Saladas para festas

Sempre insisto que um dos pontos principais para quem recebe é se preparar, não deixar para fazer as coisas no momento em que os convidados estão na sua casa.  

Nesse sentido, a comida acaba sendo um dilema. Os pratos quentes costumam ser mais atrativos, principalmente do meio para o fim da noite, quando a gente já bebeu um pouco. Entretanto, se você não tem um certo domínio na cozinha e/ou está recebendo um número considerável de pessoas, os pratos quentes podem te enrolar. 

Existe um meio do caminho que funciona muito bem, são as saladas. Não estou falando das saladas verdes, essas podem até ser muito gostosas, mas não sustentam o povo numa festa. No popular, você precisa de mais “sustança”. Há saladas de carne, massas, batatas, enfim, ingredientes que tem o status de refeição. Não é a única possibilidade, mas acho uma boa opção que deve ser considerada. 

Reza a lenda da etiqueta que não vamos para uma festa matar a fome, e que só devemos praticamente fingir que comemos. Tá bom… tá certo… mas que festa mais chata, né? Sinto muito pessoas chiquérrimas, mas gosto de comer bem, acho um saco beber sem ao menos ter o que beliscar, e simplesmente amo quando meus convidados se servem à vontade. 

É importante também testar um pouco as receitas e conhecer melhor seus convidados, já notei que dependendo do país que estou, algumas saem mais que outras. Vale lembrar que os costumes alimentares vão mudando, por exemplo, nos EUA ninguém quer comer carboidratos, as saladas de carne saem bastante, mas as de batatas sobram. Na Espanha, são tradicionais, não comem nada que pareça oriental, os vegetais e comidas regadas com azeite tem saída certa. Também tenho mais amigos vegetarianos, amigas de dieta, outros alérgicos. Enfim, estou generalizando um pouco, mas o que quero dizer é que é bom pensar nos convidados individualmente quando elaborar o cardápio, mesmo sendo na sua casa. 

Então, mãos à obra, vou passar algumas receitas que costumam funcionar. 

1 – Carne louca ou salada de carne

É de origem italiana, em São Paulo o pessoal adora! Em Atlanta, os amigos também gostavam muito, principalmente por ser quase proteína pura. Em Madri sai pouco, acho que parece esquisito para eles a carne desfiada, e depois a carne de boi aqui não é tão saborosa.  

Ingredientes: 

Carne – lagarto (+/- 1kg)

Cebola (2)

Cenoura (1)

Salsa cebolinha (1 molho)

Pimentões (1 verde, 1 amarelo e 1 vermelho)

Alho (2 ou 3 dentes)

Azeite (bastante)

Limão (1)

Sal 

Modo de Fazer: 

          Cozinhar a carne na panela de pressão, com água até o limite. Nessa água, colocar uma cebola cortada em uns 4 pedaços, 1 cenoura também partida, sal ou um tablete de caldo de carne, e um ramo de salsa cebolinha. Cozinhar por uns 30 minutos, depois da pressão apitar. A carne precisa ficar no ponto para ser desfiada, se os 30 minutos for pouco, deixar mais.

          Retirar a carne. Essa água que ficou na panela, você pode coar e manter para fazer um brodo, fica delicioso e é rico em proteína. É fantástico para dietas, porque é ralinho e te sustenta que é uma maravilha! Mas essa é outra história.

          Voltando à carne, desfiar inteira, checar o sal e reservar. Não deve estar muito salgada, porque ela ainda levará azeite.

          Picar a cebola e os pimentões em tiras finas, mais ou menos no tamanho das tiras de carne desfiada.

          Tem gente que usa esses pimentões e cebola crus. Prefiro dar um susto neles antes, para não ficarem tão fortes. Em uma panela, colocar um fio de azeite, um ou dois dentes de alho machacados e refogar a cebola e pimentões. Fazer isso muito rápido, não é para cozinhar, como disse, é só dar um susto para quebrar um pouco o cru. Fica inclusive mais fácil para misturar com a carne depois.

          Misturar todos os ingredientes: carne, cebola e pimentões.

          Temperar com azeite generosamente e um pouco de caldo de limão. Gosto de ralar um pouco da casquinha do limão também, mas é gosto pessoal.

          Pode ser feito no dia anterior à festa e guardado na geladeira, sem problemas. Melhor retirar com uns 20 minutinhos antes de servir, para dar tempo do azeite derreter. 

2 – Antepasto de Beringela 

Receita de uma amiga, andei mudando um pouquinho porque nunca consigo seguir religiosamente. Da primeira vez que fiz, fiquei na dúvida se o povo ia gostar de comer beringela, no Brasil ela é meio desprezada tadinha. Durou minutos, esse prato voa aqui em Madri! Também funciona como prato vegetariano e não tem ingredientes que costumam provocar alergias. 

Ingredientes: 

Beringela (2)

Tomates (5 pequenos ou 3 grandes, nessa ordem de grandeza. A receita original era com pimentões, mas tenho alguns amigos com problemas em digerir pimentão, troquei por tomates. Você decide!)

Ketchup

Azeite (a rodo!)

Sal grosso

Orégano 

Modo de Fazer: 

          Cortar a beringela em cubos. Levar os cubos a um recipiente que possa ir ao forno e regar com bastante azeite. Esse procedimento deve ser rápido para a beringela não ficar preta.

          Cortar os tomates em cubinhos e adicionar ao recipiente.

          Adicionar ketchup e azeite, até ficar tudo molhadinho.

          Adicionar sal grosso e orégano.

          Levar ao forno e mexer de vez em quando para que tudo cozinhe por igual e a beringela incorpore bem o molho. Deve levar em torno de 30 minutos.

          Também pode ser feito no dia anterior e guardado na geladeira.  

3 – Salada de batatas 

Nunca é a estrela da festa, mas é um ótimo acompanhamento! Pode fazer uma maionese normal, funciona, mas prefiro fazer uma gracinha para ficar diferente e acrescento iogurt, mostarda, alecrim… vale a criatividade. 

Ingredientes: 

Batata

Ovo

Maionese

Mostarda

Iogurt

Cream Cheese

Alecrim ou Orégano

Sal 

Modo de Fazer: 

          Cozinhar as batatas em cubos, sem deixar ficarem muito molengas. Pode usar batata comprada já cozida, mas as frescas ficam melhores.

          Cozinhar um ou dois ovos e separar a clara da gema. A clara deve ser cortada em cubinhos ou ralada e misturada às batatas.

          A gema é amassada, misturada com maionese. Eu acho a maionese pura meio sem graça, por isso, misturo também um pouco de mostarda, iogurt ou cream cheese.

          Uma ervinha para dar gosto, o alecrim combina muito com a batata, mas para quem usa cream cheese, o orégano também cai bem.

          Sal à gosto.

          Essa é melhor fazer no próprio dia da festa. Guardando na geladeira não costuma ser um problema, mas não gosto de abusar com maionese. 

4 – Batata calabresa 

Outra vez, costuma funcionar melhor como acompanhamento. Mas vai bem para ter um pouco de endorfina rolando na festa. 

Ingredientes: 

Batatas pequenas, das que se comem com casca

Pimenta negra em grão

Pimenta vermelha em grão ou pimenta de cheiro

Tomilho ou sálvia

Azeite

Sal 

Modo de Fazer: 

          Cozinhar as batatas pequenas, com casca e tudo. Adicionar um pouco de sal nessa água onde as batatas serão cozidas.

          Escorrer quando estiverem cozidas ao dente.

          Fazer um molho com azeite, pimenta negra moída, pimenta vermelha moída ou pimenta de cheiro em fatias bem fininhas. Adicionar as folhinhas do tomilho ou sálvia.

          Misturar esse molho nas batatas e corrigir o sal, se necessário.  

PS: avisar aos convidados que o prato é picante! 

5 – Salada de frutos do mar 

Funciona nos quatro cantos do mundo, mas cuidado com os alérgicos! 

Ingredientes: 

Camarões

Polvo

Cebola

Tomate

Pimentão verde

Cebolinha, salsa ou cuentro

Azeite

Limão

Sal 

Modo de Fazer: 

          Cozinhar os camarões e descascar. Cozinhar o polvo e cortar em tiras, pode comprar o polvo já cozido que funciona também (pelo menos na Espanha). Se achar que vai se enrolar com o polvo, pode fazer com lula ou só os camarões mesmo.

          Cortar bem pequenininho a cebola, o tomate e o pimentão verde.

          Picar a cebolinha, salsa ou cuentro. O cuentro funciona melhor que a salsa, mas tem mais risco de algum convidado não gostar, a salsa é mais neutra.

          Fazer um tipo de vinagrete com o azeite e limão. Por ser um vinagrete, cabe um pouco mais de acidez do limão.

          Misturar os frutos do mar e checar o sal.

          Esse prato é melhor servido com pão, para molhar no vinagrete. 

5 – Salada oriental (pato) 

Eu adoro! Mas aqui na Espanha nunca tem saída. No Brasil e lugares onde se costuma experimentar outras cozinhas, sai bastante. 

Ingredientes: 

Peito de pato

Cogumelos (de preferência uns 2 ou 3 tipos)

Cebola (1 pequena)

Alho poró

Cebolinha

Vinho do porto ou whisky (1 cálice)

Noz Moscada

Shoyu

Mel (2 colheres de sopa)

Manteiga (2 colheres de sopa) 

Modo de Fazer: 

          Cozinhar o pato até o ponto de desfiá-lo. Reservar o pato desfiado.

          Limpar e picar os cogumelos. Se for shimeji, não precisa picar, só soltar os cabinhos. No caso do Shitaki, melhor partir em tiras. Diz a lenda que cogumelos não devem ser lavados, mas como não gosto de comer terra, eu lavo e seco bem.

          Em uma wok ou panela, esquentar a manteiga. Pode colocar um fiozinho de nada de azeite só para a manteiga não ficar preta, mas a base é manteiga. Refogar a cebola cortada bem pequenininha.

          Adicionar o mel, os cogumelos e um pouco de noz moscada.

          Adicionar o alho poró e a cebolinha em tiras de tamanho aproximado ao pato desfiado.

          Shoyu generosamente e vinho do porto

          Adicionar o pato e misturar tudo.

          Pode ser preparado na noite anterior e refrigerado. Retirar da geladeira uma meia hora antes de servir. Esse prato pode ser servido frio ou quente, se preferir, também pode ser esquentado no micro-ondas.  

E por hoje, vou ficando por aqui. Com algumas dessas saladas, um pãozinho, uns frutos secos e um queijinho para completar, tranquilamente você tem arsenal para uma noite inteira! E o melhor, sem praticamente mover um dedo durante a festa!

17 comentários em “Saladas para festas”

  1. Biiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    Nao acredito!!!!

    Você sabe que adoro cozinhar, adorei descobrir esse cantinho….

    Essa famosa carne louca sua… ñham ñnham……. da água na boca só de pensar…

    Já estava na mira dessa receita…

    obrigada Bi!

  2. Que delícia… Carne louca, antepasto… faz tempo que nao como nada disso. Agora é só lutar contra a preguiça e testar as receitas! E o que é melhor, sao receitas que leio e sinto que posso colocar em prática.
    Vejo que seus convidados sao muito bem alimentados. 🙂

    besos

  3. Oi, Phlox! Não são receitas difíceis, todas rápidas de fazer, são coloridas e bonitas. Tenho certeza que você pode colocar em prática! Depois me conta…
    Besitos

  4. Bita, adoro carne louca, realmente conheci pela familia do Nando que é de Sampa!

    Aproveito pra testar o comentario logada!!!

    Ah, a salada de macarrao tbem é maravilhosaaaaaaaaa !!!

    Besitos!!!

  5. …ahããnnn… a foto funcionou! Agora vamos ver a carne louca… heheheheh…

    É verdade, tem salada de macarrão, quer dar a receita?

    Besitos

  6. Oi, Sarah!

    Seja bem vinda! Em breve, coloco outras receitas no ar!

    Besitos e feliz aniversário para seu filho!

  7. Estou numa fase mega-cozinheira! Vou testar suas receitas! Alias, hoje vou tentar fazer falafel… Sera’ que eu consigo? Bjs!

  8. Oi, Selma! Claro que consegue! Depois me passa a receita! Assim que regularizar a internet, vou postar uma de quibe bem legal e fácil.

  9. Queridona, MUITAS SAUDADES SUAS!!!! Estou em Sampa hoje e algumas horas navegando no seu novo blog… até me animei de ir pra cozinha!! Se vcs gostam de canellone, tenho uma receita nova facinha facinha e deliciosa! Um beijo grande Mari

  10. Oi, Mari! Que saudade! Em junho a gente vai para o Brasil, vamos marcar.
    Quero a receita do canellone sim, viu a do antepasto de beringela já está rolando 🙂
    Besitos

  11. Carne louca já parece comigo.
    Gosto muito de carne de panela.
    E essa dessa forma deve ser uma delicia, vou fazer.

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s