Kibe de bandeja

Kibe é um prato simples de preparar e costuma ter saída certa nas festas. Os kibes pequenos, tipo salgadinho, são deliciosos, mas dão muito mais trabalho, primeiro porque você precisa enrolar um a um e depois porque necessitam ser fritos no momento da festa. Você até pode fritá-los antes e esquentar no forno na hora, mas não fica igual. Enfim, sempre tento facilitar minha vida e o kibe de bandeja, ou seja, feito todo de uma vez em um pirex, é muito mais fácil, além de mais saudável, por ser assado.

 

Ingredientes:

 

1 kg de carne moída

250 g de trigo para kibe (sarraceno)

1 cebola

2 limões

1 maço de hortelã

1 pitada de noz moscada

1 pitada de pimenta do reino

manteiga

sal

 

Modo de Fazer:

 

          Colocar o trigo de molho por pelo menos 2 horas antes de começar a preparar todo o prato. Para facilitar, você já pode deixá-lo de molho em um escorredor dentro de algum outro recipiente com água.

          O trigo vai absorver a água e inchar, quase dobra em volume. Depois dessas duas horas ou mais, escorrer a água, apertando um pouco o trigo, como quem aperta uma esponja, para que saia o excesso. É aí que o fato de já estar em um escorredor facilita bastante.

          Misturar o trigo escorrido com a carne moída, cebola bem picadinha em cubinhos, hortelã picadinha, noz moscada, pimenta do reino e sal.

          Pessoalmente, adoro o gostinho do limão no kibe, mas tem gente que não gosta. Não adicioná-lo não irá comprometer o prato, só acho mais gostoso com limão. Inclusive, sempre ralo um pouco da casca verde e adiciono essa raspinha, o gosto do limão fica mais presente. Enfim, seguindo a receita, espremer o suco de dois limões e adicionar também (além da raspinha da casca, se gostar do limão como eu).

          Sal a gosto.

          Untar um pirex com manteiga e colocar essa massa do kibe como se fosse uma torta de carne. Fica bonitinho desenhar os quadradinhos com a faca e facilita na hora de servir. Colocar um pouco mais de manteiga sobre a massa.

          Cobrir o pirex com papel alumínio e levar ao forno já aquecido (+/- 170 graus). Deixar cozinhando no forno, coberto com o papel alumínio, por uns 30 minutos.

          Tirar o papel alumínio e deixar gratinar em forno alto, mais ou menos uns 10 minutos, depende um pouco do forno, melhor ficar de olho na primeira vez.

          Uma dica, se for servir em uma festa, você pode fazer só essa primeira assada coberta com o papel alumínio e tirar o quibe do forno. Manter fechadinho para não ficar seco. Na hora de servir, só precisa gratinar. Caso pareça um pouco seco, adicionar mais manteiga ou caldo de limão.

 

Pode ser servido puro, vai depender do que mais você estiver oferecendo. Mas fica muito gostoso com um molho de iogurte e pepino. Pão árabe vai bem.

 

O molho de iogurte também é fácil de fazer. Picar o pepino bem fininho, misturar com salsa picadinha, sal e iogurte natural. Gosto de por um pouco de cream cheese, dá mais corpo.

 

Caso você esteja preparando um desses kibes para levar à casa de algum amigo, pode ser feito em um recipiente de alumínio descartável que vá direto ao forno. Aconselho a já dar a primeira assada e deixar só para gratinar na casa da outra pessoa. Assim você facilita a vida da anfitriã.

 

Pode ser congelado. Prefiro congelar cru ou após a primeira assada, antes de gratinar. Porque ele fica mais gostoso gratinado no forno do que aquecido no micro ondas, assim, você aproveita o tempo do aquecimento para finalizar o prato. Fica com gosto de mais fresquinho e não resseca.

 

Dificilmente sobra nas festas, mas quando fica só aquele pedacinho da educação, quando os convidados se vão, cubro com uma fatia de queijo e vai para o micro ondas mesmo. É possível que seja uma heresia com a culinária árabe, mas fica bom…

 

 

4 comentários em “Kibe de bandeja”

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s