20 – Los papeles

A toda documentação necessária para que um imigrante esteja legal no país, chamamos “papeles”. Ou seja, um empregador que se disponha a contratar um estrangeiro, pergunta normalmente se tem os tais papeles em ordem. Sem papéis aqui você está ferrado!

 

Hoje fui entragar os documentos para a segunda renovação dos meus papeles. O primeiro documento, chamado NIE, que equivale a sua identidade espanhola para estrangeiros, vale por um ano. A primeira renovação vale por mais dois anos. Essa segunda, que estou fazendo, vale também por mais dois anos. E a última, após os cinco anos, é definitiva. Ser definitiva significa que podemos residir legalmente na Espanha, mas não como cidadãos e sem ser comunitários, ou seja, sem passaporte espanhol e sem trânsito livre para morar em outros países da comunidade européia. Em outras palavras, garante nossa estadia definitiva exclusivamente na Espanha.

 

Em paralelo, após o segundo ano morando legalmente no país, você pode entrar com o pedido de cidadania, onde aí sim, em caso de aprovação, você é cidadão com todos os direitos previstos. Inclusive, passa a fazer parte da comunidade européia. Esse processo dura uma média de três anos.

 

O processo para meu primeiro documento foi razoavelmente traumático, filas gigantescas, desconhecimento da parte dos funcionários do governo, advogados perdidos e todo tipo de dificuldade, isso porque estava tudo certo. Consequentemente, na primeira renovação estava meio nervosa e preocupada com os passos a seguir, porém, na prática foi bem mais fácil.

 

Essa segunda renovação foi a primeira vez que não estava tensa. Não posso dizer que estava totalmente tranquila, porque nunca se sabe se houve alguma mudança, sei lá, você fica meio escaldada. Mas tinha a sensação que seria melhor e depois chega uma hora que você se cansa de se preocupar pelos mesmos motivos. O importante é que, em princípio, foi tudo certo, sem filas e sem traumas. A advogada dessa vez é melhor também, especializada no assunto. Não está finalizado, mas foi um bom começo e aprendemos a comemorar passo a passo. Espero que dessa vez a tarjeta, que é a carteirinha de identidade, não demore tanto a ficar pronta. Porque enquanto não a temos, precisamos de uma autorização especial para deixar o país, ou seja, lá vamos nós para outra fila, pedir outro documento para viajar.

 

Ainda tenho pendente o caso do visto de trabalho. Ano passado o tive negado, e havíamos pensado em pedí-lo agora, aproveitando a renovação. O problema é que era um risco, porque vai que seja negado novamente? Daí estaria ferrada, pois além de não poder trabalhar, meu visto de residência estaria em jogo, seria desvinculado ao visto do Luiz. E no caso de ser aprovado, só valeria por um ano. Achamos mais seguro entrarmos direitinho com o processo de residência, de dois anos, e assim que estiver tudo aprovado, pedir o visto de trabalho.

 

Vaya mundo globalizado complicado!

 

 

2 comentários em “20 – Los papeles”

  1. Oi Bianca
    Então aqueles minutos de piti querendo ir embora dai pelo visto passaram, pelo menos por enquanto?
    Que bom assim ainda ganhamos mais uns aninhos para irmos a Madrid.
    E o apê novo? tudo certo? e a mudança como foi?
    Beijos

  2. Oi!

    O ataque de piti passou faz tempo. O futuro, quem sabe…

    O apartamento novo é ótimo! Estou encantada! Nas nuvens! Não é que seja nada demais, não é nenhum palácio, mas tem coisas que já não são normais aqui. Por exemplo, tem área de serviço, coisa raríssima aqui e qualquer apartamento no Brasil tem. Entendeu?

    O que acontece é que boa parte dos apartamentos em regiões centrais, onde gosto de morar, são antigos e antigo aqui significa mais de 100 anos. Claro que são reformados, mas mesmo assim existe uma limitação do que se pode fazer. O lugar que moro agora, é uma construção de 5 anos, o que nessa região não é comum.

    Além do que, toda mudança de casa também renova os ares, dá uma movimentada na vida, essas coisas…

    Besitos

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s