
O chá na Inglaterra é definitivamente uma instituição! Se não igual, acredito que talvez até mais forte que o café no Brasil. Absolutamente todo mundo toma!
Até aí, não é uma grande novidade para muita gente. Mas o curioso e que queria contar hoje é o fato de não ser incomum alguém que vá na sua casa te pedir chá. E não estou falando apenas dos seus amigos, pode ser simplesmente alguém que for prestar algum serviço, um ilustre desconhecido! Da mesma maneira que te pediriam, por gentileza, um copo de água, aqui pedem chá.
A primeira vez que isso aconteceu, achei engraçado. Havia ido em casa um “contractor” (como um mestre de obras) fazer alguns reparos e em determinado momento perguntei se ele queria uma água. Ele me respondeu que não, mas que ele aceitaria um chá. Sabe quando você fica na dúvida se era um abuso ou se era normal? Tipo, alguém vai prestar um serviço na sua casa, você oferece uma água e a pessoa vira e responde: não, mas quero um refrigerante!
Como assim? E se eu não tiver refrigerante na geladeira? Pois é, talvez você não tenha refrigerante ou suco, mas com a mais absoluta certeza, se você mora na Inglaterra, é lógico que você tem chá!
Claro que não liguei, quem me conhece sabe que todo mundo que vem na minha casa é bem recebido e não me custou nada fazer um chazinho. Só fiquei sem saber se era algo comum ou se foi só aquela pessoa.
Acontece que esse fato se repetiu e acabei descobrindo que não era abuso de quem pedia, era normal. Eu é que deveria ter oferecido antes! Mas que mal educada…
_ So, would you fancy a cup of tea?