Em muito pouco tempo morando por essas bandas, adquiri o excelente vício de tomar chá. No início era uma mistura de curiosidade com facilidade e diferentes ofertas, mas não demorou nada a entrar na minha rotina.
Porém, ainda não havia tido tempo de sair para tomar um chá da tarde que se preze, daqueles autênticos, com pequenos sanduíches, doces e sendo servido em jogos de porcelana fina.
Gosto desses chás da tarde desde pequena. Minha mãe, de vez em quando, marcava com suas amigas e era o típico “programa de gente mais velha” que nunca me importei em fazer. Na verdade, ficava doida para participar!
Enfim, agora morando em Londres, como poderia perder essa oportunidade?
Por completo acaso, acabei conhecendo uma leitora do blog que estava de passagem pela cidade. Ela se interessou em tomar o tal chá e pensei: perfeito, ainda terei companhia! Aliás, ótima companhia!
Marquei no Salão de Chá da Fortnun & Mason. Fica no quarto andar dessa tradicional loja de departamentos e é um espaço bastante elegante. Antes era ocupado pelo restaurante St. James, foi totalmente reformado e inaugurado, em 2012, pela própria rainha, como The Diamond Jubilee Tea Salon. É recomendável fazer reserva, principalmente, se for próximo às 17h.
Muito bem, você chega a uma recepção ampla, de madeira clara, com um belíssimo piano de cauda ao fundo, que a propósito, é tocado por toda à tarde. Ali guardam seus casacos, se for necessário, e te encaminham à sua mesa.
A decoração do salão é relaxante, em tom de azul turquesa suave, que é a cor da loja. Talheres de prata e flores naturais. Contando pode parecer meio pedante, mas a verdade é que tudo flui naturalmente, com certa classe, mas sem grandes afetações.
Sugiro uma taça de champagne ou espumante da casa para iniciar os trabalhos, e enquanto isso, você pode se decidir entre os três menus de chás disponíveis.
Escolhi o que me pareceu mais tradicional, o Fortnum’s Afternoon Tea, que consiste em sanduichinhos de pepino com menta, frango, cordeiro, ovos com mostarda e salmão defumado; seguido pelos “scones” com manteiga ou geleia; docinhos variados; tortas diversas e, o principal: o chá, que possui cardápio à parte. O custo desse menu completo gira em torno de £40. Não acho barato, mas considerando o que oferece, o serviço, o local e a cidade, não há milagre.
Tudo muito gostoso, garçons e garçonetes educados, bem arrumados e discretos, assim que, fora a culpa por relaxar na dieta, nada a reclamar! Admito que um bom papo também ajuda muito. O fato é que voltei para casa feliz, finalmente, desde que habito em terras britânicas, tomei um autêntico chá inglês com tudo de direito!
Lovely!
Amiga, quando for te visitar vou querer conhecer contigo 😉
Beijos e saudades
Aguardando a visita, Katita! 🙂 Beijo e saudades recíprocas!