123 – Aterrizando do Caminho de Santiago, a propósito, alguém quer me patrocinar?

Pois é, voltei. Ainda não estou no clima de escrever sobre o Caminho, mas já já vai bater. De qualquer maneira, decidi abrir uma categoria para isso. Tem muitas informações sobre esse assunto espalhadas pelas crônicas e vou tentar reuní-las, porque tem muita gente interessada. Eu mesma, fui uma sugadora de informações antes de cair na estrada. E o mais engraçado, depois de caminhar também, porque você quer reviver de alguma forma e buscar outras experiências.

 

E falando nisso, dessa última vez me deu vontade de fazer o Caminho inteiro de uma tacada, desde Roncesvalles. Sei lá, acho que estou preparada e a idéia de cruzar caminhando todo um país até o mar tem me seduzido. A questão é a seguinte, fazer até umas duas semanas, como estou acostumada, é razoável. Passar entre 30 e 40 dias, no esquema de costume, ou seja, evitando albergues e comendo bem, fica meio caro.

 

Se de alguma forma conseguisse unir as coisas, o que quer dizer, fazer meu caminho, reunir informações importantes, abrir um espaço para divulgá-las e finalmente, ganhar algo com isso, seria o mundo ideal! Que vou fazer, vou, já botei na minha cabeça. Qualquer coisa, recorro ao meu patrocinador oficial, meu digníssimo marido. Mas se pudesse pelo menos financiar meu próprio trajeto, não viria nada mal.

 

Portanto, lanço a pergunta no ar: Você quer me patrocinar? Conhece alguém que queira? Quer conversar a respeito?

 

Ofereço sair de Roncesvalles com um gps na mochila e uma idéia na cabeça. Posso mapear toda a rota, fotografar a paisagem e descrever as estruturas. Atualizo a quilometragem dos pontos de parada, farmácias, fontes, albergues, hotéis, restaurantes etc.

 

Qual a diferença do que já existe? Olha, pesquisei para burro e não é difícil encontrar guias, mas eles geralmente contam uma viagem bastante austera e espiritual. Me proponho a contar a parte prática, a viagem espiritual é toda sua!

 

Honestamente, quando estava no Caminho pela primeira vez, além dos questionamentos profundos e tal, muitas vezes o que precisava era saber onde tinha o próximo banheiro, se precisava levar um cantil pesado de água, se jogasse minhas meias fora poderia comprar outras na próxima parada, se resolvesse caminhar um pouco mais encontraria uma pousada e por aí vai.

 

Não tenho a menor intenção de julgar a maneira certa de se fazer o Caminho, até porque, acho que cada um deve tomar suas próprias decisões. Mas posso dar alternativas e quem quiser que escolha sua dose de sofrimento. Tem gente que acha o máximo ficar nos albergues, encara como uma oportunidade de conhecer pessoas, por exemplo. E é verdade. Outras precisam de uma boa noite de sono em um quarto privado por uma questão de saúde, caso contrário não são capazes de andar no dia seguinte. E também é verdade. E venho eu dizer quem está mais certo? Eu, hein!

 

Enfim, posso fazer isso com bom humor e boa vontade. Modéstia às favas tenho muita  energia e o maior bom gosto para comidas e vinhos. Mas não posso dizer que um lugar é bom se ele for ruim, mesmo que seja um potencial patrocinador. Não pretendo tornar o Caminho em algo absolutamente comercial, dou dicas, mas aviso de cara que não é um lugar para fazer turismo. Aliás, posso dar várias dicas turísticas também, mas definitivamente, esse não é o lugar para isso. E também não preciso de um chefe para me dizer o que fazer no Caminho, para tanto, fico com meu marido-patrocinador, que já está acostumado que eu faça tudo ao contrário mesmo! Não preciso de lucro, me basta por financiar o trajeto.

 

E se você se animou em fazer o Caminho, quiser me perguntar alguma coisa ou quiser me encontrar por lá em algum trecho, é de graça!

blog

5 comentários em “123 – Aterrizando do Caminho de Santiago, a propósito, alguém quer me patrocinar?”

  1. Oi Bianca

    Mas que foto mais bonitinha.

    Quanto em grana fica essa viagem que voce fez? deste percurso que voce acabou de fazer, quanto gastou? O patrocinio é com grana apenas? Sei lá!
    E se voce escrevesse tudo isso, como já falamos? O patrocinio para um diário de bordo, pode ser?

    Bom retorno.

    Beijos

    Marianne

  2. Oi, Marianne!

    Pode ser um monte de coisas, até de guia (se a pessoa não for muito lerda) eu topo… heheheheheh… Agora, falando sério, os custos podem variar bastante, te passo por e-mail para esse negócio não virar leilão. Basicamente, estou falando das diárias de hotel/pousada, duas refeições ao dia e as passagens de ida e volta. Mas dependendo da proposta, pode incluir equipamento. De repente, um potencial patrocinador quer que na minha mochila vá escrito não-sei-o-que, ou quer testar algum material de camiseta… enfim, se não prejudicar a caminhada nem o meio ambiente… por que não?

    Não entendi o que você diz com “se eu escrevesse tudo isso”, porque já escrevo tudo isso e de graça. Não? Vou continuar a escrever. Mas acho que pode interessar, além de uma experiência pessoal, informações práticas. Dá trabalho organizar e preparar, leva tempo, e é bom que as informações venham de alguém que efetivamente passou pela situação.

    Besitos

  3. Chica, adorei , vou torcer pra um patrocinador, realmente seria muiiiito interessante um Guia pratico !!!

    beijocas

  4. Didis, vamos dar pra BI uma camiseta do Cantoria Dumbaiê como patrocínio, pra ela fazer propaganda 🙂

    Bi, eu te apoio e acho que você consegue sim. Faz mais propaganda aí pras pessoas “pescarem” a tua idéia! Entra em contacto com as marcas, etc…
    …e sigo esperando pelos futuros relatos! beijos

  5. ahahahahah… Suz, a camiseta do Dumbaiê seca rápido? Do jeito que desafino pelo Caminho (vai cantar na ladeira para você ver!), pode ser propaganda negativa! 😛

    Pois é, Luiz é meu manager e está fazendo bem seu trabalho. A minha parte é executar!

    Besitos

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s