“Canje” da carteira de motorista brasileira pela espanhola

A troca da carteira de motorista de um estrangeiro pela espanhola se diz “canje”. Há mais ou menos cinco anos, quando chegamos em Madri, só poderíamos ter a carteira, ou carnet de conducir, se fizéssemos as provas teórica e prática novamente. Luiz não podia esperar e foi obrigado a fazer auto escola e provas outra vez. Como não tinha pressa, muito menos saco, resolvi esperar o tal do canje.

Finalmente, esse ano foi tudo regulamentado e no fim de agosto começaram a marcar as datas para realizarmos o procedimento. Abaixo conto todo o processo que passei e já adianto que não sei nada além disso. Vivo legalmente em Madri e minha carteira de motorista brasileira estava regularizada e válida.

A primeira coisa a se fazer é marcar a “cita”, ou seja, a data para ir até a DGT (Dirección General de Tráfico) entregar seus documentos. O telefone é 902 300 175. Ter em mãos seu NIE/DNI e carteira de motorista brasileira, você informará esses números, além do nome da sua mãe (o que imagino que todos saibam de cor).

Está demorando em média dois meses para conseguir uma data, mas isso pode variar bastante. Com sua data marcada, convêm checar pelo website se sua solicitação foi aceita ou está pendente de alguma informação por esse link.

Os documentos necessários são:

–         NIE/DNI – original e cópia

–         Carteira de Motorista Brasileira – original e cópia

–         2 fotos tamanho carnet

–         Certificado médico e psicotécnico

O certificado médico é o mesmo que se tira ao frequentar uma auto escola. No meu caso, fiz na Plaza Manuel Becerra, 18; tel 91 402 0973. Custou 30 euros e foi bem rápido e simples. Basicamente é um exame de vista e meia dúzia de perguntas, se você toma alguma medicação, tem algum problema etc. É necessário levar uma foto igual as que você levará para o carnet de conducir. A validade é de três meses.

A sua carteira de motorista brasileira é entregue na DGT, você literalmente faz a troca. Não adianta se fazer de esperto e dizer no dia que a esqueceu, ninguém é bobo. 

Pois muito bem, com sua cita marcada e aceita e seus documentos em mãos, comparecer na DGT, que fica na Calle de Arturo Soria, 125. Você vai no primeiro andar, confirma sua cita, pega uma senha de atendimento e um formulário para pagar a taxa de 26 euros. Não é necessário ir a nenhum banco, há caixas nesse mesmo andar que recebem a taxa. Depois é só subir para o quarto andar, com sua senha, e aguardar ser chamado. Esperei umas 30 pessoas, não foi muito demorado, pode depender do horário.

No mesmo dia, recebi uma carteira de motorista provisória, válida por três meses. Ou seja, você já pode sair de lá dirigindo legalmente. Durante esse período, a carteira definitiva deverá chegar pelo correio.

Agora é só esperar.

19 comentários em ““Canje” da carteira de motorista brasileira pela espanhola”

  1. Oi Bianca, tudo bem? Primeiramente parabés pelo blog tão informativo!
    Meu nome é Durval e encontrei seu blog por casualidade fazendo uma pesquisa na internet sobre a troca da habilitação. Achei seu relato muito útil, entretanto ainda tenho algumas dúvidas e ficaria eternamente grato se você pudesse esclarecê-las para mim com base na sua experiência. Caso você tenha interesse em me ajudar por favor me envie um email xxxxx12@hotmail.com e eu lhe responderei com minhas dúvidas!
    De antemão muito obrigado pela sua atenção.
    Abraços
    Durval

  2. Oi Bianca, tenho uma duvida. Estou morando em Londres e estou indo la no DGT em almeria trocar minha carteira de habilitacao. Gostaria de saber se preciso fazer alguma traducao juramentada da minha carteira.. pois li em alguns blog que era necessario fazer.

    Grato, Jaime

  3. Nem idéia, Jaime, só fiz meu processo da brasileira. Mas imagino que precise da tradução juramentada sim. Boa sorte para você!

  4. Bianca, boa tarde!
    Estou indo para Madri no dia 12 de novembro, gostaria de saber se vc conhece algum motorista Brasileiro que pudesse rodar comigo e minha esposa pela Espanha.

    Agradeço

    Dias

  5. Oi, Dias! Por acaso conheço um que talvez possa, peço para ele te procurar nesse seu e-mail? Seriam por quantos dias e onde vocês pretendiam ir?

  6. Bianca, vamos chegar em Madri no dia 12 de novembro, estamos montando o nosso roteiro, vc. tem sugestão de cidades que poderemos visitar em uma semana?

    Dias Vieira

  7. Dias, isso depende muito do gosto de cada um, tem gente que prefere fazer um roteiro de vinhos (região da Rioja), outros de paisagens diferentes (Asturias), outros pelas cidades mais conhecidas (Sevilla, Córdoba, Granada, Barcelona, Valencia), outras pela rota do Caminho de Santiago (Pamplona, Leon, Burgos, Santiago de Compostela), outras pelas cidades pequenas em volta de Madrid (Toledo, Segóvia, Ávila, Escorial, Patones)… enfim, são muitas possibilidades! Te enviei um e-mail com o contato do Fernando, um amigo meu, assim vocês podem conversar melhor. Boa viagem para vocês!

  8. Rafael, você pode dirigir no Brasil com a carteira espanhola, mas só como turista. Precisará estar com seu passaporte em mãos para provar que não voltou a morar no Brasil. Se voltar a morar no Brasil, precisa fazer novamente o “canje” por lá. Minha sugestão é que, quando você vá ao Brasil, vai no Detran e diz que sua habilitação se extraviou, não fala nada do “canje”. Daí pede uma segunda via da carteira brasileira.

  9. Boa noite, gostaria de saber se quando já tenho o meu NIE em mãos se posso de imediato fazer a troca da carteira, ou se preciso esperar 6 meses pra poder fazer a troca? Grata Janiete Pereira

  10. Janiete, francamente não sei, já nem moro mais em Madrid. Mas acho que são processos diferentes, não deveria precisar esperar 6 meses, imagino que possa se fazer direto.

  11. Aprovei o comentário acima do “Help Card” porque talvez ajude alguém. Mas deixo claro que não conheço a pessoa e não assumo nenhuma responsabilidade como indicação.

  12. ola bianca estou fazendo o canje e tenho algumas duvidas meu nome espanhol ficou diferente da minha carteira de motorista brasileira isso tem algum poblema e qual a data de emissao q fica na carteira espanhola fica a antiga da brasileira

  13. Hola bianca eu moro na italia, porem tenho a dupla cidadinanza espanhola., Aqui na italia dirijo com a carteria internacional, mais ja està terminando, nao queria fazer a carteira italiana, queria trocar a minha brasileira pela a espanhol, a minha pergunta è morando na italia posso trocar minha carteria de motorista ai na espanha?
    Por favor me responda o mais rapido possivel porque minha carteira ja està por terminar.
    MUITO OBRIGADO
    ANDRE.

  14. Gente, sinto muito, mas não trabalho nessa área e não ganho absolutamente nada com isso! Simplesmente, descrevi uma experiência pessoal para facilitar a vida de algumas pessoas. Mas se vocês prestarem atenção, o post é do final de 2009! Já nem moro mais em Madrid. Sorte para todos!

  15. OLÁ EU GOSTARIA DE SABER SE EU COM HABILITAÇAO BRASILEIRA SACADA RECENTEMENTE ,CONSIGO CAMBIAR EM ESPANHA,MEAJUDE POR FAVOR, ESTOU MARCHANDO PRONTO…GRACIAS

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s