Bolinho de tapioca com queijo

Da última vez que estive no Brasil, provei um manjar dos deuses que é o tal do bolinho de tapioca com queijo coalho. Bom, sou até meio suspeita para opinar, porque amo comida de boteco!

Quando cheguei em Madri, adaptei um pouco o que achei pela internet com o que podia encontrar por essas bandas e deu na receita abaixo, que modéstia às favas, não decepcionou nem um pouco.

Não temos queijo coalho por aqui. Substituí pelo queijo manchego curado. A tapioca a gente só encontra em caixa, mas funciona direitinho para a receita. O único cuidado é deixá-la de molho com antecedência para hidratá-la.

Uma vantagem dessa receita é que não é frita, é assada. Enfim, acho que fica mais leve e sempre que posso assar ao invés de fritar, prefiro. É mais saudável.

– 500g de tapioca granulada

– 500g de queijo manchego (ou algum outro queijo curado) ralado

– 1 xícara de leite quente

– 50g de manteiga

– 3 ovos

– 1 pitada de pimenta do reino branca

– 1 envelope de fermento em pó

– salsinha/cebolinha

– sal a gosto (cuidado porque o queijo já é salgado)

Deixar a tapioca de molho por, no mínimo, 1 hora (espere ela inchar). Eu já deixo ela inchando em uma peneira, dentro de uma vasilha maior cheia de água, porque é mais fácil de escorrer o excesso de líquido depois.

Após a tapioca inchar, escorra e misture todos os ingredientes em um multiprocessador, deixando o sal por último (se você colocar o sal antes, o
fermento não atua bem). Facilita também se diluir a manteiga e o sal no leite quente, nesse caso, toda essa xícara é o que entra por último na mistura.

Untar com manteiga as forminhas (ou uma grande forma, se preferir) e levar ao forno até dourar (aproximadamente, forno em 180º, uns 30 minutos). Nas forminhas dá um pouco mais de trabalho, mas ficam os bolinhos em formato mais adequado ao aperitivo. Em uma forma maior, é mais prático, mas a consistência é bem macia e não fica tão bonito ao servir no prato. Quando fizer em uma forma maior, também pode ser decorado com queijo ralado por cima.

7 comentários em “Bolinho de tapioca com queijo”

  1. Anônimo, geralmente uso forma de silicone, mas acredito que a forma para empadinha funcione também! Mas não esquece de untás-la bem! Boa sorte!

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s