15 – Assim como o jogo, depois do sufoco…

Meu avô estava internado e não muito bem de saúde. Considerando sua idade, essa é sempre uma notícia que preocupa. Após três semanas, nas quais ia do céu ao inferno sem saber se corria para o Brasil ou se esperava, ele voltou para casa. Assim como o jogo, depois do sufoco, podemos relaxar um pouco e respirar mais aliviados.

 

A Copa ainda não está ganha, nos dois casos, mas ainda nos resta uma boa dose de esperança.

 

Esperança é um sentimento que nunca soube desenvolver bem. É um privilégio das pessoas de fé, outra característica em que me esforço para ter, mas não pertence a minha natureza. Tenho a sorte de possuir a confiança que, muitas vezes, é confundida com a esperança. A diferença é que a confiança depende de nós mesmos; a outra não, depende diretamente de acreditar no que não é concreto. Sou pessoa de sim ou não, racional, o talvez me complica. O talvez não se controla.

 

Quando isso é um problema? Quando percebemos que envelhecemos e que as pessoas que nos cercam também. De uma hora para outra o relógio começa a acelerar. Descobri que, em parte, minha confiança vinha do fato da consciência, ou probabilidade, de ter tempo. Se eu tivesse tempo, eu poderia tudo. Agora tenho que priorizar o que quero, o que posso e o que ainda tenho tempo de fazer. Talvez por isso a gente durma menos quando envelhece.

 

Não tenho medo físico de envelhecer. A idade é uma roupa que me cai bem, gosto que seja ajustada, não pareça menor nem maior. Até os fios de cabelos brancos, que uma parte considerável das mulheres abominam, ainda não me incomodaram. Mas me irrita essa falta de controle, eliminar possibilidades.

 

Quantos anos ainda tenho para conviver com as pessoas que amo, aprender outros idiomas, tocar um instrumento novo, praticar um esporte, experimentar novos sabores,  conhecer novos amigos, seguir outras profissões, descobrir vocações… Por quanto tempo ainda serei protegida?

 

Enfim, enquanto isso, na sala de justiça, esperamos o próximo jogo. Boa oportunidade para ir exercitando minha esperança. Quem sabe ganhamos?

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s