91 – Areia movediça

Em fevereiro, acontece a feira de arte mais importante da Espanha, a ARCO. Galerias de arte contemporânea de todo o mundo se reúnem em um enorme espaço expositivo aqui em Madri.

 

Ano passado foi a primeira vez que visitei a feira. Confesso que depois de haver visto tanta coisa ruim, a ARCO foi um certo refresco e até me empolguei em alguns momentos. Entretanto, esse ano não tive a mesma empolgação. Não achei ruim, gostei de algumas coisas mais que outras, mas em nenhum momento me bateu aquele “uau!”.

 

Pior, não me deu vontade de ter um trabalho ali. Para mim, é difícil dizer isso, porque sei que soa como um enorme despeito, mas é a mais pura verdade. Ainda não sei se foi pela feira mesmo, ou porque perdi o gosto, mas acho que as duas coisas.

 

Na semana seguinte, precisei voltar à faculdade de Bellas Artes para pedir meu diploma. Uma burocracia meio chata e que me custou cento e vinte e sete euros! Mas o que incomodava mesmo era o fato de ter que ir lá. E não quero jogar toda a responsabilidade por essa falta de vontade no curso em si, vem muito de mim e do momento. É que já faz um tempo, cada vez que inicio um trabalho ou me aproximo desse contexto, me sinto em areia movediça, parece que quanto mais me movo, mais afundo. Ao mesmo tempo, estou bem no meio da poça, para onde ir?

 

Ocorre que antídoto e veneno são provenientes do mesmo material e o que em muito veio a ser minha cura, agora parece ter mudado de lado. Só não sei até quando. Outro dia estava escutando uma música que a Marina canta, que diz “sonhos são como deuses, quando não se acredita neles, eles deixam de existir”. Esse trecho me apunhala, porque volta a responsabilidade ao meu umbigo, sou eu quem não acredita mais e que ando me picando com o próprio veneno.

 

Tenho todas as desculpas legítimas do mundo para estar onde estou, mas essa angústia, irmã de armas, sempre me lembrando que não é o suficiente.

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s