A idade da base

Não sei se esse texto fará algum sentido para um homem, mas tenho quase certeza que o universo feminino entenderá.

Se houvesse um desses programas para adivinhar a idade de uma mulher ao visitar seu banheiro, não teria nenhuma dúvida, direto para seu estojo de maquiagem!

Entre os 13 e 15 anos, acho que eu não poderia so-bre-vi-ver sem um lápis de olho. Pintado principalmente por dentro da pálpebra inferior, aquela que a gente aprende mais tarde que é errado pintar porque borra. Mas por algum motivo, quando você tem 13 anos acha simplesmente lindo! Sombra, só se for preta! E geralmente é o próprio lápis contornando os olhos por cima também. Deve ser algum complexo de Cleópatra, sei lá!

Ainda na adolescência, você cisma com batom vermelho! Independente da sua cor, não importa! Na minha época ainda tinha um infeliz de um batom paraguaio permanente, que durava horas e não saía com água. Nos corredores do colégio, a gente descobria que ele era o máximo porque você beijava sem borrar! Aquela porcaria devia tingir a boca da gente! Era uma embalagem plástica verde com uns detalhes em dourado. Ninguém merece!

Bom, pelos meus 16 anos, veio a mal fadada época New-Wave-Punk-qualquer-coisa-esquisita. Daí a gente usava sombras coloridas e blush era fundamental! Aprendi logo a colocar o blush de maneira a afinar as bochechas, ainda que pesasse uns 45 kgs no máximo e não precisasse afinar absolutamente nada! Eu devia parecer uma caveira travesti!

Felizmente, esse período passa. A gente começa a trabalhar e, pelos 20 anos, a qualidade da maquiagem melhora drasticamente, assim como nosso senso estético. A máscara de cílios passa a ser sua melhor aliada. Você coloca e parece que seu rosto se levanta, nem precisa mais de nada. Com o tempo, um pontinho de sombra branca bem no começo dos olhos (no lugar onde nasce a remela), dá uma iluminada show!

Vai chegando pelos 30 e um delineador vem bem, aliás, muito bem! Além disso, você começa a entender porque existe o pó compacto.

O pó compacto é só uma preparação para o que você só vai entender mesmo pelos 40 anos: a tal da base.

Pois é gente, devo dizer que cheguei à idade da base… É dureza! Não há maquiagem que preste se não começar por ela.

O problema é que olho para frente agora e imagino qual será a próxima fase? O que falta em termos de recurso? Cimento branco?

Olho para as senhorinhas espanholas e vejo as mesmas sombras coloridas, o batom vermelho e o blush marcado do passado! Será que assim como tendemos a nos comportar como crianças quando envelhecemos, nossas maquiagens também voltam ao estilo original?

Alguém pode me matar se isso acontecer? Por favor!

10 comentários em “A idade da base”

  1. Hahahaha olha eu lembro muiiiiiiiiiiito bem desse batom da embalagem verde que tingia literalmente a nossa boca rssrs.
    Nossa, lapiz de olho nao podia faltar de nenhuma maneira, hoje vejo minha sobrinha pre adolescente usando pra ir pra escola srsrs.
    Nao saio de casa sem BASE hahaha !!!!

    Affeeee, será que voltaremos a usar essas maquiagens marcantes do estilo original??? Putz, me mata tbem hahaha

    Beijos

  2. Oi Bianca

    Olha que lembrei de todos esses produtos que voce escreveu, o triste é quando voce vai passar a maquiagem e a pele do rosto vem junto, hahahaha.

    Beijos

    Marianne

  3. ……cara, eu detesto maquiagem…. aliás, não detesto, mas nunca me acostumei a usar. Sempre fui adepta do movimento beleza interior e por isso sempre descuidei sumamente do meu rosto. Ultimamente percebi que valorizar a beleza interior não significa ter de parecer uma capiau e, né, eu até consigo ficar menos feia com uma coisinha ou outra.

    Quando eu uso, é só uma sombra, rímel e batom wow-tem-algo-diferente-em-você-mas-não-sei-o-quê. Não consigo colocar lápis de olho nem sob tortura, que lacrimejo horrivelmente e borra tudo.

    Agora, a verdade é que eu mesma uso uma basesinha aqui e ali e pó compacto, aos 21 anos. Sou bochechudinha e permanentemente rosada, o que me dá a aparência de uma menina de 17 anos. Nesse caso, a base é uma salvação da minha dignidade.

  4. Olha as exageradas!

    A Branca, com 21 aninhos diz que a base é a salvação da dignidade dela!!! Fala sério, Branca! Bochechas rosadas é tudo de bom! Usa só a máscara de cílios, no máximo, delineador!

    E a Marianne, dizendo que a pele do rosto vai junto? ahahahah… Parece que tem 90 anos! Você está inteiraça!

    Besitos

  5. Bianca, não sei se foi assim com você, mas é um momento “sorriso amarelo” pra mim quando seus colegas de curso de extensão, seu entrevistador de emprego e o cara que você está de olho há algum tempo, quando sabem a sua idade, ficam com os olhos do tamanho de pratos dizendo “Sério!? Mas eu jurava que você era menor de idade, parece uma garotinha, rsrsrsrsrs” (como se isso não piorasse a situação, né, porque aí eu coro)

    Já disseram que eu parecia mais nova que minha irmã de 15 anos!! Ah, peloamor… base!

  6. … tá bom, tá bom… você ainda vai sentir saudade desse tempo, Branca! 😀 Mas enquanto isso… santa base!

  7. Eu nao sei, mas esse meu retorno a Madrid, sem aquelas temperaturas suadas do Brasil ou da Ásia, me fez querer me maquiar sempre! Passo lapis pra vir ao trabalho, pra ir na esquina, passó pó…e sabe que peguei uns truques bem legais, só de ter que passar todos os dias e um dia querer parecer “profissional”, outro dia querer parecer “normal”, outro querer parecer “sexy”, outro querer parecer “dançarina de tango”, e por aí vai….tenho 2 casamentos em abril e to doida pra fazer minha própria maquiagem, agora eu acerto a mao 😉

  8. Pois é, notei que você anda mais maquiada mesmo e mais bonita! Sabe que ando em uma fase mais mocinha também, com vontade de me maquiar, usar vestidos, saltos, botas (sem ser de trekking)… Depois me passa esses truques legais, que essas dicas são sempre bem vindas! 😀 Besitos

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s