Cuidado com o “chupito”

Chupito é um tipo de drink pequeno, como um shot. É comum, por exemplo, ser oferecido como cortesia nos restaurantes em um final de jantar. Normalmente, são licores fortes e digestivos.

 

Nas áreas onde há casas noturnas, como bares ou boites, uma forma de atrair clientes para o local é também oferecendo chupitos de cortesia. Funciona da seguinte maneira, a casa contrata alguém, como um relações públicas, que fica do lado de fora convidando as pessoas que passam na rua para entrar. Pelo centro da cidade, onde há uma enorme quantidade desses locais, é normal você passear pela rua ouvindo o tempo todo: ¿un chupito?

 

A gente já fez mil piadinhas por causa disso. Vamos combinar que, com esse nome… se alguém te oferece um chupito no meio da rua no Brasil, você fica meio tenso. Mas hoje o assunto é mais sério.

 

Caso você aceite, esse relações públicas entra com você e te dá um drink. Ele é remunerado de acordo com o número de clientes que consegue fazer entrar na casa. As próximas bebidas consumidas são por conta do próprio cliente. Ou seja, é uma maneira de fazer o local encher, um atrativo.

 

Até aí, nada demais. Pessoalmente, não costumo aceitar os tais chupitos porque acho ruim, são poucas as bebidas que gosto. Mas nunca havia ouvido sobre nenhum problema. Sempre achei uma maneira inteligente e simpática de atrair clientes. Ninguém quer entrar em um bar vazio, quanto mais animado, mais gente entra e você acaba consumindo mais alguma coisa.

 

Porém, ontem, uma amiga me contou que ela e uma outra menina quase entraram numa fria por causa dessa história. O que acontece é que, por estar em uma cidade teoricamente segura, a gente às vezes relaxa demais, e não pensa que, na realidade, esse negócio do chupito consiste em um completo estranho te dando uma bebida.

 

Aqui é comum você não ficar em um bar só durante toda à noite. Você entra, toma uma coisinha e se a música agradar, fica um pouco mais. Depois muda para outro bar e assim por diante. Muito bem, o que aconteceu com elas foi mais ou menos isso, um rapaz ofereceu os chupitos, elas aceitaram, entraram no bar e tomaram. Mas não gostaram tanto do lugar e resolveram, logo em seguida, mudar para outro, que ficava bem ao lado.

 

Mal entraram no bar seguinte, nem beberam mais nada, e começaram a se sentir estranhas. Como foram as duas ao mesmo tempo, ficaram desconfiadas e sairam imediatamente com a intenção de voltar para casa. E porque às vezes a sorte também ajuda, havia um taxi bem na saída do local e elas basicamente mergulharam nele. No taxi elas já não conseguiam falar mais onde moravam, uma delas lembrou de mostrar a identidade, porque consta escrito seu endereço. Saltaram do carro passando mal horrores e, pelo que entendi, com problemas de coordenação, meio passivas.

 

Minha amiga nem tentou seguir sozinha para casa dela, ficaram as duas juntas, na casa dessa outra menina, cuidando uma da outra como podiam. Conheceram a versão espanhola do “boa noite cinderela”. Felizmente, com um final sem maiores gravidades.

 

Portanto, deixo aqui um alerta. Como disse antes, até esse momento não havia escutado nenhuma história ruim a respeito, e oferecer o chupito é uma boa estratégia mercadológica. Acredito que a grande maioria das pessoas que trabalha chamando os clientes na rua e nos bares é de gente honesta, mas fazer o que? Não está escrito na testa de ninguém quem é bem ou mal intencionado. Então, um pouco de cuidado com o que se bebe na noite madrileña e canja de galinha, não faz mal a ninguém.

6 comentários em “Cuidado com o “chupito””

  1. fora ter sido a primeira vez que ouvi falar do tal chupito, gostaria de parabenizar pela clareza, coesão e a boa redação do post. idéias muito bem organizadas.

  2. Chupito é o apelido do meu gato Emmett. Foi procurando o significado que achei essa pagina. rs mas o apelido do meu filho é com J. bjs

  3. Vish que tensa essa situação. Estava aqui a passar, pra saber do que se tratava tal bebida. E me deparo com isso, ainda bem que não ocorreu nada(além disso) de errado com elas. ufáh…

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s