta segura. Daqueles que você já testou antes e costumam dar certo.

    Não vejo nenhum problema em fazer um strogonoff, inclusive é um prato que gosto muito. No Brasil, ficou meio batido, mas os brasileiros que moram aqui costumam adorar porque acho que lembra um pouco de casa. Às vezes, para dar um toque diferente, ao invés de usar só o champignon, uso outros cogumelos, como por exemplo o funghi secchi. Aqui em Madrid você encontra alguns cogumelos, ou setas como eles chamam, bem interessantes.

    Só te dou uma dica, caso seus convidados sejam espanhóis, é melhor você fazer um prato espanhol mesmo, porque eles são super tradicionais com a comida e tudo que sai um pouquinho da regra, parece estranho para eles. Ou então, você pode improvisar no seu próprio strogonoff e ao invés de colocar o ketchup, substitui por um pouco de queijo cabrales (não muito, porque é bem forte), é um ingrediente bem espanhol. Fica ótimo acompanhado de umas “patatas panaderas”, que também não são difíceis de fazer. Eles costumam preferir as batatas do que o arroz como acompanhamento.

    De sobremesa, considerando que você disse ser um jantar simples e, pelo que entendi, bem informal, acho que você deve também simplificar sua vida e servir um bom sorvete que você já compra pronto. Na hora do cafezinho, esse sim essencial, serve também uns chocolatinhos. E não esquece do “chupito”, bom você ter algum “orujo”.

    Agora, se você estiver com paciência e quiser se exibir um pouquinho 🙂 faz um “sorbet de limón y cava”. Tem receitas pela internet, não é complicado e é super digestivo.

    Requeijão, igual não tem, mas dependendo do prato que você for fazer, tem uns queijos cremosos da marca Président que quebram bem o galho. O que acredito ser mais parecido ao nosso requeijão é o sabor camembert.

    Besitos e sorte no jantar!

  3. Olá !!

    Amei o site, estava procurando uma coisa ai encotrei várias.
    Preciso saber como os espanhois arrumam a mesa, serevem seus prato? Tem alguma regra?
    Se puderem me ajudar
    Agradeço

  4. Oi, Carla!

    Estou viajando e com pouco tempo para responder, depois posso te passar mais detalhes. Mas resumindo, as regras de etiqueta na mesa em um jantar formal para Espanha são as mesmas, é internacional.

    Não sei exatamente que tipo de jantar você estaria oferecendo, entretanto, te digo que na média, os espanhóis são bem informais e gostam de informalidade. Melhor oferecer algo mais simples. Quanto à comida, geralmente não gostam de muita novidade, só apreciam comida espanhola. Serviria com um bom vinho, também espanhol e não esqueça de ter algum orujo para servir no final. No comentário acima tem algumas dicas sobre isso.

    Bom jantar e volte sempre!

    Besitos

  5. Olá!!!

    É muito bom esse site mais uma melhoradinha sempre vai bem né!!

    Só falta por as fotos dos tipos de talheres mostrar quais os talheres apropriados para cada tipo de prato…

  6. Oi, Julianne!

    Já coloco! Há um post só com os guardanapos. Em breve, faço também sobre os talheres e taças, pode deixar!

    Besitos

  7. Olá Bianca.
    Estou necessitando de 10 modelos de almoço e jantar simples e colorido.
    Será que você não poderia me ajudar??
    Não sei mas onde procurar! rs*
    Obrigada

  8. Olá, me disseram que jamais posso usar o suplat sem uma toalha ou jogo americano. Aqui você diz que sim… E aí? Me ajude, não quero fazer feio!
    Valeu!!!!

  9. Oi, Andréa!

    É assim, oficialmente, você deveria usar o suplat sobre a toalha ou jogo americano.

    Entretanto, não me importo em eventualmente quebrar o protocolo (caso seja uma mesa bonita). Melhor dizendo, às vezes vale uma ousadia em usar sua criatividade. Feio você não vai fazer, fica charmoso.

    Agora, se o jantar for mesmo formal, melhor usar a toalha, nem usaria o jogo americano.

    Besitos

  10. Farei um jantar de aniversario pro meu marido, e queria deixar uma mesa pronta, seria coisa mais informal, mas ao mesmo tempo queria deixar algo montado, bem bonito.
    Só q minha mesa tem 8 lugares, e eu nao tenho 8 taças iguais e nem servirei vinho. Posso arrumar a mesa e deixar sem taças?
    Pq essa mesa ficará do lado de dentro da casa junto ao aparador q será servido o jantar e as outras mesas ficarão do lado de fora com o aparador dos salgados, e tal, e ai pensei q na hora q fosse servido o jantar cada um se servisse e pegasse talheres e tal. O intuito de usar a mesa de dentro, seria pelo numero de cadeiras q ajudaria, e pq tá lá e é grande pra colocar o jantar lá ou mesa de doces, etc…
    Deixá-la sem usar, seria um pecado… rs

  11. Oi, Janaína!

    Pelo que entendi, você não servirá o jantar na mesa, fará à americana, e tem mais do que 8 convidados. Simplesmente está deixando a mesa disponível para quem quiser sentar, certo?

    Se você deixar só essa mesa arrumada para jantar e não couber todos os convidados, vai ficar uma coisa esquisita. Vai parecer que quem sentar ali tem algum tipo de privilégio. Na minha opinião, acho que isso divide um pouco o grupo.

    Acho uma boa idéia você usar essa sua mesa para o bolo de aniversário, doces, licores e café. Fica bonito também.

    Mas enfim, se de qualquer maneira você quiser deixar essa mesa disponível para o jantar. Melhor forrá-la, utilizar só um arranjo de flores baixo no centro da mesa e deixar os lugares disponíveis para quem quiser sentar. Mas nesse caso, não arrumaria a mesa de jantar ali. Quem sentar nessa mesa se servirá igual aos outros convidados, ou seja, pegando seus talheres e taças no aparador.

    Outra coisa, se é um jantar à americana, isso é, onde alguns convidados terão seus pratos no colo e não em uma mesa, atenção aos pratos que irá servir. Se imagine tomando uma sopa muito líquida ou cortando um filet alto no colo, não funciona, concorda? 🙂

    Agora, se o que te preocupa é o fato de não ter taças iguais, isso é bobagem. Você pode fazer de uma maneira divertida e usar mais de um tipo de louça ou de copos, até cores de guardanapos você pode variar. É bem humorado quando você faz de propósito e com bom gosto.

    Bom jantar!

  12. Olás!
    Mto obrigada…
    É q na verdade queria dar um ar de “arrumado”… rsrs
    Essa mesa ficará na sala sem ninguém lá, e do lado de fora, as pessoas estarão como no coquetel, entende?
    Só dentro teria esses lugares arrumados, mas do lado de fora todos terão lugares para se sentar, e de qq forma, o prato será um fillet ao molho madeira, mas farei em cubos para não haver problemas…
    Queria deixar todas as mesas arrumadas, mas não tenho o numero de pratos suficiente que faça conjunto com os sousplat. Eles são daqueles quadrados, e nem pra alugar aqui em BH tenho conseguido…
    Queria tanto q qdo as pessoas chegassem, vissem uma mesa posta bem linda… rsrs
    Mto obrigada!

  13. …heheheh… Janaína, você quer se exibir com essa mesa linda, né? Entendi! 🙂

    Olha, é difícil dar maiores palpites sem conhecer a distribuição da casa, número de convidados, o quanto vocês se conhecem, nível de formalidade etc. Mas você tem essas informações e tenho certeza que decidirá o melhor. Correndo o risco de parecer piegas, acho que o principal é o carinho dos anfitriões e o conforto dos convidados, o resto contribui para isso.

    Realmente, pelas informações que você passou, o ideal me parece deixá-la para uma mesa de sobremesas. Você pode caprichar na decoração e fica lindo! Você falou que é de BH, por aí você encontra doces ótimos, pode fazer, por exemplo, uma mesa temática com compotas, queijos. Decorar com flores, velas, tecidos, enfim, há mil opções.

    Não tem problema que todas as mesas do lado de fora não estejam postas. Até porque, pelo que entendi, elas servirão de base para o coquetel que você servirá antes. Mas nesse caso, acho melhor deixá-las todas forradas. Um arranjo pequeno no centro ajudará a manter a toalha na mesa e fica charmoso.

    Também não haveria problema em usar jogos de pratos e suplats diferentes, mas usar para uns e outros não, melhor não usar. Agora deixa te contar uma coisinha, estive passeando esse fim de semana por La Rioja (você pode ler nesse mesmo blog, na categoria crônicas), e em restaurantes razoavelmente elegantes, sabe o que estavam usando como suplat? Umas pedras quadradas finas de granito negro, parecida mesmo ao que usamos no piso. E o pior é que ficou lindo! Como você vê, às vezes com um pouco de criatividade e ousadia, você soluciona esses problemas práticos.

    Besitos

  14. Ei!!!
    Quero me exibir mesmo!!! rsrsrs
    Essas pessoas convidadas são todos pais, irmãos, tios e amigos próximos!
    Por isso q te disse de qq forma, não pareceria privilégio! rsrsr
    As mesas do lado de fora estarão forradas sim, e com um arranjinho tipo aquário com rosas brancas.
    A mesa de doces, eu já até aluguei, rs e não tive como “desalugar”, será um aparador, com o bolo, trufas, mousses, bem vividos, brigadeiro de copinho e cereja, com um castiçal tipo árvore, com 14 velinhas… por isso q a mesa ficará “sobrando” !!! kkkkkkk
    Na verdade sousplat preto eu só tenho 6, mas tb não cabem meus pratos quadrados dentro dele, ai eu usarei os pratos grandes por baixo como sousplat e o pequeno por cima, fica feio? rsrsrs
    E tdo será de louça, preto e branco…
    beijinhos

  15. Ah, então é tranquilo! Todas as pessoas são próximas e o ambiente é informal. Pois, nesse caso, ponha sua mesa como quiser, nenhum problema de não colocar as taças, bota para quebrar e capricha mesmo… heheheh… Provavelmente, a ala da velha guarda da família vá ocupar a tal mesa 🙂 Pode usar os pratos grandes como suplat, não fica nada feio e acho lindo louça preta e branca. Com as rosas brancas vai ficar show!

    E essa mesa de doces me deu uma vontade… rs

    Besitos

  16. eeeeeeeeeeeeeeeeee…
    te convenci a falar o q queria ouvir, quero dizer, ler… rsrsrs!!!
    como eu resolvi “mudar”, vou tirar as cabeçeiras dessa mesa e ela será pra 6 lugares, usarei minhas taças lindaaaaaaaaaas… srsrs
    mesmo q eu não sirva vinho, como q faço pra organizá-las?

    Mto obrigada!!!
    Bjs

  17. Janaína, tem explicação nesse mesmo texto de como utilizar as taças, está em “copos”. E bem no final do texto, caso você queira enfeitar mais ainda, tem um link para uma matéria só sobre como dobrar guardanapos, com fotos.

    Agora, depois disso tudo, você vai ter que voltar e contar como foi esse jantar!

    Besitos

  18. Bianca,

    Eu já havia lido sobre a arrumação dos “copos”, mas ainda tenho duvida, se ponho mesmo as taças de vinho, mesmo se eles não forem servidos…
    A de água eu colocarei, e se por a de vinho, e alguém quiser beber um refri, por exemplo??? rrsrsrs
    Qto ao guardanapo, vc nem vai acreditar…. eu já dobrava de uma maneira q achava bonita e qdo vi aqui, tá certinho!!! ebaaaaaaaaa

    Bjinhos

  19. Ola tu bem?
    Então Bianca me da uma ajudinha aki pra minha mãe
    hehehe
    ela tem uma boa quantidade de tecido de setim amarelo ouro
    e ta querendo saber se ela pode mandar fazer guardanapos e suplat de setim?
    se axa q vai ficar feio?
    suplat e guardanapos de setim amarelo ouro?
    os pratos dela são de porcelana branca sera que da certo?
    a e tbm ela quer saber oq vai a mesa em um jantar formal
    tipo: travessa de arroz,salada,acompanhamento ou é trazido direto da cozinha?
    Obrigado Bjo

  20. Oi, Lucas!

    Olha, tudo vai depender do conjunto e como ela complemente a arrumação da mesa. Porcelana branca dá certo com tudo. Não vejo nada errado em usar o amarelo ouro, por exemplo, nessas festas de fim de ano pode ficar bonito. Só não sei se esse tecido é fácil de lavar, no caso dos guardanapos. Pode ser que manche com vinho ou baton. Acho que o que você quer saber é se fica cafona ou berrante, não é isso? Não fica, porque boa parte do tecido ficará coberta pelo prato e os guardanapos no colo. Pode até fazer um contraste interessante ou divertido.

    Durante o jantar, se for formal mesmo, prefiro já trazer os pratos montados e decorados, como em um restaurante. Mas se for servir a comida na mesa, sim tem que vir em travessas, a gente não deve servir direto da panela que fica feio. Segue a ordem do jantar, primeiro as saladas ou entradas. Quando terminar, se retira esses pratos e travessas. Depois o prato principal e acompanhamentos, da mesma maneira… depois as sobremesas… mas não se coloca tudo de uma vez e cada etapa tem sua louça e talheres.

    Eram essas as dúvidas da sua mãe?

    Besitos

  21. eram sim!
    tipo mas os guardanapos são pra usar tbm em outros tipo de jantar !
    vc falou q nessas festas de fim de ano fica legal!
    mas e depois q passar as festas pode uasar tb?
    tipo num jantar de aniversario?
    fica legal?
    muito obrigado!
    e parabéns pelo site é muito util!

    obrigado mas uma vez!
    Bjo

  22. Pode usar quando ela quiser, não tem problema. A única coisa é que esse tecido não é o mais indicado para os guardanapos, simplesmente porque é fácil de manchar e escorrega um pouco no colo. Quero dizer que não é errado, só que não é tão prático, não sei se ela pensou nesses detalhes.

    Ela também pode fazer umas passadeiras como estas, que substituem o jogo americano. Dá uma olhada nessa foto.

    Besitos

  23. assim entendemos agora!
    e ela adorou essa idea de passadeiras!
    disse que vai mandar fazer delas tbm!
    muito obrigado por tudo!

    muito sucesso pra você!
    Bjo

  24. Olá Bianca,
    Antes de mais nada, parabéns pelo site. Achei dicas preciosíssimas!
    Estou com uma dúvida. Vou servir um jantar para minha família no natal e queria saber: posso colocar copo ao invés de taça na mesa?
    Porque é nosso costume brindar apenas com champagne à meia noite. Eu pensei em deixar as taças e o champagne na mesa auxiliar. Fica muito deselegante?
    Beijo!

  25. Oi, Mari!

    Obrigada e seja bem vinda!

    Bom, não vejo nenhum problema, por mais especial que seja o jantar de Natal, é algo que você fará com sua família e, portanto, sem grande formalidade. A função das taças na mesa é para serem usadas, não como enfeite. Se, por exemplo, vocês não tomarão vinho, não faz sentido aquela fila de taças inúteis. Pode usar seus copos tranquila. As taças de champagne, pelo que entendi, serão usadas depois do jantar, só para o brinde da meia-noite, ou seja, talvez vocês nem estejam mais sentados à mesa. Portanto, não acho deselegante deixá-los a parte.

    Feliz Natal para vocês!

    Besitos

  26. Muito obrigada!
    Não será nada muito formal mesmo. Além do que, eu mesma farei todos os complementos. Farei os suplats, o enfeite dos guardanapos e os arranjos. Ou seja, será uma mesa bem artesanal…rs!
    Um beijão e um feliz natal para vocês também!

  27. oi bianca!

    vou dar um jantar na minha casa para seis pessoas,todos médicos,vou servir frutos do mar,pois moramos na praia e o pessoal é de fora e quer saborear nossa culinaria.gostaria de saber se posso servir vinho tinto em taça de vinho branco,qual sobremesa servir,e alguns convidados gostam de cerveja em q horas posso oferecer esta bebida,ou em qual copo ponho se me pedirem na hora do jantar,pois só conheço taça p agua,vinho,licor e champanhe.tbém estava pensando em contratar um garçom para servir o jantar mais não sei se fica legal porq é um jantar p poucos convidados.espero ansiosa sua resposta.tchau

  28. Oi, Gabriela!

    Vamos por partes, você já começou bem, morando na praia, frutos do mar! Perfeito!

    Se você pode servir vinho tinto em taça de vinho branco… veja bem, existe o mundo ideal e o mundo real. No mundo ideal: não. Taça de vinho branco é para vinho branco, taça de vinho tinto é para vinho tinto, e sim faz diferença. Entretanto, na sua casa, se você servir vinho tinto em taça de vinho branco, alguém vai perceber ou se incomodar? Dificilmente.

    Alguns convidados gostam de cerveja, posso servir? Claro! Ainda mais na praia! A informalidade está a seu favor. Pode servir no mesmo copo que serviria água.

    Agora vou te dar alguns palpites, com frutos do mar, de maneira geral o vinho branco combina muito melhor. Entretanto, dependendo de como seja feito o prato e alguns mariscos, por exemplo, podem combinar com alguns vinhos tintos também. E se seus convidados te dizem que preferem beber vinho tinto, você vai negar? Não, né? Então, o ideal seria servir champagne, porque sempre combinará com tudo, independente da maneira que você servir seus frutos do mar. E ainda por cima é fresquinho e elegante! Se eu fosse você, nem me preocupava com as taças e vinhos, e só serviria champagne ou espumante.

    Você disse que eles são de fora, não sei de onde, mas divido uma experiência pessoal, a moqueca faz sucesso internacional 🙂

    Garçon, não tem problema nenhum, mesmo com poucos convidados. Se te facilitar a vida e você tiver condições, aproveite. Mas combine tudo direitinho com ele antes, ele precisa das suas instruções do que servir, em que velocidade, quando deve estar presente e por aí vai. Mesmo antes do jantar, ele pode começar a servir as pessoas. Nesse caso, para o coquetel, sugiro kir Royal, cerveja, sucos naturais e água. E estrangeiros, adoram uma caipirinha!

    Sobremesa, é difícil dizer pelas informações, mas apostaria em frutas frescas ou doces a base de frutas. Arriscaria alguma coisa com côco. Dê mais de uma alternativa, compota de frutas, pudim, quindim, sorvete.

    Vai dar certo e eles vão adorar. Boa sorte!

  29. olá bianca

    fiqui feliz por vc ter me respondido.mas esqueci de te perguntar outra coisa,que tipo de salada devo servi com os frutos do mar?e vc falou q a cerveja eu poderia servir no copo q serviria a agua esse copo seria a taça de cristal para agua?e na hora de servir devo por a toda comida na mesa ou devo deixar em outro lugar?eu q devo servir meus convidados ou digo p eles se servirem?abraços!

  30. Oi, Gabriela!

    Em relação às saladas, não há uma única resposta certa, te dou uma opinião pessoal, se estivesse no seu lugar, serviria com certeza salada de folhas bem frescas, preferencialmente de cores diferentes, porque visualmente é convidativa e neutra. Sugiro um vinagrete de camarão e manga com balsâmico (cebola, tomate e manga picados em cubos bem pequenininhos – gosto também com pimentão, mas muita gente tem problemas com esse ingrediente; camarão pequeno cozido sem casca; azeite; suco de limão ou vinagre balsâmico). Caso sirva o vinagrete, deixe pão disponível. Uma maionese de lagosta também pode ser interessante. Antes de se sentarem à mesa, você pode servir barquetes de casquinha de siri e canapês variados – não precisam ser de frutos do mar, até melhor variar um pouco- enquanto os convidados todos chegam.

    Quanto ao copo de cerveja, vou ser sincera, fiquei na dúvida, porque nunca tomo cerveja. Havia me referido ao copo comprido de água (de cristal), mas não acho que seria mal na taça de água também não, talvez a mesa fique melhor composta.

    Na hora de servir, onde por a comida? Olha, são apenas 6 pessoas e pelo que entendi, todos colegas de profissão, ou seja, não precisa ser algo tão formal. Então vamos pensar no que é prático, sem perder o charme, certo? Se você tiver um aparador bem próximo à mesa, acho que será melhor, vocês ganham mais espaço na mesa para alguma decoração, os copos etc (digo isso porque não sei o tamanho da sua mesa, pode ser enorme, estou considerando um tamanho padrão). Mas enfim, caso opte por servir na mesa, é mais conveniente que você ou o garçon, que talvez contrate, sirva as pessoas, pelo menos o primeiro prato e depois os deixe à vontade para eles se servirem se quiserem repetir. Mas caso a comida esteja em um aparador, é mais fácil que cada um se sirva sozinho (não se esqueça de deixar um apoiador para os talheres que estão servindo, para não correr o risco de uma concha se afogando no meio da travessa). Independente do que optar, seja flexível e deixe as coisas acontecerem naturalmente, vocês estão entre amigos. Ofereça sempre ajuda e esteja atenta, mas se eles preferirem se servir sozinhos, relaxe e aproveite o jantar junto com eles.

    Quanto mais à vontade você estiver, eles te seguirão.

  31. Oi minha querida,
    Nossa esta 10 o seu blog, quantas pessoas voce ajuda.
    Sou sua FANZISSIMA.
    Outro pedido, voce pode colocar também as fotos do posicionamento dos copos e talheres.

    Beijão

  32. Oi, Débora! Obrigada! Pois é, de vez em quando alguém me pede fotos dos copos e talheres, estou devendo. Parece que é fácil e rápido, mas não é, toma tempo porque tenho que arrumar a mesa toda, fotografar etc. Mas a hora que montar uma mesa caprichada, postarei as fotos.

    Besitos

  33. Olá!
    Amei suas dicas. Na verdade, sua aula. Não sabia de várias das coisas que ensinou.

    De vez enquando faço um jantarzinho só pra mim e meu marido… Gostaria de surpreendê-lo com algo especial. Arrumação da mesa, enfeite e até o prato servido.

    Tem alguma sugestão?

    Beijo

  34. Oi, Valéria!

    Seja bem vinda! Olha, depende muito, não sei do que vocês gostam e o quanto seu marido é detalhista. Mas arrisco uns palpites, sou casada há quase 15 anos, quando preparo algum jantar especial assim a dois, meu marido nota que o conjunto está bonito e gosta, mas dificilmente consegue se fixar em arranjos, enfeites, essas coisas. Normalmente, nós damos mais importância do que eles, enquanto achamos aquelas velas super românticas, eles estão pensando que não conseguem ver direito o prato, sabe como é? 😛 Enfim, ele vai gostar se você caprichar na arrumação da mesa, mas não fique frustrada se ele não notar os detalhes. Sugiro que você faça uma decoração em tons de vermelho, nada muito sutil, pode espalhar umas pétalas de rosas, também vermelhas. Daria mais foco na escolha do que servir, e já que é seu marido, por que não fazer um cardápio afrodisíaco? Por exemplo, de entrada, ostras ou um creme de cenoura com gengibre e um toque de mel; seguido de um namorado com molho de shitaki; e morangos de sobremesa; tudo acompanhado de champagne.

    Besitos

  35. Uau!!!
    Acho que seria genial… Mas sou iniciante na cozinha e não daria conta de um cardápio tão sofisticado.
    Meu marido é bem detalhista e observa todos os detalhes do que faço. As pétalas seriam espalhadas sobre a mesa? Ficaria bom se fosse sobre a mesa de vidro e usando jogo americano? Tirando as ostras (que eu não comeria…) será que acho as receitas na net? Será que são complicadas? Tô dando muita bola fora?! rsrsrs

    Sábado, fiz penne ao molho de gorgonzola e cubinhos de peito de peri defumado. Ficou maravilhoso, mas descobri que este é um prato que deve ser servido Beeeem quente… ai, ai… eu e meus tropeços. Ele amou a surpresa porque faço sempre comidinhas muito simples. Sobre a mesa, que estava em tons de verde, coloquei vasinhos de cacto – trouxe da varanda pra mesa. Ficou bonitinho.

    Eu adorei seu site e especialmente a forma rápida com que nos dá atenção e resposta.

    Obrigada!

  36. Oi, Valéria!

    Olha, procurando pela internet, certamente você encontrará receitas, aqui tem algumas http://panelinha.ig.com.br/site_novo/menu_especial/index.php?id=57&busca=afrodisíacos , outras aqui http://www.gastronomias.com/afrodisiacas/ Aviso que não publico nada nesses websites, apenas sugestões.

    Enfim, procurando você acha e não precisa ser nada tão complicado, vale muito o ambiente que você criar. Só de dizer que as comidas são afrodisíacas, provavelmente, seu marido já vá entrar na brincadeira. Não está dando nenhuma bola fora não… hehehe… relaxa! Só procure um cardápio que seja leve, afinal de contas, imagina, depois de armar toda essa história, você não quer ficar com sono, né? 🙂

    Sim, pode espalhar as pétalas pela mesa e usar o jogo americano. Entretanto, se tiver algum tecido vermelho meio transparente que possa usar como uma passadeira, ou seja, unindo seu lugar ao dele, acho que ficaria melhor. Você também pode usar pequenos vasos (ou até taças/copos), só com parte de cima da flor. Se tiver uma vela baixinha, coloca atrás do vasinho, faz um efeito bonito o reflexo da luz da vela na água (vela sem aroma). Música também ajuda a compor o ambiente. E agora, já não falo mais nada, confie na sua intuição.

    Boa sorte!

    Besitos

  37. Oi bianca, sou grata por pessoas como vc na net…
    Sabe o que é, vou fazer um jantarzinho para um casal muito especial que está vindo pela primeira vez em nossa casa (apto). A única coisa que sei é que gostam de carne (churrasco). Estou pensando em contratar um assador e alguns pratos de uma excelente churrascarria e servir na churrasqueira do prédio, que é bem confortável. Depois convidá-los para a sobremesa e cafezinho no apto, o que acha? Me ajude por favor…

    Qual a outra opção? Perguntar sobre o que gostam de comer? Eu deveria cozinhar algo?
    MMuuuitto obrigada, espero sua resposta!

  38. Oi, Gi!

    Muita calma nesse momento! A idéia é vocês se divertirem e não você se descabelar 🙂 Vamos por etapas, convidá-los a um bom restaurante, nenhum problema. Mas pelo que entendi, você quer recebê-los em casa, certo? Se você deveria cozinhar algo, depende, você sabe cozinhar? Você gosta de cozinhar? Pessoalmente, cozinho como uma demonstração de carinho e meus amigos gostam, mas não acho que ninguém deva ter a obrigação de cozinhar. Quem quer faz, quem não quer fazer e pode, contrata. Pode perguntar tranquilamente o que eles gostam de comer. Mais do que isso, pergunte se há alguma restrição alimentar, por exemplo, algum ingrediente que tenham alergia. A idéia do churrasco não é má, mas você não acha que fica meio impessoal contratar toda essa estrutura para dois casais?

    Aqui dou mais palpites do que conselhos e vou te dar um, por que você não arrisca fazer um jantar em casa mesmo? Vocês ficarão mais à vontade. Se quiser cozinhar, opte por um prato que você está acostumada a fazer, que costuma dar certo. Caso queira comprar a comida pronta ou contratar alguém, também não é nenhum problema. Capriche na arrumação da mesa e tenha o cuidado de servir a comida no ponto e temperatura corretos (no caso de ser comprada já preparada). Ou se está insegura em oferecer um jantar, por que não um queijos e vinhos?

    Boa sorte! Besitos

  39. gostaria de saber como arrumo a mesa de aniversario do namorado os convidados sao familias,pretendo fazer o prato principal lasanhas como entrada fatias com pate e sobremesas mouses

  40. Oi, Danyella! Como arrumar a mesa mais formal está no texto. Mas pelo que você contou, namorado e famílias, imagino que seja algo mais despojado. Como é aniversário, na sobremesa, por que não uma torta ou bolo?

    Um abraço, Bianca

  41. obrigada pelo toquemais tambem vai ter o bolo com mouse e a cascata de chocolate, gostaria de saber como faço a decoraçao, como cores das bolas toalha de mesa, separo a mesa dos pratos da mesa do jantar, sao 25 pesoas entre amigos e familia

  42. Adorei sue site!!! Vamos do começo comprei para colocar na parede as letras parabens azul com brnco, os baloes (400)tam da mesma cor, a velinha do time preferido dele.Para a entra da pate com fatias, para o jantar sao tres tipos de macarrao e tres tipos de molhos (vermelho, branco e verde)e para sobremessa uma torta para cantar os parabens o mouse de maracuja, limao e tenho a cascata de chocolate que posso espetar uvas, o que acha? me da um toque de tudo, sim e devo colocar em outra mesa os talheres , capos e pratos ou na mesma mesa do jantar? devo colocar algum arranjo ou velas para decorar e o vinho posso colocar dentro do balde de inox na mesma mesa do jantar? me ajuda por favor! obrigada

  43. Oi, Danyella! Bom, acho que você já tem tudo planejado, pode ir tranquila que me parece bem informal, familiar e divertido. Acrescentaria uma salada verde à entrada. Quanto à cascata de chocolate, fica gostoso com uvas e com morangos também, mas como você já servirá a torta de aniversário e mais duas mousses, talvez seja coisa demais, não? Quanto aos talheres, copos e pratos, você disse que será um jantar para umas 25 pessoas, logo imagino que não caibam todos sentados à mesa e você servirá à americana, certo? Nesse caso, melhor colocar tudo em uma outra mesa sim, acho que vai facilitar para as pessoas se servirem. Talvez seja melhor um arranjo, que você pode substituir pelo bolo de aniversário na hora de cantar parabéns. O vinho só vai para o gelo se for branco ou espumante, pode deixá-lo na mesa do jantar. Boa sorte!

  44. Excelentes dicas,você me ajudou em muitas dicas,so não sei quando servir um champagne,antes ou depois do jantar?Obrigada e parabéns.

  45. Oi, Helenice! Obrigada, e champagne pode ser antes… durante… depois… a hora que você quiser 😛 Além da água, acho que champagne é a bebida mais coringa do mundo! Seja bem vinda!

    Besitos

  46. Preciso de fotos mostrando como arrumar a mesa com pratos, talheres, copos e guardanapo. Vou fazer um jantar chic e preciso aprender olhando fotos. Obrigada. Ana

  47. Oi, Ana!

    Sinto muito, sei que as fotos são importantes, mas aqui vou atualizando a medida que tenho tempo. E as fotos dão trabalho e ocupam tempo, essas dos guardanapos, por exemplo, me tomaram toda uma tarde. O próximo jantar que darei será no fim desse mês, vou tentar aproveitar e fotografar a mesa arrumada. De qualquer maneira, com certeza buscando um pouco pela internet você encontra imagens e o texto está bem detalhado. Dá uma olhadinha nos comentários também, tem muita coisa respondida que pode te dar dicas. Sorte no seu jantar!

  48. Olá, estou organizando um almoço para uma amiga que irá se casar apenas no civil. Queria montar uma mesa bem linda para os convidados, mas não tenho taças. Os almoço será só para os intimos mas eu quero fazer bonito na decoração, rsrsrs. Tem algum problema se colocar apenas copos na mesa? Você tem alguma sugestão de como montar e decorar essa mesa? Obrigada

  49. Oi, Marcilene! Olha, a mesa com taças fica mais bonita, mas se não for servir vinho, não tem problema. Por outro lado, considerando que foi um casamento, vocês não vão fazer nem um brindezinho? 🙂 Quanto a sugestões, dá uma garimpada nos comentários que tem bastante informação. Sei muito pouco sobre seu almoço e fica difícil dar palpite, procura usar o branco na decoração, alguma supertição pode ficar divertido e sugiro que você sirva bem-casados, são uma delícia. Bom almoço!

  50. Olá Bianca, nós não vamos fazer brinde com vinho pois não usamos nada alcoolico. Quanto ao almoço será um churrasco, seguido de um bolo como sobremesa. A cerimonia sera no mesmo local do almoço e as flores da decoração serão rosas cor-de-rosa. se puder me dar alguma sugestão, será muito bem vinda, rsrsrs. Obrigada

  51. Ola Bianca…
    Como vai?

    sempre tenho duvidas a respeito de taças de vinhos, e zapeando pela net, encontrei taças até para vinhos branco jovem e vinho branco…2 tipos de taças diferentes, a do vinho jovem é menor que a do vinho branco(somente)
    então gostaria de saber, quais taças são as originais para vinho tinto, branco,champagne e agua…hj tem taça para tudo, cerveja e etc….
    e como dispo-las em uma mesa, e se é elegante ou normal servir 2 tipos de vinho em um jantar ou almoço..pelo que vi na sua sugestão acima, as taças maiores sempre são dispostas antes partindo do lado esquerdo não????mas, não consigo saber se a taça maior é de agua,vinho tinto ou branco, essa é a minha duvida, pois existem taças que as hastes são mais curtas, nessas qual vinho é para ser servido?
    obrigada….
    não sei se me fiz entender????
    abraços

  52. olá Bianca….
    minha duvida é sobre taças de vinho….hj pesquisando na net, encontrei até modelos para vinhos branco jovem (que é menor) e para vinho branco.
    gostaria de saber realmente qual taça é para vinho tinto, branco, espumante, champgne, agua e cerveja…e como distribui-los em uma mesa arrumada.
    e se em um jantar onde será servido churrasco, posso servir vinho e que tipo, e tambem se pode-se servir cerveja tbem, assim fica pela preferencia de cada um….
    obrigada…abraços!

  53. Oi, Denize!

    Fica complicado te falar as taças sem imagens. Hoje em dia, há taças específicas até para o tipo de vinho, mas isso importaria mais se você estivesse fazendo uma degustação. Em um jantar com amigos, não é necessário ir tão longe. O básico, já está escrito no texto.

    Você pode servir vinho em um churrasco, melhor um vinho tinto. Pessoalmente, acho que o bordeaux combina muito bem. Mas se estiver muito calor, o espumante ou champagne pode funcionar. E sim, pode ter cerveja também. É importante lembrar que um churrasco, por melhor e mais elegante que seja, está longe de ser um evento formal.

    Você também perguntou se pode servir 2 tipos de vinho em uma refeição, e a resposta é sim, mas não para o mesmo prato. Por exemplo, você faz um jantar com entrada, prato principal, queijos e sobremesa. Para cada um dos pratos haverá um vinho mais indicado. Vamos supor que de entrada você fez um salpicão de mariscos, que combina divinamente com champagne; de prato principal uma carne, melhor com vinho tinto e assim por diante. O que não dá é para um único prato, por exemplo a carne, você servir ao mesmo tempo vinho branco e vinho tinto. Deu para entender? Porque certamente um dos vinhos não irá combinar.

    Boa sorte!

  54. Boa tarde

    vc podeia me ajudar a montar uma mesa simples,como devo arrumar os pratos.
    Qual a posição correta

  55. Oi, Edy! Não sei o que você está chamando de mesa simples. Dá uma olhada nessa foto e vê se te ajuda, é só pesquisar em imagens do google, por exemplo.

  56. Olá Bianca

    Gostaria de saber se existe hoje um padarão de corte para frutas nas refeições fetivas ou de gala, se possivel favor enviar fotos.
    Obrigado, Remilson

  57. Remilson, que eu saiba, não existe um padrão. Pessoalmente, acho interessante aproveitar a quantidade e qualidade da fruta brasileira e fazer uma decoração comestível. Fica bonito, é saboroso e saudável. Não trabalho com decoração de frutas, mas acredito que navegando pela internet você ache fotos.

  58. confecciono guardanapos e lugar americano simples e sofisticado.
    Gostei demais do seu blog, não esqueça das fotos que prometeu?
    beijos

  59. Pois é, essas fotos estão prometidas faz tempo… heheheh… mas de como dobrar guardanapos já coloquei algumas, tem um link no fim do texto. Besitos

  60. oi bianca amei seu sait não tenho email mas vou sempre ver as sua decas mim ajudou muito obrigado

  61. Boa tarde!!! Bianca que nome lindo??? O mesmo da minha sobrinha rsrss..
    Bianca to com uma duvida cruel, vou fazer um jantar na mnha igreja para 100 irmãs….Com tudo o recurso é pouco + tenho uma ideia gostaria que vc desse sua opinião…. Eu tenho aqueles potes de vidros tipo aquarios ficaria legal colacar a medade de agua e morangos dentro tipo frutuando..Vi uma fez em um casamento achei muito criativo depois as pessoas podiam comer com palitinhos..
    Oquê vc acha…..Me socorre por favor….
    Obrigada por enquanto…Urgente para sabado….
    Bjs

  62. Oi, Sandra!

    Olha, com poucos recursos, melhor fazer um coquetel que um jantar. Pode ficar gostoso, simples e não sair tão caro.

    A idéia dos morangos é boa, mas sugiro que eles já estejam espetados em palitinhos dentro desse recipiente ou você dispense a água. Caso contrário, há o risco das pessoas precisarem pescar os morangos. Já imaginou aqueles últimos moranguinhos ali boiando, você tentando espetar um e ele fugindo de você pela água? 🙂

    Nessa mesma linha, você pode fazer outros espetinhos de aperitivo. Sabe aqueles espetinhos mais compridos usados para churrasco? Esses são maiores e fica mais fácil de servir do que com os palitinhos. Você pode fazer, por exemplo, espetinhos variados de queijo com tomate cereja; azeitona com picles; kanikama com manga; ameixa com bacon… o que seu orçamento permitir.

    Uns sanduichinhos bem arrumados também tem seu lugar. Experimenta bater na centrífuga o salaminho picado com um pouco de manteiga e passa essa pasta no pão de forma sem casca. Cortar o sanduíche em pedaços menores, do tamanho de um canapé.

    Também tem as tortas salgadas, salpicão de frango, procure opções que você não precise esquentar na hora.

    Enfim, é um jantar da sua igreja, ou seja, é normal que você queira fazer o melhor possível, mas as pessoas estarão presentes pelo momento, não só pela comida. Então, procure fazer algo dentro dos recursos e caprichado que seguramente você vai agradar.

    Boa sorte!

  63. OLA, ACHEI SENSACIONAIS AS DICAS.USEI EM UM JANTAR QUE RECEBI UM BISPO(CATÓLICO ) EM MINHA CASA, ACHEI BEM LEGAL A MANEIRA COLOCADA DE CONDUZIR UM JANTAR EM CLIMA DE AMIZADE.

  64. Olá Bianca! Estou amando essas informações.
    E estou precisando de orientação sua também.
    Marquei um jantar para poucos amigos íntimos, mas não do dia a dia.
    O cardápio me preocupa

    Bobó de camaraõa, que já servi outras vezes,
    Franco desossado e arroz branco e salada crua
    uma ajudinha aí, po favor.

  65. Oi, Ed! Obrigada! Posso tentar ajudar, mas não entendi no que você quer uma ajudinha. Eleição do cardápio, combinar com vinhos? O que você quer saber exatamente? Quantos amigos?

  66. Olá Bianca!
    Darei um jantar na meu apto neste sábado e tenho algumas dúvidas, e pelo seu site vi que você entende de tudo!
    São 17 pessoas no total, acomodarei todas elas distribuidas em duas mesas. Tenho dúvidas quanto ao cardápio, encomendei num restaurante, duas lazanhas de frango, grandes, uma com presunto e outra sem, uma maionese de frutas, minha mãe mesma fará o arroz, pedi uma travessa com passas e outra sem passas, e tenho dúvidas que tipo de saladas farei, o pessoal aqui gosta muito de salada. E tbém não sei se encomendo algum tipo de carne, frango ou costela assada, ou seria uma mistura inadequada. E tbém gostaria de saber quanto à sobremesa, queria mandar fazer um bolo, enfeitado com uvas e trigo em cima, porq é o jantar da primeira eucaristia do meu filho, e queria algum enfeite com este motivo. não sei se o bolo não é muito pesado após a janta, qual outra sobremesa ficaria legal?? agradeço muito, adorei seu site, até mais!!

  67. Oi, Célia!

    Não entendo de tudo não, mas adoro dar um palpite 🙂

    Vamos lá, duas lasanhas, uma com e outra sem presunto, perfeito, porque pode ter alguém vegetariano. Maionese de frutas, ok também, parece diferente. A única coisa é que quase todas suas comidas estão muito “brancas”, vamos colorir um pouco essa mesa? Dá mais vontade de comer. Salada verde é sempre boa pedida, e com a massa na sequência vai muito bem. Faz com tipos de folhas diferentes e uns tomatinhos cereja, que já dá um colorido. Sugiro, adicionalmente, um salpicão de frutos do mar. Como você vai servir arroz, se fosse você serviria algum tipo de carne sim, senão fica lasanha com arroz, ou seja, carboidrato com carboidrato. Das carnes que você propôs, o frango fica mais leve, considerando que é jantar, e combina bem com o arroz de passas. Vou te dar outra sugestão de carne, como você está servindo massa, poderia dar um toque italiano e servir, por exemplo, uma perna de cordeiro assada (mas você que conhece melhor o gosto das pessoas convidadas).

    Quanto ao bolo no final, é a comemoração da eucaristia do seu filho, acho bem apropriado. E usar as uvas e o trigo como decoração fica bem simpático. Se puder fazer um brinde com champagne, melhor ainda, a mais recomendada nesse caso é a Demi-Sec. Acho que só o bolo é suficiente, mas se quiser ter outras opções, pode seguir a linha da comida italiana e servir um tiramisú. Pode ser algo mais leve, como uma salada de frutas ou só morangos, que ficam uma delícia com a champagne.

    Boa sorte!

  68. Oi Bianca!
    Nossa, me surpreendi com sua rápida resposta, pensei que fosse tal e qual os outros sites, 6 dias ou nunca!!
    Então como foi tudo muito rápido me empolguei, e gostaria de saber se fica legal colocar um arranjo de flores ou arranjos com trigo, vários arranjinhos pequininos ou somente um grande pra atrapalhar as comidas, !!
    Este salpicão com frutos do mar é muito chick pra mim, sou uma pessoa simples, acho q não combina comigo, as outras dicas eu amei! beijinhoss!

  69. Oi, Célia!

    Só demoro a responder se estiver viajando. Por acaso, estava on line quando você enviou a mensagem.

    Arranjos de flores são bonitos e dão charme à mesa, mas como disse no texto, é preciso tomar cuidado com os aromas e o tamanho para não atrapalhar os convidados. Os arranjos de trigo me parecem mais criativos. Você pode combinar os arranjos de flores com alguns ramos de trigos no lugar de folhagem; ou usar algumas velas brancas, dessas mais gordinhas e sem aroma, e amarrar uma fitinha dourada em volta com trigos cruzados em um lacinho. Agora, pessoalmente, gosto dessa sua idéia de vários arranjinhos com trigo, pode inclusive virar uma lembrança para os convidados no final do jantar. Nesse caso, não precisa fazer para todos, só para as mulheres.

    Besitos

    Besitos

  70. Boa noite Bianca,
    Adorei seu site. Preciso de sua ajuda e sugestões. Me mudei recentemente para uma casa que tem um espaço para 40 pessoas sentadas. É a primeira vez que posso ter esse número de convidados em minha casa e, os receberei para a Ceia do Ano Novo. Gostaria de informações sobre como colocar pratos, talheres, copos, guardanapos e o restante de material usado em um jantar, como ja descrevi acima, sendo meus convidados: familiares e amigos íntimos. Tenho apenas 40 pratos de jantar e de sobremesa, talheres, garfos e facas na mesma quantidade e iguais. Copos, taças e demais materiais eu nao possuo-os em quantidade suficiente. Então havia pensado em colocar tudo em aparadores… e as mesas com forros e somente com um arranjo central. Será que fica bom? Como faço com os copos já que nao tenho o suficiente iguais e nao quero usar descartáveis e nem alugar? Como distribuo todo material, pratos, talheres principalmente, em um aparador para que as pessoas vejam que me preocupei com a decoração e a maneira de dispô-los? Sinto mta dificuldade na disposição dos talheres e se assim da maneira que falei fica bom.
    Se puder contar com a sua valiosa ajuda, ficarei mto grata.
    Um abraço,
    Lúcia

  71. Oi, Lúcia! Estou viajando e ocm muito pouco acesso à internet.

    Os copos não precisam ser do mesmo jogo, pode misturar de jogos diferentes. É muito difícil alguém ter 40 taças iguais, pode ficar tranquila. A única coisa que não dá é correr o risco de deixar alguém sem copo 🙂 Se você não quer alugar, pede emprestado para alguém da família, por exemplo.

    Se você vai servir o jantar com os ocnvidados sentados ao redor da mesa, arrumaria os pratos e copos já nos seus devidos lugares, é muito mais cômodo e elegante. Caso a comida fique no aparador e os próprios convidados se sirvam, você pode deixar arrumado na mesa só os talheres e guardanapos, e sobre o aparador, ao lado das travessas de comida, os pratos empilhados. Em outro local, os copos (porque as pessoas irão se servir de bebidas antes do jantar, certo?).

    Se o jantar for à americana, pode ficar tudo no aparador. Nesse caso, faz o seguinte, se imagina como uma convidada se servindo, pegando os acessórios. O que te parece mais fácil, mais acessível e em que ordem? Será o mesmo para seus convidados. Sugiro agrupar os talheres por tipo (garfos, facas, colheres), guardanapos e pratos empilhados. Da mesma maneira, os copos em outro local, ou ficará muito amontoado e confuso.

    A mesa com um arranjo central fica bonita sim, desde que o arranjo não atrapalhe a visão e a conversa dos convidados.

    Sorte e feliz Ano Novo!

  72. Oi Bianca! gostei muito do site.
    Gostaria de saber se é chique
    colocar a mesa copos de cristal
    com selo. Na minha opinião me
    parece coisa de novo rico.
    Gostaria de saber o correto,
    pois qdo criança me lembro
    da minha mãe colocando-os
    de molho na pia p/ remover os
    selos. Parabéns p/ site, Feliz 2010.

  73. Oi, Vera!

    Obrigada e seja bem vinda! Olha, esse negócio de copos de cristal com selo para mim é novidade. Honestamente, acho um horror… hehehe… certa estava sua mãe 🙂 Feliz 2010 para você também! Besitos

  74. Oi Bianca

    Preciso muito de sua ajuda, vou dar um jantar para meus amigos 30 pesoas, na casa de praia. Possuo uma champanheira enorme, será que seria chic colocar também vinho e serveja junto no gelo??? para os copos colocar perto uma mesa só para eles?? antes, no jantar e depois será servido champagne, cerveja, vinho e refrigerante, o menu será peixe. de sobremesa sorvete com frutas frescas. será que ta legal????

  75. Oi, Marcia! Olha, quanto à sua champanheira, não sei se é chic, mas é bem prático, faria a mesma coisa. Imagino que todos sejam amigos, afinal é uma casa de praia, então sem problemas. Nesse caso, só para confirmar, o vinho é branco. Um espumante também combinaria bastante. Uma mesa para os copos está bem, é muita gente e provavelmente vão começar a beber antes do jantar. O menu me parece muito bom e apropriado, mas melhor confirmar antes se todos convidados comem peixe, já que não haverá outra opção. Bom jantar!

  76. Amei a forma elegante mas objetiva que você escreve sobre um assunto não tão comum, mas muito interessante e porque não dizer encantador. Afinal comer em uma mesa arrumada é muito melhor, parabéns !!!!!!!!

  77. Bom dia Bianca,gostei muito das dicas…
    Estou programando um jantar em comemoração a 3 anos de casada (um jantar romântico) o que fazer,que tipo de decoração vc acha q poderia fazer na mesa, minha mesa é bem pequena,queria q fosse um jantar a luz de vela,quais seriam as velas mais apropriadas,e principalmente, que cardápio fazer,meu esposo ele não gosta de comida muito sofisticada,queria algo mais prático e gostoso.
    Aguardo sua resposta…

  78. Oi, Mayara! Olha, dá uma pesquisada nos comentários que tem um monte de dicas 🙂 Dá uma olhadinha no diálogo com a “Valéria”, que também preparou um jantar romântico para o marido. Acho que responde suas dúvidas. Boa comemoração para vocês!

  79. Olá Bianca,

    Receberei daqui a 2 semanas de 90 a 100 pessoas para comemorar o meu aniversário e o das minhas irmas( temos a msm idade..)
    Para não ter grandes custos e nem muito trabalho. Resolvemos então que iriamos fazer uma festa “informal”, regado a cervejinha, caipirinha e batidas( a faixa etária é de 25 a 35 anos).
    Pelo número de convidados e espaço optamos também que por usar a mesa de sala de jantar para servir comidinhas e petiscos.
    Além de frios gostaria de outras opções,queremos dicas bacanas e especiais pra recebe-los da melhor maneira e para fugir do óbvio( batats, amendoins e sanduiches de metro…).

    grata,

  80. Oi, Patrícia! Estou mudando de casa e sem tempo nenhum para responder! Dá uma procurada em um post chamado “Salada para Festas”, nessa mesma entrada do “Tá na Mesa”. Tem algumas receitas simples de fazer e que não dão muito trabalho. Feliz Aniversário!

  81. ola, esse site é maravilhoso!!!!
    estou com uma duvida….
    depois da manha é o aniversario do meu marido e tbem nosso aniversario de casamento.quero fazer um festinha aki em casa mesmo…com + ou- 12 convidados…e nao sei o que servir….por favor me da uma dica!!!!!
    e a decoraçao..nao sei se decoro de azul ou vermelho…azul por ser aniversario dele ou vermelho por ser o nosso qual é melhor hein?
    ha…e a comida é simples gosto de cozinhar mais para eu fazer tudo sozinha na segunda vai ficar muito corrido.
    espero sua resposta obrigada!

  82. Obrigada Juliana! Olha, voto no vermelho, é mais romântico e mais fácil de achar acessórios decorativos (velas, flores etc). Quanto ao cardápio, difícil sugerir com pouca informação, mas por exemplo, como será uma segunda-feira, você pode fazer um coquetel ou um queijos e vinhos, ao invés de um jantar, talvez seja mais simples. Saladas diferentes também facilitam sua vida. Enfim, dá uma navegada pela categoria “Tá na Mesa”, tem uma série de receitas sugeridas, pode ser que te dê alguma idéia. Também te recomendo dar uma olhada nos próprios comentários deste post, porque há várias dicas já dadas. Feliz Aniversário para vocês!

  83. Obrigada Bianca….por ter respondido….sempre que precisar estarei aki…ja coloquei em meus favoritos grande abraço!!!!!

  84. Oi Bianca olha eu de novo aki….ainda nao sei o que preparar para o jantar….o que vc acha de arroz branco, salada de maionese,farofa,saladas….
    mas que tipo de carne…eu queria churrasco mais o tempo esta de chuva e nao da para fazer aki em casa….tem alguma sugestao de carnes…ai nao sei tbem sobre maionese farofa ai sei la estou começando desesperar…nao sei se é legal farofa maionese entende?me diz em sua opiniao o que vc faria?
    bom, como ja te disse sao 13 pessoas e 3 crianças sao pessoas simples nao precisa de muita coisa chique, mas que gostam de coisas gostosas e na verdade eu queria superar entende???? faz 2 anos que estamos casados….e essa sera a 1 festa que eu faço sendo que do ano passado a mae dele fez, entao essa eu quero superar me ajude por favor!!!!!!!
    SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!

  85. eheheh… Juliana, moro em Madri, estou em outro fuso horário! 🙂

    Vamos lá, vou te dar algumas sugestões pelo que você falou e outras diferentes. Primeiro, é um evento informal, então você não precisa se preocupar tanto se é legal ou não, pensa mais no que as pessoas que você convidou gostam de comer. Não vejo problema em ter farofa e maionese. Se for na linha do churrasco, pode enriquecer a farofa com uma linguicinha. Acho bom você ter alguma salada verde também.

    Se o problema é o tempo do lado de fora, você pode fazer a picanha de forno, como se fosse churrasco. Precisa tomar o cuidado de deixar a parte da gordura para cima e só temperar com sal grosso. O ponto é mal passada, ou ficará dura.

    Outra carne que costuma agradar, é o Rosbife. O problema é que, pessoalmente, gosto quando ele é feito na hora e na manteiga.

    E daí, a pergunta, você tem quem faça a carne? Porque não é boa idéia que tenha que ficar na cozinha com seus convidados em casa.

    Então, nesse caso, melhor alguma carne com molho, que já estará pronta antes, é só esquentar. Tem o o bom e velho strogonoff, mas se quiser sair do lugar comum, pode fazer com um molho de queijo, de vinho, de funghi secci…

    Caso resolva fazer alguma carne com molho, não serviria a maionese. Faria só o arroz branco e batata gratinada (ou outra batata que você goste). A salada verde continua combinando.

    Se quiser uma segunda opção, para quem não seja fã de carne vermelha, pode ser um fricassé de frango. Ou um frango ao catupiry. Também podem estar prontos antes e é só gratinar na hora.

    Você disse que prefere carne, mas outros dois pratos que costumam funcionar bem para refeições caseiras com mais gente são a moqueca (de peixe ou camarão) e a feijoada. Mas não sei se você tem tempo para prepará-las.

    E, por último, completamente diferente do que está acima, é fazer quiches com saladas. Você pode comprar diferentes quiches já prontas, esquentar na hora. É um prato único, sevido junto com a salada verde (folhas de diferentes cores ficam bonitas). Caprichar nos molhos para salada e na sobremesa. Aproveite a proximidade da Páscoa e abuse do chocolate 🙂

    Tranquila, que no final sempre dá certo!

    Besitos

  86. Olá, vou casar em Outubro e minha decoração será preto e branco, vc teria algumas dicas? Posso usar mesas com pratos pretos e outras com pratos brancos ou as louças devem ser iguais em todas? Obrigada.

  87. Oi, Lílian! Acredito que o problema não seja usar louças diferentes, mas nem sempre o prato preto valoriza visualmente a comida que será servida. Melhor se orientar com o pessoal do buffet. Ao invés de brincar com as cores dos pratos, melhor com as toalhas ou suplats.

  88. Oi Bianca, sou garçonete (sem experiência), há poucos dias e o Barman (q está há anos), briga comigo porque eu arrumo os garfos à direita e as facas à esquerda, pra facilitar o manuseio na hora de levar o garfo à boca e não ficar trocando os talheres de lado toda vez que for cortar o alimento e levar à boca…como eu aprendi há 20 anos no Ensino Médio Técnico (Secretariado), tinhamos aula de Ética Profissional e às vezes Palestras..(Colégio Saldanha Marinho, em São Paulo), mas vi, agora, no Google que “eu” estou errada, porque todos os sites que visitei dizem que é ao contrário. Como saber qual é o certo? Por favor me ajude? Obrigada pela atenção, Patricia

  89. Oi, Patrícia! Facas à direita e garfos à esquerda. E sim, você troca de mão ao levar o alimento à boca. Quando é uma mesa mais informal, que você coloca garfo e faca juntos, também é à direita. Considerando que, no seu caso, é em um restaurante, o barman que trabalha contigo está certo. Como memorizar? Pensa que sempre quem manda é a faca e ela é sempre à direita. Boa sorte! 🙂

  90. sou angolana, cidade de luanda, qro saber q comidas posso fazer no meu jantar de aniversário, farei 21 anos…

  91. Oi, Núria! Preciso de alguma dica para poder tentar te ajudar. Quantas pessoas são? É um jantar formal? O que sabe do gosto dos seus convidados? O que você gosta de comer? Sabe cozinhar? Alguém vai fazer para você? Enquanto isso, dá uma navegada pela categoria “Tá na Mesa”, tem alguns pratos sugeridos e como fazer.

  92. Olá Bianca

    preciso de uma ajudinha sua. Farei um jantar informal em minha casa para 30 pessoas. Será servido crepes feitos por profissional frances, onde as pessoas escolhem seu crepe e o recebem servidos em frente ao Chef, em pé mesmo, indo para as mesas que não tem lugar marcado. Minha duvida é com relação aos guardanapos. Tenho guardanapos de pano em numero suficiente para atender, e gostaria de fazer uma dobradura em envelope colocando os talheres dentro, dispondo-os em cestas de vime. Gostaria de saber se posso fazer isso, ou guardanapos de pano devem ser usados apenas em jantares à mesa. Agradeço.

  93. Oi, Elys!

    Não tem problema utilizar guardanapos de pano, pessoalmente, acho até melhor. Como é um jantar informal, talvez seja bom deixar também disponíveis guardanapos de papel.

    No final do post, tem um link para outro texto, que são sugestões de como dobrar os guardanapos https://buracodafechadura.com/2008/07/03/dobrar-guardanapos

    Só te aconselho a pensar um pouco no volume que será 30 jogos de talheres dentro desses guardanapos. Se você tiver um local adequado para eles, ótimo.

    A bebida mais correta a ser servida com os crepes é a Sidra. O problema é encontrar uma Sidra de boa qualidade no Brasil. Se o Chef Francês que fará os crepes conseguir algumas garrafas importadas da Bretanha, seria um arraso!

    Bom jantar!

  94. Biancaa amei o seu sitee,nos ensina muitas coisas que as vezes deixamos de lado,ou,esqueçemos.Peguei muitas dicas até pq minha mãe vai fazer um Jantar Romantico para casais.Besitos

  95. Boa tarde Bianca

    Adorei o seu site, aprendi muitas coisas e preciso com a máxima urgência de coloca-los em prática, obrigada!

  96. Ola,

    Gostaria de saber como arrumar mesa para jantar de forma descompromissada, entre amigos mais intimos , um prato só .Tipo bacalhau ou carne seca com batatas , em mesa marmore crema amareto, ou crema marfil. Ou até mesmo uma feijoada de sábado, no almoço.

    Muito obrigada

    Ana Luiza

    analuizadgt@hotmail.com

  97. Oi, Ana Luiza! Se é entre amigos íntimos, não se preocupe tanto. Para esses dois pratos, serviria à americana, relaxava e aproveitava o almoço com seus amigos! Se vocês vão comer sentados à mesa, forraria com toalha branca ou xadrez (o mármore é um pouco frio ao toque). Se a mesa funcionará somente para apoiar os pratos, talheres e a comida, pode ser forrada ou não, mas nesse caso, pessoalmente prefiro forrada – evita o ruído do metal dos talheres na mesa. Pode usar flores coloridas para enfeitar, só cuidado para não atrapalhar o fluxo das pessoas se servindo. Bom almoço!

  98. Olá!!!!
    Faço 44 anos no próximo dia 26. Gostaria de servir um jantar para umas 30 pessoas. Que vc me sugere desde entrada, prato principal e bebidas?
    desde já te agradeço.
    Abraços.

  99. Oi, Marla! É muito difícil sugerir qualquer coisa sem ter idéia do que você gosta, do que seus convidados gostam, do que você sabe fazer ou se vai contratar alguém. Não há um tipo de jantar ou de festa específica por faixa etária. Já fui a aniversário de gente com mais de sessenta anos que contratou um buffet infantil e foi super engraçado. Pessoalmente, para celebrações, acho que cai muito bem a champagne ou espumantes, como o Prosecco, por exemplo. Mas se quiser se arriscar a algo diferente e divertido, aproveitaria o mês de junho e escolheria o tema como festa junina; serviria as comidas típicas e o bolo de aniversário pode ser um cuscuz branco. Feliz Aniversário!

  100. Olá!
    Estava pesquisando umas matérias na net e achei o seu site,gostei muito das suas dicas,sou estudante de nutrição e gosto muito de olhar saites que ensinam dicas de jantares,almoços ,o que servir ,como decorar e você ensina isso tudo com muito clareza.
    Muito obrigado pelas dicas.Só te faço um pedido,quando você tiver conteúdo novo,mande para o meu email,ficarei muito grata.
    Bjsssssssss

  101. OLÁ BIANCA

    AMEI SEU SITE, FOI DE GRANDE UTILIDADE PRA MIM, ESTAVA QUERENDO APRENDER MAIS SOBRE O ASSUNTO E GOSTEI DO QUE LI. VOLTEREI AQUI MAIS VEZES E DIVULGAREI PARA MINHAS AMIGAS. SOU DE COLATINA, ESPÍRITO SANTO. UM ABRAÇO!

  102. gostaria de saber como usar balde de gelo na mesa de cascata de chocolate ? é necessário trocar a agua com o gelo ou somente quando estiver derretido?

  103. Oi, tudo bem?

    Estive procurando na internet ajuda para uma pergunta muito simples, e achei essa materia no seu blog, muito interessante por sinal.
    Sempre que vou receber amigos na minha casa, adoro fazer pizza (caseira), enfim, tenho uma duvida:

    _ Deixo a mesa pronta? Digo, toalha, pratos, garfos, talheres, etc?Qual a sua opiniao? Voce acha falta de educacao deixar tudo pronto?

    Bjs

    Denise

  104. Oi, Denise!

    Pode deixar a mesa pronta, não é nenhuma falta de educação. Pelo contrário, arrumando tudo com antecedência, você pode ficar tranquila recebendo e dando atenção aos seus convidados. Bj

  105. OLÁ, BIANCA. TENHO UMA GRANDE DUVIDA, MINHA MESA É QUADRADA DE VIDRO COM 4 DEIRAS SENDO Q AS CADEIRAS É VERDE CANA. COLOQUEI UM ARRANJO DE FLORES BRANCA. E TÔ EM DUVIDA, POSSO TRCAR PELO UM ARRANJO VERMELHO? EU MORO EM AP. MEU SOFÁ É NA COR TABACO E AS PAREDES SÃO BRANCA. OBRIGADA!!!

  106. Oi, Deusilane! Pode trocar para cor que você quiser. Pessoalmente, acho o branco mais neutro e mais bonito. De nada!

  107. SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!
    Oi Bianca,Moro no Recife,e estou ansiossíma com um jantar que vou oferecer a família em comemoração a 1ª Comunhão da única filha,que será a noite ás 20 horas.Minha sala é grande e tenho 3 mesas sendo a maior para 8 lugares e 2 mesas para 4 lugares(uma de jogo e outra na varanda),porém a lista deu 60 pessoas,como devo organizar a mesa e que tipo de prato devo fazer.Também terá o bolo e docinhos típicos do tema,toda decoração será em roda pálido,branco e bege,estou fazendo tudo com muito capricho para ficar marcado em sua vida,mais e o pior é que não sei o que servir de aperitivo antes e de jantar depois,todos os convidados gostam de carne,peixe,frutos do mar,e frango ai é que fica pior e não quero errar.
    Aguardo seu retorno com a maior brevidade ,pois será agora dia 26/11.Muito obrigada, Mônica.

  108. Oi, Mônica! Não precisa ficar ansiosa que dará tudo certo 🙂 Olha, para esse número de convidados, não aconselho jantar sentado à mesa, melhor servir à americana. Ou seja, deixar os utensílios e a comida disponíveis para que seus convidados se sirvam sozinhos. Como você disse, é um jantar para as pessoas da família, portanto, imagino que estejam bastante à vontade na sua casa. Você pode usar uma das mesas pequenas para o bolo e docinhos; outra para pratos, talheres e copos; e a mesa grande para as comidas. A mesa de jogo, você forra direitinho para não aparecer e imagino que seria melhor que as 3 mesas estivessem na sala. Outra opção é usar só duas mesas e deixar para servir o bolo e os docinhos depois; nesse caso, a mesa da varanda fica só de apoio aos convidados mesmo. Não precisa ser um prato único, pode fazer um prato de carne, outro de frutos do mar (que são ótimos no Recife) e outro de frango. Inclusive, faria uma massa também. Assim todos ficam satisfeitos e com tanta gente, até te facilita ter variedade de oferta. Mas lembre-se que as pessoas não estarão comendo com o apoio da mesa, então busque pratos que sejam fáceis de comer com o prato no colo, evite, por exemplo, carnes que precisem ser cortadas ou massas como talharim. Melhor optar por pratos como, ensopados de frutos do mar, fricassé de frango, picadinho de carne ao molho mostarda, penne ao molho de tomates… enfim, as receitas que forem mais práticas e que você possa deixar esquematizadas com antecedência (assim, você não fica louca enquanto seus convidados estão chegando!). Agora, como é a comunhão da sua filha, acho que seria simpático incluir no cardápio o prato favorito dela. É uma maneira de deixar claro que a homenagem é para ela. Como entrada, sugiro que você facilite sua vida e sirva canapés variados enquanto seus convidados estão chegando. Bom jantar!

  109. Oi Bianca muito obrigada pelas dicas amei e vou segui-la a risca.Que bom saber que temos alguem do outro lado que nos ajuda com tanto carinho.
    Muito obrigada.

  110. olá tudo bem, acho que sou o único do sexo masculino á visitar esse tipo de tema, mas eu adoro, organizar uma mesa ,deixá-la bonita, dá até mais apetite, acho suas dicas muito interessantes, já apliquei um tipo de decoração para um jantar á dois eu e minha espos, ela adorou!!!

  111. Oi, Elias! Obrigada! Voce nao eh o unico homem interessado no tema, fique tranquilo! Tenho amigos muito bem casados com quem troco receitas, dicas de preparaçao de pratos… 🙂 Sua esposa esta certissima, tem mais que aproveitar! (desculpe, estou em um teclado sem acentuaçao)

  112. Olá Bianca! Parabéns pelo blog!
    Estive em uma loja de decoração esses dias e vi um suporte para vinho muito bonito. Gostaria de saber se fica legal usar, ou se acaba “poluindo” a mesa.
    Obrigada!

  113. Oi, Juliana! Obrigada! Quanto a poluir a mesa, depende da mesa. Mas como palpite, prefiro mil vezes um decantador ao suporte para vinhos 😉 Bonito, correto e fundamental para o vinho respirar melhor! Besitos

  114. Olá Bianca, adorei seu site.
    Vou ofercer um jantar para três pessoas, formando dois casais. Vou servir uma massa, lógico que pronta, não sei cozinhar. Minha dúvida é, se sirvo somente a massa ou sirvo com algum tipo de carne? E qual a carne? Você poderia me dar três opções?
    Qual a sobremesa?

    Obrigada.

  115. Oi, Bruna! Desculpa, mas a pergunta é muito genérica. A resposta seria: comida para seis! 🙂 Me da um pouco mais de detalhe, que te ajudo!

  116. Oi, Debora! Olha, a massa nao precisa ser necessariamente acompanhada de carne. Se voce prefere algo pronto, opte por alguma pasta com recheio (ravioli, cappelletti…) e um bom molho. Mas acho importante ter alguma entrada, como uma salada verde ou caprese. Como sobremesa, meu palpite seria manter a linha italiana e servir um tiramisu. Bom jantar!

  117. Bianca eu queri nesse natal uma coisa mais simples, podemos dizer ñ tão complicada,pois ñ tenho muita experiencia nisso.
    se vc poder me ajudar ?????????

    COM ATEÇÃO

    Joana Magalhães
    dos Santos

  118. Oi, Joana! Sempre estou disposta a ajudar, mas preciso de um pouco mais de detalhes para isso 🙂 Quantas pessoas, que tipo de estrutura você tem em casa, que pratos sabe fazer, o que prefere contratar… quanto mais informação, mais posso opinar. De qualquer maneira, pelo próprio blog, na categoria “Tá na Mesa”, há algumas receitas que ajudam. Besitos

  119. Oi Bianca! meu filho faz 15 anos e vou oferecer um jantar pra 30 peçoas, estou pensando em fazer camarão na moranga, e como e um prato que deve servir qunte, gostaria de saber o que beliscar até servir o prato principal. Adorei suas dicas.

  120. Oi, Telma! Obrigada! Como sugestão, você poderia servir para beliscar bijuzinho, casquinha de siri, bolinho de bacalhau, caldinho de moqueca, salpicão de frutos do mar… Bom jantar!

  121. Oi Bianca… Preciso de sua ajuda. Em março no domingo de carnaval será o aniversario do meu marido, eu gostaria de servir um almoço e convidar nossas familias e alguns amigos mais intimos. Só tenho uma dúvida: não sei o que servir e nem como fazer uma decoração bem bonita. Me ajude, por favor. Agradeço desde já.

  122. Oi, Lucia! Ajudo sim, mas preciso de mais detalhes, caso contrário a pergunta fica muito aberta e as possibilidades infinitas! 🙂 Mas vamos lá, a não ser que seus convidados sejam muito formais, o que acredito que não, considerando que são amigos mais íntimos e família, pela época do ano, sem dúvidas faria uma decoração de carnaval. Brincaria um pouco com serpentinas, máscaras pelas paredes ou distribuídas aos convidados na chegada, colares hawaianos, perucas, óculos escuros de plástico, flores coloridas e até mesmo a trilha sonora de carnaval ao fundo. Algo divertido e que deixasse as pessoas mais à vontade. Quanto ao que servir, impossível te responder sem nenhuma dica. Vai contratar alguém ou você cozinhará? O que você sabe cozinhar? Quantos convidados? O que seu marido (o aniversariante) adora comer? Como está a temperatura da onde você mora? Alguma coisa você deve ter em mente, certo?

  123. Bianca, obrigada pela atenção. Bom, na minha cidade é sempre muito quente. O meu marido adora comer carne vermelha. Serão 45 pessoas. Pensei em fazer um churrasco. O que você acha. E o que devo servir pra acompanhar? E a sobremesa o que devo servir? Eu mesmo vou fazer os acompanhamentos e contratar alguem pra assar o churrasco. É o que eu penso. Não sei se vou mudar de idéia. Até que não cozinho ruim… rsr… rsr… Obrigada, bjs.

  124. Oi, Lucia! Acho a idéia do churrasco muito boa. Considerando a quantidade de pessoas, informalidade do evento, o fato do seu marido adorar carne… ótima opção. Sugiro os acompanhamentos normais de churrasco: vinagrete, salada verde, maionese de batatas, arroz branco e farofa. Não complicaria muito além disso. Aliás, quando você contrata alguém para assar seu churrasco, é normal que eles também se responsabilizem pelos acompanhamentos. De sobremesa, pela temperatura, acho frutas uma boa pedida, inclusive vocês podem assar na própria churrasqueira abacaxi e banana e comer depois com canela e açucar, fica gostoso. Como é um aniversário, acho legal ter um bolo no final ou torta gelada com sorvete, que é mais fresquinha. Quanto à decoração, como disse na resposta anterior, aproveitaria a época de carnaval e levaria por essa linha. Boa sorte!

  125. Olá Bianca, estava procurando na internet onde postar uma dúvida e descobri seu site. Muito bom, parabéns.
    Gostaria de saber se existe alguma contra-indicação , numa mesa de jantar arrumada, em substituir a taça de água por um copo sem pé, fino obviamente.
    Obrigado.

  126. Oi, Vicente! Obrigada! Não vejo problema em substituir pelo copo sem pé, desde que também de cristal e posicionado corretamente. Inclusive, porque não necessariamente se serve vinho na refeição e, nesse caso, não faria sentido que as taças estivessem ali.

  127. gostei………………………………

    me mande um + simples para um
    almoço com a familha……..
    bjxxxxxx

  128. Obrigada, Lurraini! Infelizmente, não tenho tempo para enviar e-mails. Só me comunico com as pessoas através do blog, respondendo a perguntas específicas. Mas há uma série de outras dicas de como receber e receitas nessa mesma categoria “Tá na Mesa” em que você entrou. Mesmo entre os comentários há bastante informação a respeito. Bj

  129. Oi Bianca,
    tenho uma duvida! vou servir um jantar de Fettuccine ao molho branco com camaroes…sei que nao podemos usar a faca para cortar o macarrao mas me disseram que mesmo assim eles devem ser colocados à mesa…é necessário? Outra perguntinha…Ouvi dizer tbm que ao servir macarrao coloca-se a colher à mesa…mas no caso do fettuccine tambem nao se usa…o que faco? Coloca a colher? em qual posicao?coloco a faca tbm? Obrigada desde ja!

  130. Oi, Leticia! Pergunta difícil, tenho que pensar. Olha, a faca sem dúvidas eu colocaria sim, porque sua função, além de cortar, é auxiliar a posicionar a comida no garfo. E também poderia ser necessário partir o camarão, mas usaria o talher de peixe. A colher, depende, se for um jantar extremamente formal, não colocaria e morria o assunto. Se for com amigos, um pouco mais despojado, não colocaria na mesa, mas perguntaria se alguém prefere ajuda da colher e traria na hora para quem pedisse (assim, como quem acabou de se lembrar do tema :)). E se for um jantar bem tranquilo e informal, já deixaria a colher ao lado direito da faca (para o fettuccine pode não ser a regra, mas cá entre nós, é muito mais cômodo). Bom jantar!

  131. olá!eu vou dar um jantar aos meus amigos,e eles querem comer lazanha,,diz para mim o que servir de acompanhamento….obrigada…

  132. Oi, Erica! Sugiro salada de folhas verdes variadas, tomates cortados em cubo, mussarela de búfala também cortada em pedaços menores e pinholes (bom esquentar os pinholes em uma frigideira pouco antes de servir, eles soltam seus óleos e um aroma muito bom). Molho de azeite, mostarda, limão e manjericão. Bom jantar!

  133. Oi Bianca! Aadorei seu site.Tenho um jogo de jantar onde os pratos e suplats são muito bonitos, mas algumas peças como os pratos fundos, saladeira e pratos de sobremesa têm formato de girassol. Tenho mêdo de usar todas as peças ao mesmo tempo e ficar inadequado (brega). Eu sei que é difícil, pois você não está vendo!! O jogo é de vidro da Decor glass

  134. Oi, Priscila! Obrigada! Olha, como você disse, é difícil dar uma opinião sem ver, mas em princípio, não vejo tanto problema, porque você não vai usar todos os pratos ao mesmo tempo. Se são os pratos fundos, a saladeira e os pratos de sobremesa, eles serão utilizados em momentos diferentes ao longo do jantar. Não vai aparecer tudo de uma vez, entendeu? Quanto a ficar brega, não me preocuparia tanto com isso, se você gostou do jogo, qual é o problema? Às vezes, é legal ousar um pouco também, fica divertido. Por outro lado, se você não está à vontade, não arrisque. Os convidados tendem a seguir sua onda. Resumindo, o mais importante é você se sentir bem com o que está apresentando e oferecendo. Besitos

  135. Passeando pela internet achei seu blog e achei interessante as dicas para receber pessoas em casa!!
    Parabéns!

  136. Olá Bianca boa tarde eu gostaria de umas dicas para que eu possa fazer um jantar romantico eu e meu esposo vamos fazer 2 anos de casado no dia 16 deste mês quero fazer um jantar no sabado
    OBS: ele adora massa o que acha de um escondidinho de macarrão?bjs obrigada

  137. Oi, Edilaine!

    Para ser sincera com você, não conheço escondidinho de macarrão, mas se seu marido adora esse prato, já é um bom começo.

    Por ser uma ocasião romântica, acho que fica divertido você fazer um jantar afrodisíaco. Procurando pela internet, certamente você encontrará receitas, aqui tem algumas http://panelinha.ig.com.br/site_novo/menu_especial/index.php?id=57&busca=afrodisíacos , outras aqui http://www.gastronomias.com/afrodisiacas/ Aviso que não publico nada nesses websites, apenas sugestões.

    Enfim, não precisa ser nada tão complicado, vale muito o ambiente que você criar. Recomendo que o cardápio seja leve, afinal de contas, depois de um jantar romântico você não quer ficar com sono nem se sentindo cheia. Nesse caso, uma massa é bem vinda.

    Pode dar uma caprichada na decoração da mesa. Dois anos de casada são “bodas de algodão”, se você tiver alguma idéia com esse tema, fica simpático. Recomendo detalhes em cor vermelha (pétalas de flor, vasos pequenos com flores vermelhas, velas sem aroma…). E a música sempre ajuda a compor o ambiente.

    Bom jantar!

  138. Obrigada Bianca pela sugestão o escondidinho de macarrão e quase uma lasanha porém feito com macarrão parafuso e a respeito do algodão ja dei uma pesquisada muito obrigada e parabens pelo site e otimo

  139. Olá
    Resolvemos fazer a festa de BODAS DE OURO DOS PAIS DE MEU MARIDO, resolvemos contratamos a equipe de um restaurante proximo a casa deles, esse restaurante self service fecha no sabado por volta das 15hs e não abre aos domingos.
    Então ficou resolvidos que eles irão nos passar a relação de tudo que será preciso, já tb contratamos os garçons, faremos um jantar leve, comidinha que o sogro e a sogra com certeza irão gostar, ppois as vezes eles vão almoçar no sabado lá, e devido aos elogios que fazem fomos conhecer e já esta quase tudo acertado.
    Estamos agora a procura de um livro que nos ensine a montar a mesa do Bufê de comida, iremos alugar os pratos, os talheres, rechaud, tudo que for necessário, mas eu não quero simplesmente soltar os talheres em uma bandeja ou coloca-los em embalagem, tem alguma sugestão que possa me dar.
    Aguardo um contato
    Ione

  140. Esqueci de comentar, além do livro, você poderia estar me indicando, algum site, ou video, estive outro dia em uma festa e gosteiu bastante, os garfos estavam juntinhos e davam o formato de uma tulipa, achei lindo mas não me prendi ao detalhe, quero algo bonito e pratico que eu possa treinar antes, pois no dia da locação irei pedir que sejam todos do mesmo tamanho e marca, isso para os pratos e talheres, pois já aconteceu de eu alugar e vir em modelos diferentes, foi um horror.
    Grata
    Ione

  141. Oi, Ione! Parabéns pelas Bodas de Ouro dos seus sogros! Infelizmente, não saberia te indicar nenhum livro. No seu lugar, continuaria vasculhando pela internet, porque sempre nos dá idéias. O formato de uma tulipa parece interessante, também há alguns porta-talheres (em prata, em metal…) que podem ficar bonitos. Para mesa de comidas, você já pensou em arranjos com frutas ou legumes? Não sei onde você mora, mas às vezes você consegue contratar um Chef garde manger (que cuida da parte fria da cozinha) que faz esses arranjos para você, pode dar uma olhada aqui http://www.bethhotz.com.br . Boa festa!
    .

  142. olá Bianca
    quero dar um jantar para 15 pessoas. É um jantar sentado e o serviço será empratado.
    perguntas:
    não tenho talheres para 15 pessoas. Posso usar dois modelos na mesa? os dois são de prata.
    copos – tenho varias baterias de copo. posso misturar ? são de estilos completamente diferente, uma classica e outra mais moderna.
    importante quero usar os calices tradicionais de baccarat , tenho 15, cada um de uma cor. Ele pode ser utilizado para agua? será o copo mais alto
    para arranjo de mesa, quero flor branca. Qual é a mais alinhada e que não interfira com seu aroma.
    fico no aguardo,
    cristina

  143. Oi, Cristina! Veja bem, um jantar sentado e empratado sugere que seja algo mais formal. Seria melhor ter o mesmo jogo de talheres, às vezes é possível alugar. Agora, se for complicado, sendo os dois jogos de prata, não devem ser tão diferentes, certo? Então, procure pelo menos que cada pessoa tenha o mesmo jogo, sem misturar. É bem provável que os convidados nem notem que o talher ao lado é diferente. Quanto aos copos, pessoalmente não vejo nada demais em misturar, pode ser até bem divertido. Uma possibilidade, é assumir de uma vez os jogos diferentes como se fosse de propósito e fazer os jogos alternados por convidado. Por exemplo, talheres “A” com copos modernos ao lado de talheres “B” com os mais clássicos, novamente talheres A com copos modernos… e assim por diante . Sim, os cálices de baccarat podem ser utilizados para água. Quanto às flores, acho a tulipa branca bem elegante, assim como as orquídeas. Dependendo do arranjo, as margaridinhas ou mini rosas também podem ser simpáticas a um custo bem mais acessível. Evitaria a todo custo os lírios e o jasmim (lindos, mas muito perfumados). Velas sem perfume também podem ser bem vindas e valorizar o(s) arranjo(s) de flor(es). Bom jantar!

  144. Oi, Bianca!

    Parabéns pelo seu site e, principalmente, pela riqueza d detalhes, bem como pela didática com a qual você consegue ensinar.
    Mas gostaria de tirar uma dúvida. Estarei fazendo meu aniversário num dia de segunda-feira e contratei um buffet de crepes doces e salgados, mas, ainda assim, acho que falta alguma coisa.
    Queria saber que tipo de entrada poderia oferecer e como arrumar uma mesa só pra cantar os parabéns, até porque a festa toda será para 70 pessoas e será servido o crepe do lado de fora da casa, sendo que a mesa “dos parabéns” (é linda!!!) e merece que o bolo fique lá, mas como eu posso compor a mesa e que tipo mais de doces ou salgados posso colocar lá? Vale brigadeiro de copinho? rsrsrs…

    Beijos.

  145. Oi, Daniele! Obrigada! Provavelmente, o buffet de crepes já leve uma saladinha de folhas também, não? Eles costumam levar. Caso contrário, pode servir uns canapés variados enquanto o pessoal vai chegando, mas não se preocupe tanto com a entrada. Agora, uma mesa do bolo bem arrumada com docinhos, acho ótima idéia! Não colocaria salgados, só doces. E sim, vale brigadeiro de copinho (se o copinho for bonitinho com sua colherinha, por que não? É gostoso). Mas vou te dar uma idéia, não sei se onde você mora alguém faz doces portugueses (pastel de belém, barriga de freira, ovos moles…), mas se forem bem feitos, fazem sucesso e são razoavelmente originais. Outra idéia, é que você pode aproveitar a época do ano e utilizar docinhos de festa junina/julina (cocada, pé-de-moleque, paçoquinha, arroz doce, canjiquinha…). O importante é que sejam delicados e pequenos. Outra coisa, se você for seguir o tema da festa junina-chic, pode fazer um cuscuz branco de bolo de aniversário. Boa sorte! Besitos

  146. Olá Bianca, parabéns pelo blog, gostaria de algumas dicas, vamos fazer um jantar para 2 casais, minha mesa e de vidro fica melhor colocar toalha de mesa ou jogo americano e toalha de renda pode?
    Pensei em fazer canapés e uma salada bem colorida só que to sem ideia de que prato servir, ah você acha melhor levar os pratos prontos a mesa ou que os convidados se sirva, em um balcão e as bebidas? para acompanhar os canapés o que servir, para o jantar um vinho?
    Muito obrigada
    beijossss

  147. Oi, Andreza! Obrigada! Acho que fica melhor o jogo americano, mas não tem problema usar a toalha de renda. Aliás, adoro toalha de renda! Quanto ao prato principal, você precisa me dar alguma dica do que sabe fazer, o que costuma dar certo, enfim, fica mais fácil opinar. Assim às cegas, arrisco te sugerir uma bacalhoada, dá uma olhada aqui se quiser receita. Os canapés com champagne ficam bem elegantes. Durante o jantar, o vinho também é uma excelente opção, mas qual vinho, dependerá do que você optar como prato principal. A outra opção é seguir com a champagne, que combina com absolutamente tudo (ou quase tudo). Olha, um jantar onde você leva os pratos prontos é mais sofisticado, quando as pessoas se servem é mais informal. Enfim, depende de que tom você queira dar ao seu encontro. Bom jantar! Besitos

  148. Oie , então Bianca gostaria de estar preparando algum prato que leva carne, pq peixe não sei se eles gostam e felizmente não tenho muitos problemas com a cozinha consigo montar os pratos seguindo a receita…
    beijosss

  149. Oi, Andreza! Nesse caso, te recomendo um Beef Wellington, dá um pouquinho de trabalho, mas sempre faz sucesso. Você pode achar receitas pela internet, aqui tem uma ótima. Outras sugestões: Boeuf Bourguignon, Filet à parmegiana, Filet au poivre, Lombo recheado, Rosbife, ensopadinho ao molho de vinho, Fricassé de frango… Esse website também tem umas boas receitas http://panelinha.ig.com.br/site_novo/home/. Besitos

  150. Oi Bianca gostei das sugestões, vou fazer o Filet au poivre e vou levar os pratos prontos a mesa muito obrigada pelas dicas vc me ajudou muito….beijoooos

  151. Bom dia! Adorei a matéria e gostaria que minha empregada fizesse um curso de como colocar a mesa entre outros. Qual o procedimento? Vcs tem o curso em São Paulo?

    Um abraço

  152. Oi, Márcia! Estava viajando e só vi o post agora. Eu moro em Madrid e, pelo menos por enquanto, não exerço essa atividade profissionalmente. Ou em outras palavras, não ganho nada com isso, só vou compartilhando o que aprendi pelo caminho 🙂 Mas até que seria uma boa idéia… Besitos

  153. Ola, Boa Tarde! Achei muito interessante e util o site. Muito bom mesmo!
    Aproveito para pedir sugestoes para fazer uma noite portuguesa, com jantar para receber oito amigos, quatro casais. Como decorar a mesa e o que servir para um jantar bastante gostoso, que sobremesa e vinho servir. Muito obrigada! Heloisa

  154. Oi, Heloisa!

    Para uma noite portuguesa nem precisamos pensar muito, como prato principal: bacalhoada acompanhada de um Casal Garcia! Simples, gostoso e fresco! De entrada, faria um salpicão de mariscos e uma salada de tomates. De sobremesa, os doces portugueses, pastel de belén, barriga de freira, ovos moles, papinho de amêndoas, queijadinha… huuummm…

    Bom, se seu orçamento permitir e você encontrar, buscaria um vinho chamado “Pera Manca”, o nome é engraçado, mas o vinho é fantástico! De qualquer maneira, o Casal Garcia é bem mais acessível e combina perfeitamente com as sugestões de pratos.

    Como decoração, sugiro toalha de mesa rendada. Você pode usar fitas de cetim nas cores da bandeira (verde, vermelho e um pouco de amarelo) para amarrar os guardanapos de tecido ou velas.

    Bom jantar!

  155. MUITAS DICAS BOAS
    GOSTARIA DE SABER SE POSSO SERVIR SALADA EM TACAS E AINDA SE POSSO USAR TOALHA E MAIS SUPLAT PARA UM JANTAR
    OBRIGADA
    ABRACOS

  156. Oi, anônimo! Pode usar toalha com suplat, só não fica bem toalha com jogo americano. Não sei como são as taças que você está se referindo, se for apenas pelo formato, sim. Mas acho que uma salada em uma taça de vinho, por exemplo, ficaria muito pequena. Bom jantar!

  157. Oi Bianca. Muito obrigada pelas dicas. Vou fazer um excelente jantar e vai dar tudo certo. Abraós e muito obrigada. Heloisa.

  158. Ei Bianca. Aui estou de novo! Encontrei varias receitas de salpicao de mariscos e fiquei um tanto confusa. Se possivel gostaria que me enviasse algumas que voce recomenda. Obrigada mais uma vez. Abraços. Heloisa.

  159. Gostaria de fazer um jantar bem família.
    queria fazer comidas simples, porém diferente dos pratos que sempre faço.
    Todos são jogadores de truco e sempre jogam antes e após o jantar. o que sirvo antes durante e depois. Sempre faço um ou dois tipos de carne assada. arroz, feijão, salpicão, as vezes macarrão ao forno ou alho. me ajude a mudar.

  160. Oi, Heloísa! Eu faço assim:

    Ingredientes:

    – Camarões

    – Polvo ou lula

    – Mexilhões

    – Cebola

    – Tomate

    – Pimentão verde

    – Cebolinha, salsa ou cuentro

    – Azeite

    – Limão

    – Laranja

    – Sal

    – Ovo cozido ralado para decorar

    Modo de Fazer:

    – Cozinhar os camarões descascados e limpos. Cozinhar o polvo e cortar em rodelas, pode comprar o polvo já cozido que funciona também (pelo menos na Espanha). Se tiver dificuldade em cozinhar o polvo, utilizar as lulas em rodelas como anéis, que são mais fáceis de fazer. Cozinhar os mexilhões. Todos são cozidos em separados, só na água e sal, eles tem tempos de cozimento diferentes. Reservar.

    – Cortar bem pequenininho a cebola, o tomate e o pimentão verde. Tenho amigos que não podem comer pimentão, nesses dias, uso só a cebola e o tomate, funciona também.

    – Picar a cebolinha, salsa ou cuentro. O cuentro funciona melhor que a salsa, mas tem mais risco de algum convidado não gostar, a salsa é mais neutra.

    – Fazer um tipo de vinagrete com o azeite, suco de limão e suco de laranja. Pode fazer só com o suco do limão, mas a laranja dá um toque diferente. A proporção dos sucos para o azeite é mais ou menos de 5 (azeite) para 1 (limão). Como se fosse um molho italiano para saladas. Adicione os sucos aos poucos e vai provando e ajustando a seu gosto.

    – Misturar os frutos do mar já cozidos; a cebola, o tomate e o pimentão em pedacinhos; a cebolinha e a salsinha (ou coentro) bem picados e checar o sal.

    – Guardar na geladeira, mas retirar mais ou menos meia hora antes de servir, para dar tempo do azeite entrar em temperatura ambiente.

    – Usar um pouco de ovo cozido ralado para decorar por cima.

    Essa é uma das possibilidades, mas use a receita que estiver mais a seu gosto e não se preocupe em ser tão rigorosa em seguí-las. Pode adaptar ou misturar receitas também que a criatividade é válida!

  161. Oi, Márlen!

    Olha, do lado direito da sua tela, na parte de cima, tem uma área chamada “Categorias”, clique em “Tá na Mesa” e busque alguma receita que te agrade, tem algumas sugestões. Recomendo que você procure o post “Receitas de Boteco”, para antes e depois do jogo tem ótimas opções.

  162. ola eu estou entrando no mercado aqui no Rio de Janeiro. Sou chef e morei no Sul do pais exatamente em florianopolis e tive um biffet por 15 anos lá e retornei para o Rio a 2 anos. vc pode me dar alguma dicas. Pois aqui é uma area muito diferente da onde eu vim, apesar que eu nasci e cresci aqui no Rio, mas me especialisei la em Floripa e São Paulo. onde fiz muitos cursos de especialização em decoração de mesas e cardapios… Trabalhei em empresas de biffet sofisticadissimos em Floripa que me ajudaram muito tambem em minhas especializações. desde já aguardo dicas e comentarios a respeito…… grato,,

  163. Oi, Altino! Eu moro na Espanha, assim que, infelizmente, não tenho grandes conhecimentos dentro do mercado carioca. Seu post está aí publicado para quem se animar a responder, ok? Do que conheço, o Rio de Janeiro tem uma tendência a ser mais informal. O despojado chic faz mais sucesso que o tradicional elitista, mas difícil dizer, sempre há público para tudo. Sorte para você!

  164. Oi, Bianca! Gostei muito do seu site, adorei suas dicas. Mas ainda estou com uma duvida, irei fazer um jantar para os meus sogros e meu namorado, o que você me sugere no jantar e na sobremesa ?
    Um grande Abraço, Parabéns pelo site, e Obrigada !

  165. Oi, Kamila! Obrigada e seja bem vinda! Olha, quando às sugestões, se você deu uma navegada pelos posts, tem algumas, mas preciso de maiores detalhes, porque sem nenhuma referência é difícil! Recomendo algum prato que você se sinta confortável em fazer, aquele que sempre dá certo e seus amigos elogiam. Melhor que seja alguma coisa simples e que você possa deixar adiantado antes dos convidados chegarem. Eles querem a sua presença e não te ver presa na cozinha 😉 E a sobremesa, pergunta a seu namorado se a mãe dele tem alguma favorita (melhor agradar a sogra… rs). Boa sorte!

  166. Sim, eu já dei uma olhadinha e pensei em fazer um arroz branco, com alguma carne diferente, uma Macarronada Húngara e uma salada bem bonita com um visual especial, já ficho muito esse prato, é simples e gostoso, mas não sei se é uma boa pra fazer para os sogros, rs! Enquanto a sobremesa irei fazer o que me recomendou, (é, e como é melhor agradar a sogra. rs) Obrigada mais uma vez.

  167. Oi, Kamila! Pois me parecem boas opções. Sogros e sogras assustam um pouco no início, mas são gente normal, como seus pais e os amigos dos seus pais. Eles provavelmente também estejam curiosos em te conhecer e felizes em terem sido incluídos no programa. Como comentei antes, o mais importante é você eleger pratos que esteja confortável em fazer. Espontaneidade e gentileza são os melhores remédios para quebrar o gelo. Uma música suave de fundo, não muito alta, pode ajudar a evitar momentos de silêncio constrangedor. Quando for perguntar da sobremesa, aproveita e verifica com seu namorado também se há alguma restrição alimentar, algum ingrediente no qual eles sejam alérgicos ou não possam ver nem pintados! Fora isso, acho que não tem erro! Bom jantar para vocês!

  168. Olá!!!

    Amei seu blog e preciso de ajuda,
    Sempre vejo fotos de mesas prontas para jantar com pequenos presentes dentro dos pratos. O que são, o que tem dentro? Na foto acima tem um cartão em cada prato, o que é? Aceito sugestões…
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada.

    Ceci

  169. Oi, Ceci! Obrigada! Mas que pequenos presentes? Não serão os guardanapos dobrados de maneiras diferentes? E na foto, os cartões são os cardápios do que será servido durante o jantar, cada convidado recebeu um. Assim podem se preparar para saber o que vão comer, quantos pratos serão servidos etc. É bastante útil também no caso do convidado não gostar ou ser alérgico a algum ingrediente.

  170. Oi, Ceci! Agora vi o que você falou dos presentinhos, é que no caso, é uma mesa de Natal. Também achei simpático aproveitar o tema natalino dos presentes e usar como decoração na mesa, ainda não tinha visto, mas adorei a idéia! Bom, você pode colocar caixinhas individuais com uma trufa de chocolate (ou algum outro docinho), uma mini flor, um enfeite pequeno de árvore de Natal, um cartãozinho de boas vindas e votos de Feliz Natal… infinitas possibilidades! Ou se for um jantar em família e quiser fazer algo bem humorado e dar um toque de descontração, pode colocar um bilhete de loteria esportiva ou uma raspadinha, quem sabe algum convidado é contemplado 😀 Feliz Natal para você! Abraço

  171. Antes de mais nada, parabéns pelo blog. Acho que vc é a pessoa ideal para me tirar umas dúvidas::
    1 – Preciso fazer um jantar para 25 pessoas. Quero um jantar charmoso, fino, mas sem muita formalidade. Tenho como colocar todas pessoas sentadas, mas não gostaria de servir à francesa, seria um jantar à americana mas todos sentados nas mesas (seriam 03 mesas). Aí surge a dúvida: deixaria os jogos americanos, copos, guardanapos e talheres nos lugares e os pratos empilhados para as pessoas se servirem no aparador e depois sentar? Teria garçons para servir bebidas. Como fica melhor?
    2 – Outra dúvida e quanto os copos. Meu copos de vinho sao grandes, maiores que os de água. Mesmo assim eles ficam à direita do copo de água?
    Tenho outras dúvidas para tirar depois. Grata, desde ja.

  172. Realmente adorei o post, vou usa-lo em outras ocasiões, afinal sabado vai ser uma festa simples. Na hora que ficar tudo em seu lugar tiro umas fotos e mando via email. Obrigada pela atenção.

  173. Oi, Sandra! Obrigada, vamos lá, vou tentar te responder:

    1 – Se o jantar é sentado, mesmo sendo à americana, facilita já ter tudo à mão dos convidados, exatamente como você falou. Inclusive a mesa fica mais bonita e organizada. Apenas os pratos à parte, empilhados próximo às comidas para as pessoas se servirem. Se você tiver mais de um garçon e a disponibilidade dos móveis permitir, deixaria um deles ajudando as pessoas a se servirem nas comidas e outro servindo as bebidas. Após estarem todos sentados, o primeiro garçon (das comidas) pode apoiar com as bebidas também. Ainda que tenha garçons servindo a bebida, acho conveniente haver uma jarra de água disponível em cada mesa.

    2 – A ordem das taças e copos segue igual, independente da sua taça de vinho ser maior.

    Bom jantar!

  174. OI Bianca!

    Minha duvida é quase a mesma da Sandra.
    Vou fazer um mini wedding e vou montar uma mesa banquete, aquela em que cabem vårias pessoas sentadas uma ao lado da outra.
    Queria saber se é errado deixar o prato na mesa banquete também, já montada, mesmo com o buffet a americana?
    Os convidados pegariam o prato que está na mesa banquete e se serviriam no buffet. Isso está ruim ou errado? O que é melhor?
    Meu casamento será no campo, a tardezinha.

  175. Olá adorei suas idéias.Moro em Manaus,e vou fazer uma jantar na minha na minha casa para alguns amigos e familiares quase 30 pessoas,minha casa é pequena,e gostaria de fazer uma decoração no pátio e montar a mesa com um Rechaud,vou alugar mesas para os convidados e colocar os pratos e talheres em uma mesa separado.o que acha?alguma dica..

  176. Obrigada, Claudia! Acho muito bom, jantar ao ar livre costuma ser bastante agradável. Não sei como está a temperatura em Manaus agora, mas imagino que quente, então melhor que seja bastante informal. Eu sempre gosto de aproveitar o que é melhor em cada região, assim que daria ênfase nos peixes e nas frutas. As frutas, inclusive, podem ser parte da decoração. Música também ajuda a direcionar o clima da festa, como é do lado de fora, você poderia ter alguém tocando um violão, por exemplo. Bom jantar para vocês!

  177. Claudia, não sei se você vai voltar por aqui, mas por curiosidade (e seria uma coincidência imensa), você contratou o Afonso para tocar?

  178. heheheheh… nossa, quanta coincidência! 🙂 Na verdade, tenho um amigo músico, Afonso Rodrigues, que morou aqui em Madri (eu moro em Madri) por alguns anos. Ele voltou há um ano mais ou menos para Manaus e seria um mundo muito pequeno se fosse o mesmo músico! Enfim, bons presságios para seu jantar, Claudia 😀

  179. oi bianca,parabens pelas dias.minha duvida e .vou da um jantar infomal na minha casa para amigos,20 no total.um dos amigos se ofereceu pra fazer frutos do mar,aceitei a ideia pois todos gostam,ninguem da turma bebe alcool,iremos tomar refri.guando eles vem aqui sempre sirvo chmpagne sem alcool,e antes do jantar sempre sirvo coquetel sem alcool.gostaria de saber qual salada posso servir e qual sobremesa.neste caso como sera frutos do mar posso usar os talheres normais,pois ele fara uma massa com frutos do mar.esse jantar sera para comemorar o aniversario de meu marido e caira na mesma data do dia do amigo,namorado aqui nos EUA,moro aqui,bjos obrigada.

  180. Oi, Rose, obrigada! Quanto à(s) salada(s), te sugiro uma salada verde (pode ser uma caesar) e um salpicão de frutos do mar. Quanto à sobremesa, depende, não sei o que você sabe fazer ou onde pode comprar, mas nos EUA a cheesecake, por exemplo, costuma agradar. Se seus amigos são brasileiros, uma saladinha de frutas também fica simpática e agrada aos mais preocupados com a dieta. Pode usar os talheres normais, até porque pelo que você contou, é um jantar informal com amigos. Eu morei uma época em Atlanta, e havia umas lojas de materiais para festas ótimas! Dando uma passeada por elas a gente sempre encontrava ítens interessantes para decoração. Feliz aniversário para seu marido e bom jantar para vocês!

  181. oi bianca…no final deste ano em dezembro vou fazer 25 anos de casada,o que vc me sugere para servir,e sobre decoracao vc pode me dar dicas,gostaria e uma coisa simples mas sofisticada.meus convidados serao apenas 100 pessoas.obrigada.

  182. Oi, Rose! Olha, nesse caso a responsabilidade é maior, não é só um jantar, mas todo um evento! 🙂 Fica difícil te dar “algumas dicas”, é algo mais complexo. Depende de um monte de informações que eu não tenho. Imagino que você vá contratar um buffet, que certamente te dará várias opções. Acho que o mais importante é fazer algo que seja a cara de vocês, convidando apenas a família e amigos bastante próximos. Quando você tiver uma idéia mais definida do que quer, pode me contar que te dou alguns palpites se funciona bem ou não. E parabéns antecipados!

  183. Ola Bianca, preciso de sua ajuda eu vou fazer 15 anos daqui a 1 ano para 300 pessoas, não sei como eu arrumo a mesa se boto já os pratos na mesa ou não, ou só boto os guardanapos, talheres e taça, POR FAVOR me ajuda ? não sei o que faço, e se botar já os pratos na mesa como servir ? Desde já agradeço.

  184. Oi, Ivete! Muita calma nesse momento, tem bastante tempo ainda para você resolver todos os detalhes. Como servir vai depender da sua proposta para a festa. Mas considerando que estarão recebendo 300 pessoas, imagino que irão contratar um buffet, não? Fica tranquila que um bom buffet saberá te orientar muito bem sobre o que e como servir. E vou te dizer uma coisa, em um aniversário de 15 anos, imagino que seus convidados estarão mais preocupados com a música e o ambiente do que como os pratos serão arrumados 😉 Besitos

  185. Olá Bianca,
    Adorei seu blog; inteligente e sensível, com comentários que levam em conta as coisas realmente importantes que pra mim são o bem estar e a alegria de viver, e receber ou ser recebido pelas pessoas que se gosta.
    Estava procurando informações a respeito de arrumação de mesas para um coquetel com serviço volante que faremos em homenagem ao nosso pai que completará 80 anos dia 19/05.
    Serão somente 150 pessoas, e o espaço é um antiquario com muitas mesas, acho que umas 20, todas antigas,e diferentes umas das outras. Não será jantar, então acho que não haverá necessidade de toalhas, ou mesmo jogo americano, mas pensei em colocar somente 1 passadeira de linho, com uma bainha larga, tipo guardanapo, no maior sentido da mesa, para dar uma certa uniformidade ao ambiente, caindo uns 30cm nas bordas, no comprimento. Estou meio insegura porque sempre vejo usando varias, cruzando entre si para marcar cada lugar.
    O que acha?
    Mais uma vez, Parabéns!
    Grande abraço,
    Luciana

  186. Oi, Luciana!

    Obrigada e seja bem vinda! Olha, 150 pessoas é gente pacas! rs Acho que o aniversário será animado e 80 anos merece! A idéia de fazer em um antiquário foi muito legal e certamente dará um charme extra. Não vejo problema nenhum em ter somente uma passadeira de linho. O cruzamento de passadeiras realmente ajuda a marcar lugar, mas não é um jantar, então também não precisa ser tão rígido. Na verdade, pensando em 20 mesas com todas essas passadeiras se cruzando, talvez ficasse até meio pesado, não? Pessoalmente, daria uma atenção especial aos arranjos de flores, acho que no ambiente de um antiquário, umas flores naturais trarão um frescor. Besitos e parabéns para seu pai! 😉

  187. Brigadíssimo Bianca!
    Foi realmente o que pensei…
    Vamos misturas flores em algumas mesas e castiçais com velas em outras, nas peças do próprio antiquário.
    Depois te conto como foi.
    Beijos

  188. olá Bianca?
    Minha mãe fará 80 anos no mês de junho,por ela gostar muito de festa junina ,resolvemos realizar a festa dela com algumas características juninas,porém que seja algo um pouco formal pelo fato de ser 80 anos..Resolvemos que iriamos dar um jantar,só que estamos em dúvida de que poderiamos oferecer como petiscos (entradas).Pensamos nos pratos para o jantar:assados ,arroz e salada doce e salgada,terá uma messa de compotas e as bebidas que será licores e pensamos em um quentão também e um vinho quente.Só que estamos em dúvidas ou seja não sabemos o que oferecer de entrada para os convidados.Parabéns pelo site,espero suas sugestões com muita ansiedade rsrs.Bjs e fica com Deus!!

  189. Oi, Inês!

    Acho ótimo aproveitar a temática de festa junina! Aqui pelos comentários tem alguma outra festa de aniversário que fizeram o mesmo e o aniversário de 60 anos da minha mãe também foi uma festa junina. Todo mundo adorou! Quanto aos petiscos, aproveitaria a temática e serviria comidinhas típicas: paçoquinha, canjica, mini cachorro quente, salsichão (cortado pequenininho), mini churrasquinho de palito… enfim, os aperitivos típicos de festa junina, mas servidos de um jeito mais elegante. Não precisa ser formal, mas pode ser bonito. E o bolo de aniversário, você pode fazer um cuscus branco (o de côco doce, não o marroquino salgado). Também aproveitaria e investiria na decoração, por exemplo, com as bandeirinhas coloridas.

    Quanto ao jantar, o que você disse me parece muito bom. Não sei se onde você mora estará frio, se estiver, além do que você disse, sugiro um caldo verde de entrada. O quentão e o vinho quente combinam perfeitamente pela temática, mas teria algumas garrafas de vinho normal por via das dúvidas.

    Feliz aniversário para sua mãe! 😉

    Besitos

  190. Bianca,
    Já estive aqui antes e tua opinião me fez mais segura. Volto com nova dúvida.
    Quero receber um casal para jantar. São meus chefes. Não quer um jantar super formal, mas simples e charmoso. Contarei com minha empregada, mas apenas na cozinha. Servirei um prato de forno de bacalhau e arroz branco. Minha dúvida é quanto à salada. Farei uma salada farta, variada. Voce acha que posso botar salada e prato quente na mesa ou tenho que primeiro servir a salada, trocar os pratos e servir o prato quente? Minha empregada é muito desajeitada para isto, vai acabar eu tendo que levantar para ajudar. O que voce acha? Beijos

  191. Oi, Sandra!

    Bem vinda de volta!

    Olha, o ideal realmente seria servir a salada primeiro, retirar e servir o prato quente. Caso contrário, fica a comida esfriando na mesa enquanto vocês comem a salada, ninguém sabe se põe tudo no prato de uma vez, enfim, sei que às vezes é complicado se o apoio da empregada não é confiável, mas com um pouco de paciência, deixando as coisas preparadas na cozinha com antecedência e orientando ela direitinho, pode funcionar. Faz um ensaio com ela, ninguém nasce sabendo, mas pode aprender e já te facilita para uma próxima vez. E se você precisar levantar um minutinho para ajudar não é tão grave. Como você disse, não é um jantar formal e as pessoas entendem. Ajuda se você for casada ou tiver mais alguém na mesa que “faça sala” enquanto você precisa ir à cozinha. E música ambiente também ajuda a preencher lugar.

    Por outro lado, se acha que vai complicar tanto assim sua vida, relaxa e serve tudo de uma vez. Não acredito que seus convidados saiam da sua casa reclamando sobre isso. Mas não é a melhor opção e como você me perguntou, sou sincera, ok?

    Bom jantar para vocês!

    Besitos

  192. Bianca, agradeço a resposta. Só mais uma perguntinha: Devo trocar os pratos e talheres para servir o prato quente. Beijos

  193. Oi, Sandra! Sim, mas os talheres já podem estar na mesa, não precisa trazer outra vez, só levar os usados na hora de trocar os pratos. Besitos

  194. Oi, Bianca. Adorei encontrar esse blog! Achei o máximo!!!!!
    Se você puder me ajudar, eu agradeço a atenção. Vou fazer um churrasco para comemorar o meu aniversário e tenho algumas dúvidas. Será feito na churrasqueira anexa ao salão de festas do prédio onde eu moro e vou utilizar os dois ambientes. Posso arrumar as mesas dos convidados com os pratos e talheres ou devo empilhá-los em uma mesa auxiliar? O churrasco não será servido nas mesas (a comida ficará em uma mesa auxiliar), haverá garçom apenas para servir as bebidas. Eu acredito que a mesa ficará mais bonita se já estiver arrumada com os pratos, talheres e guardanapos, mas não sei se é adequado, já que os convidados terão que ir até a mesa auxiliar para se servir. Tem algum problema se antes do churrasco eu servir alguma entrada ou aperitivos?
    Muito obrigada e parabéns pelo site!!!!
    Cintia

  195. Oi, Cintia! Obrigada e bem vinda! Olha, churrasco é um evento bastante informal por natureza. Pelas característias do evento, acho que será mais prático servir à americana, ou seja, ter os talheres e pratos empilhados em uma mesa auxiliar. Nada impede que sejam agrupados de uma maneira bonita e organizada. Você pode dar uma caprichada nas mesas e colocar alguns arranjos pequenos de flores. Não tem problema servir entrada ou aperitivos, na verdade, acho até melhor e podem ser coisas de churrasco também, como queijo coalho, pão de alho… Feliz aniversário! Besitos

  196. Olá! Farei um jantar em casa, mas n tenho lugar suficiente a mesa p todos os convidados, entao será servido a americano, mas quero saber é brega usar toalha??? Como posso fazer uma mesa sofisticada e moderna??? Obrigada!

  197. Oi,Vanessa! Usar toalha só deixa a mesa brega se a toalha for brega. Há várias toalhas lindas, elegantes e modernas. Simplesmente, hoje em dia há outras opções além da toalha, mas não descarta essa possibilidade. Você pode usar velas, flores, acessórios, passadeiras… depende do seu estilo e do tamanho da mesa. Considere que a mesa será apoio para o jantar, mesmo que as pessoas não se sentem ao redor dela. Usando velas e flores, cuidado para que os aromas não sejam muito fortes, atrapalha o paladar. E fazendo jantar americano, procure que a comida seja fácil para não complicar a vida dos convidados, o melhor é que não se precise cortar nada no prato (fazer isso no colo não é simples para todo mundo). Bom jantar!

  198. Obrigada pela atenção!!!
    A toalha que tenho é branca com detalhes de renascença… vi uma foto com essas passadeiras, mas fiquei em dúvida de como colocar os rechauds, ja que n tem toalha nesse exemplo. Acho que as passadeiras ficariam melhor se o jantar fosse empratado. Para não errar farei com a toalha mesmo e um arranjo com flores com aroma bem suave. Vi uns tubos de ensaio grandes outros pequenos e com flores brancas… o que vc acha??

  199. ola, gostei muito do seu site, será possível dizer-me que recursos materiais devia de utilizar num jantar de gala? Sou de Portugal, aguardo resposta.

  200. Oi Bianca. meu nome e Rose,vou fazer um jantar informal ,para comemorar meu aniversario,mais nao vou usar nada descartavel, e gostaria de fazer apenas comida italiana,sera para 25 pessoas,gostaria que vc me falasse o que posso servir,e tambem para sobremesa,nao bebemos alcool,nenhum dos convidados.Gostaria de saber se vc tem alguma receita de coquetel para mim.sera em julho,moro em Boston.possivelmente vou contratar um cozinheiro.obrigada.

  201. Oi, Rose! Sugiro que você faça pratos que possam ir ao forno, assim pode deixar tudo preparado antes e só fazer o acabamento na hora. Por exemplo, lasanha e rondelle. Poderia ter algo de carne também, como ossobuco ou almôndegas. De entrada, uma salada Caesar (como você deve saber, tem bastante saída nos EUA) e uma Caprese. De sobremesa, nada melhor que o tiramisú. Sobre receitas de coquetel sem álcool, te sugiro esse link http://tudogostoso.uol.com.br/categorias/1036-drinks-e-coqueteis-nao-alcoolicos-1.html. Feliz aniversário e bom almoço para vocês!

  202. Bianca, bom dia, gostaria de uma dica sua, gostaria de fazer um jantar simples para comemorar o aniversário de 60 anos da minha mãe, o que devo servir, moro em uma praia.

  203. Oi, Rejane! Procuro ajudar as pessoas com dicas, mas preciso de mais informação para isso, há um número infinito de opções. Morando em uma praia, recomendo que você ofereça algo relacionado a frutos do mar, pois costumam ser bastante frescos. Sugiro que você dê uma lida nos comentários, há várias idéias que você pode aproventar.

  204. gostei do seu blog,mas não gosto de comida espanhola e nem de espanhois,prefiro a comida tipica do brasil.
    você já provou as comidas do Pará?
    gostaria de saber se posso fazer um almoço ou jantar informal sem usar talheres de peixes,pois são caros e muito dificeis de se encontrar.

  205. Oi, “mapa”! Pois não tenho preconceitos com comidas nem com pessoas e sim, conheço algo da culinária paraense. Quando morava no Brasil, no centro do Rio havia um restaurante chamado “Casa do Pará” que servia uma paca ótima! E a mãe de uma grande amiga minha fazia um pato no tucupi maravilhoso! Enfim, respondendo sua pergunta, em uma refeição informal não é necessário seguir tantas regras, afinal, você está na república independente da sua casa, certo? Nesse caso, o mais importante é gostar de receber, se preocupar com que seus convidados se sintam à vontade e a comida esteja bem feita.

  206. Bom Dia.
    Porfavor, me indique um curso sobre o assunto como organizar mesa de jantar, almoço enfim, todos os tipos.Grata Giselma Piva

  207. Oi Bianca td bem?
    gostaria de entender como por uma mesa legal tipo toalha de renda branca tenho ,jogo americano vermelho suplast tenho verde bege e preto como posso montar ma mesa bem legal sempre coloco mesa pra cinco pessoas esse jogo americano usei no natal ficou bem bonita a mesa de natal, tenho duvidas se devo combinar o americano com o suplast e os pratos tenho liso e decorados, toalhas de varios tipos com flores bem discretas lisatbm …
    desde ja agradeço bjus

  208. Oi, Ana!

    Olha, há várias alternativas e combinações. O jogo americano eu uso sempre sozinho, sem suplat (não é errado, mas não gosto dessa mistura) e nunca com toalha. A toalha pode ser usada com suplat que fica legal. Se sua mesa for bonita, pode usar só o suplat, sem toalha e sem jogo americano (pessoalmente, não gosto dessa opção quando a mesa é de vidro). Agora, se você vai dar um jantar mais informal, pode inclusive combinar jogos americanos de cores diferentes, fica divertido.

    Quanto à combinação com a louça, pensa igual a quando você vai se vestir. Não é muito legal você combinar listras com bolinhas e flores, tudo ao mesmo tempo, concorda? É o mesmo princípio, se a toalha é estampada, busca uma louça mais neutra. Se o jogo americano é liso, pode usar pratos decorados. E assim por diante.

    Beijo

  209. Bianca, parabéns pelo site e por ser tão comprometida com os leitores, respondendo sempre suas duvidas.
    E a minha duvida é a seguinte: se vou servir salada verde como entrada e uma massa como prato principal, como devo organizar os talheres? Pois sei que a colher deve ficar a ponta (fora) da direita e em seguida as facas, mas nesse caso será utilizada a faca de apoio a salada primeiro. Posso colocar a faca para salada fora e a colher de apoio ao espaguete para dentro?

    Obrigada, desde já.

  210. Oi, Larissa! Obrigada e seja bem vinda! Olha, a regra é que a ordem dos talheres siga a mesma ordem em que os pratos são servidos, de fora para dentro. Assim que, de fora para dentro, sua faca virá primeiro (como você disse). A colher, geralmente, fica mais na “ponta” porque é usada para sopa. No seu caso, ela ocupa o lugar de uma faca (apoio ao espaguete). Resumindo: está certinho! Bom jantar!

  211. Adorei suas dicas , foram valiosas para mim. Vou procurar aplicar todas daqui por diante e além do mais teve um toque sutil de humor do qual gostei muito. Abraços !!!

  212. Olá!!!1 sou recém casada e adorando suas dicas pois eu e meu esposo adoramos receber em nossa casa.
    Receberemos proximo final de semana um casal de amigos ( ainda solteitos) como deve ser este jantar, ??? ainda estou em dúvida…

  213. Obrigada, Geneci! Seja bem vinda! Olha, perguntas genéricas são difíceis de responder, mas se você tiver paciência para dar uma passeada pelos comentários há várias dicas nas respostas. Bom jantar!

  214. OLÁ BIANCA,
    VC NEM IMAGINA COMO SUAS ORIENTAÇÕES ME AJUDARAM. PELA PRIMEIRA VEZ NA VIDA, VOU RECEBER TRES AMIGAS PARA JANTAR. IMAGINA COMO ESTOU ANSIOSA RSSSS. COMO ELAS SÃO VEGETARIANAS, PENSEI EM SERVIR UMA MASSA BEM GOSTOSA (AINDA ESTOU PESQUISANDO RSSS), MAS ESTOU MUITO INSEGURA EM RELAÇÃO AO QUE SERVIR QUANDO ELAS CHEGAREM, VC PODE ME DAR MAIS ALGUMAS DICAS? SE FOR POSSIVEL, É CLARO. PRA SOBREMESA , PENSEI EM TER DUAS POSSIBILIDADES. UMA DELAS SERÁ FRUTAS E OUTRA UM DOCE, ACHA LEGAL. MUITO OBRIGADA. MUITA LUZ E SORTE PRA VC. BJ

  215. Obrigada, Jocelei! Acho que massa é sempre uma boa opção para uma mesa onde se tenha vegetarianos e não vegetarianos. Algumas sugestões do que servir quando elas chegarem: enroladinho de abobrinha com tomate seco (cortar tiras finas e compridas de abobrinhas, grelhar rapidamente na frigideira com bem pouco azeite, sal e pimenta do reino; enrolar pedacinhos de tomate seco – que pode ser temperado com azeite e orégano – nessa tira de abobrinha, fica parecendo um sushi). Damasco com queijo cremoso e amêndoas (abrir o damasco com uma faca, como se fosse um sanduíche, mas não cortar até o final. Rechear com queijo cremoso, pode ser temperado ou de gorgonzola se você preferir. Enfeitar com uma amêndoa nesse queijo cremoso. Ou se quiser facilitar sua vida, frutos secos diretamente ou torradinhas/canapés com queijo. Quanto à sobremesa, acho boa a idéia de frutas e doce. Como você está servindo massa, talvez um tiramisú funcione bem e é simples de fazer. Boa sorte no seu jantar! Beijo

  216. Boa noite Bianca!

    Parabéns pelo site!
    Quero comemorar o aniversário de 60 anos do meu marido e quero oferecer um jantar informal para 15 pessoas. Quero servir pratos práticos, como estrogonofe e como ele adora torta capixaba e também gosto de prepará-la , será interessante?. O que você sugere de salada?
    Obrigada,

  217. Oi, Liz! Acho que quanto mais prático, mais confiança você terá em servir. E fazer um prato que ele adora faz todo sentido, principalmente por ser seu aniversário! Sugiro uma salada verde, bem fresca e colorida (folhas de diferentes cores, cenoura ralada, tomate picadinho, cebola frita crocante…) e uma salada caprese (tomate, muzzarela de búfala e manjericão). Bom jantar!

  218. Oi Bianca! Que achado esse site! Estou encantada com seu capricho e dedicação. Super parabéns!
    Tenho uma dúvida: Meus amigos adooooram cerveja. No geral, não tenho dificuldades com aperitivos, cardápio, arrumação e decoração. No entanto, nunca sirvo drinks antes do jantar pois acho complicado misturar cerveja com outras bebidas. O q acha? Estou fazendo certo? Eu posso servir uma cerveja especial (uma artesanal talvez) no lugar do drink antes de servir o jantar? E no caso de uma feijoada p uns amigos q estão vindo da europa, acha muito ruim q eu n sirva a nossa caipirinha (p n misturar c cerveja)?
    Gratidão desde já!

  219. Oi, Keyt! Não tem nenhum problema gostar de cerveja, muito menos oferecer aos seus amigos o que eles gostem! E se você vai servir cerveja no jantar, pode servi-la antes também. A idéia de uma cerveja artesanal é boa, ou uma mini-degustação de cervejas artesanais diferentes pode ser divertida. A caipirinha (com boa cachaça) é um ótimo aperitivo para a feijoada, de preferência, a clássica de limão ou de laranja. Quanto a ser um problema misturar com cerveja, depende muito. Considerando que uma feijoada provavelmente será servida em um jantar bastante informal, não vejo nenhum problema em relação ao protocolo, digamos assim. Mas nem todo mundo é capaz de misturar bebidas, é uma decisão pessoal.

  220. Olá, Bianca, achei o seu blog por acaso e gostei muito de suas dicas e sugestões. Farei um almoço informal para 20 pessoas, e o cardápio principal será lasanha. O que servir de entrada (aperitivo), de acompanhamento e sobremesa (pensei em iogurte caseiro com frutas secas e frescas dispostas a escolha)? Minhas dificuldades: sao pessoas que conheci recentemente, meu apartamento é pequeno para a quantidade de pessoas (pensei em servi-los no salao de festas do prédio) e todas sao ovo-lacto-vegetarianas. O que fazer para recebe-los bem e como decorar o ambiente. Ah, o motivo do almoço é homenagea-los… Trabalham com meu esposo. Besitos, aguardo resposta e desde ja agradeço

  221. Oi, Luciana! Pessoalmente, sempre prefiro receber em casa mesmo, mas se o número de pessoas não permite, sem problemas. Você pode seguir a linha italiana e servir de entrada uma salada verde e uma salada caprese. Deixaria os frutos secos como aperitivo, antes de se sentar a mesa. Iogurte caseiro com mel e frutas é boa opção de sobremesa, mas ainda na linha italiana, te dou um palpite de servir também um tiramisú (busca receitas pelo google, é simples de fazer, só precisa de um pouco de antecedência para repousar na geladeira). Quanto à decoração, é difícil dar alguma idéia sem conhecer o ambiente, mas flores frescas e velas são sempre boa opção, desde que em arranjos que não atrapalhem a visão e velas que não sejam perfumadas. Ou, se decidir seguir a linha italiana, pode fazer algo parecido a uma cantina. Bom jantar para vocês!

  222. Olá, tudo bem??? Tenho uma duvida eu posso misturar dois tipos de pratos para arrumar a mesa, pois tenho apenas 6 pratos de cada modelo, ou é preciso que todos seja iguais.

  223. Pode, Keila, desde que você faça de maneira original e seguindo algum padrão. Por exemplo, fica esquisito você usar 5 pratos de um jogo e 1 de outro. Fica claro que faltava um prato do primeiro jogo. Se você usar dois jogos, tenta usar a mesma quantidade de cada jogo e alternar na arrumação da mesa, de maneira que você sempre tenha um sim, um não de cada jogo lado a lado. Deu para entender? Por exemplo, se você tem um jogo branco outro jogo vermelho, na arrumação da mesa, você põe um branco ao lado de um vermelho… depois outro branco… depois outro vermelho… e assim por diante. Se notará que você fez intencionalmente e fica divertido 😉

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s