9 – Zapatero na cabeça!

Política, futebol e religião não se discute, mas que a gente torce… torce!

Zapatero (PSOE) acaba de vencer Rajoy (PP), e seguirá seu segundo mandato. Entre defeitos e qualidades, acho que o governo do PSOE alcançou uma série de melhorias sociais. Foi criticado por suas negociações com ETA, mas não sei até que ponto o PP faria melhor, duvido.

Pessoalmente, porque no fundo cada um opta de acordo com seu próprio umbigo, acho o Rajoy um chato, e o que me irritou profundamente foi a maneira como o partido utilizou o tema da imigração durante a campanha. Nesse momento, boa parte dos espanhóis médios acreditam que os imigrantes chegam todos aqui em pateras para roubar os empregos e assaltar o país!

Enfim, acho que a situação tende a se acalmar, alguma birra entre imigrantes vs. espanhóis provincianos vai ficar, porque o assunto foi inflamado. Mas por outro lado, a imprensa já não terá tanto interesse em polemizar essa questão. Assim espero. E ainda que os espanhóis que votaram no Zapatero, não necessariamente o fizeram por esse tema, no mínimo demonstra uma visão mais aberta e globalizada. O que vejo com muito bons olhos!

E la nave va…

6 comentários em “9 – Zapatero na cabeça!”

  1. Oi Bianca
    Pois é esse politico não se declarou a favor por completo dos imigrantes que chegam aos montes ai, mas pelo menos não foi totalmente contra como o outro. Alguns brasileiros esses dias tiveram sua entrada negada no país pelo que me pareceu sem motivo algum. Muitos estavam só de passagem pela Espanha pois iriam fazer um curso em Portugal. Bem, sei lá, só sei que com isso complicou a vida de alguns espanhois aqui quando chegaram no aeroporto, também foram mandados embora sem motivo aparente algum. É o olho por olho, dente por dente.
    Menos mal que a eleição acabou e vamos ver se tudo acaba bem pros dois lados.
    Beijos

  2. Eu, aqui de SP, tentei companhar as eleicoes e … VIVA ZP!!

    Beijoca,
    Lu.

    obs: teclado americano, sem c cedilha, sem acento e sem nadaaaaaaaaaaa

  3. Oi, Marianne!

    Essa história da imigração é um balaio de gato e não dá para tratar tudo em um pacote só. Leis de controle de imigração são fundamentais, não se pode simplesmente aceitar todo mundo que chega, regras são regras.

    O que acredito é que realmente andaram exagerando e o Brasil reagiu, é como tem que ser. Até o consul brasileiro se envolveu nesse assunto dos estudantes. Quem é o idiota que imagina um diplomata defendendo a entrada de imigrantes ilegais? Foi um absurdo!

    E os espanhóis que foram mandados de volta não foi “por motivo algum”, eles não apresentaram as condições exigidas para visitar o país. Outra vez, regra é regra.

    Aplicar a lei está correto, o que não pode é ficar se baseando em critérios subjetivos e tratar mal as pessoas, nem no Brasil, nem na Espanha. Não dá para entrar na paixão nacionalista e começar uma queda de braços besta.

    Definitivamente, como já comentei no texto, houve muita exploração do tema por questões políticas. Espero que melhore agora. O tempo dirá. Com a vitória do Zapatero fiquei mais otimista. Não acredito que ele saia defendendo a “bandeira dos imigrantes”, nem precisa disso, só um pouco de clareza e justiça seria suficiente.

    Besitos, Bianca

  4. Oi!

    Eu só tenho uma coisa a declarar: fui votar no domingo do lado de casa e votei, CLARO, no Zapatero. No PSOE e nos Verdes… hehehehehehehe

    O engraçado é que o lugar da minha votação era muito, mas muito do lado de casa mesmo. Mais perto o colégio em que as pessoas iam votar do que o metrô – e olha que ele é muuuuito perto. Mas o mais cômico foi o estilo “feira” das eleições aqui. Uma comédia. Tenho que outra escrever um texto sobre isso no meu blog… hehehehehehehe. E também engraçada a quantidade de velhinhos por metro quadrado… todos vestidos “super bem”, com a melhor roupa tirada do armário, como se fossem para a missa, sabe? Pois sim… e como diria um amigo meu, moro em um dos bairros mais “fachas” desta cidade, ou seja, a maioria votante do PP… e eu lá pegando o papelzinho do PSOE na grande mesa da feira… hahahahahahaha. Engraçadíssimo!

    E viva o Zapatero! Um milhão de vezes ele, com seus defeitos e qualidades, que aquele inergúmeno e desprezível Rajoy. Ui!!!!

    Beijossssssssssssss Bi!

  5. Oi Bianca,
    Olha, torci mto para o ZP! Poucas vezes vi um candidato tao chato e com um discurso tao ultrapassado como o do Rajoy.
    Zapa na cabeça e no coraçao!

    Beijos,
    Tereza

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s