95 – Tá bom, tá bem, eu me rendo… Feliz Natal!

Não estou mal humorada, pelo contrário, mas vou ser muito franca, acho Natal um saco! Sério, é uma exploração emocional que me torra a paciência!

 

Um momento para reunir a família é legal, mas na prática a gente não consegue manter esses momentos por toda a vida. As pessoas adoecem, morrem, mudam, formam novas famílias e assim caminha a humanidade. Resultado, um dia que em teoria deveria ser feliz, se transforma em um jogo de culpas e lamentações. Caraca, nada mais católico que isso!

 

Talvez esteja implicante esse ano, vamos combinar, foi foda para todo mundo! Quem chegou no final dele só um pouco machucado, é melhor ficar bem quietinho e não reclamar.

 

Enfim, tem alguns lados do Natal que gosto. Curto as decorações natalinas, ajudam a nos preparar o espírito para um período que se acaba. É uma época que temos uma excelente desculpa para procurarmos os amigos e agradar quem gostamos, é bacana quando não é por obrigação.

 

O que não gosto é dessa pressão distorcida e subjetiva que fica no ar, se você não está com sua família precisa ser triste. Se você não tem uma casa onde passar é um excluído, não merece. Se você perdeu alguém querido, precisará lembrar dele ou dela nesse dia e sofrer até doer.

 

Eu não quero um dia de tristezas fixo no calendário.

 

Tenho sorte, não sou cobrada pela minha família de estar presente a qualquer custo no Natal. Depois, acho que há maneiras de estar próxima sem estar tão perto. Mesmo assim, tem horas que gostaria de estar perto sim e me contradigo em tudo que disse acima. Não me sinto culpada, mas fico um pouco triste. Depois passa.

 

Não passaremos sozinhos, nossa porta não tem grandes trancas. Amigos queridos jantarão conosco e disso eu gosto. Passei o dia preparando comidinhas, adoro mesas fartas, onde os aromas invadem seu nariz. Fiz tender com mel, whisky e frutas; uma ave assada que chama “pularda”, parece um chester em tamanho, o gosto vou descobrir amanhã; rocambole de carne recheado com jamón ibérico, queijo cremoso e patê de foie; casquinha de siri, receita teste que depois eu conto. A farofa farei amanhã, para ficar bem fresquinha, é daquela farinha baiana fininha e amarela, deliciosa. As sobremesas, trarão os convidados, sou fraca em doces.

 

Cozinhar me relaxa, me tira do mundano. E após cozinhar tanto, pensando bem, Natal nem é mais tão chato assim. Deu vontade de falar com os amigos, de dar um monte de abraços, fiquei piegas. Esse ano vai passar, não houve só coisas ruins, foi duro, mas com resoluções importantes também. Amanhã, será tranquilo, apenas um dia para comer bem e rir um pouco. E o Ano Novo que me aguarde!

 

Então, vá lá, povo pelo mundo afora, Feliz Natal para vocês!

 

14 comentários em “95 – Tá bom, tá bem, eu me rendo… Feliz Natal!”

  1. haha….queridissima!!

    Bom, só tenho uma coisa a dizer: FELIZ NATAL….brincadeirinha. olha eu nâo gosto muito de natal tambem nâo viu. Pra mim vai ser um dia de comilança ( nâo minha porque ceia natalina vegetariana nâo rola nunca) que antecede uma viagem gostosa. E ta bom, com familia.
    Beijocas……saudades.

  2. Também não curto manifestações de amor obrigatórias. Natal é apenas mais uma noite no meu calendário, mas gosto de estar perto de quem gosta de mim, isso eu admito. Mas se não estou, não fico me lamentando. Esse ano vou passar com a familia no Brasil…meu marido ficou na Espanha, e assim é a vida.

    Que 2009 seja bem melhor que 2008, o que, convenhamos, não será muito difícil, já que 2008 não foi tão bom assim!

    Abração e boas jantas! 🙂

  3. O Natal Feliz é a gente quem faz! E o seu vai ser o máximo, tenho certeza!
    Muitas realizações, surpresas e novas experiências em 2009!
    Bjs grandes prá você e pro Luiz!

  4. Eu ao contrario amo o natal e tudo tudo, cozinho, canto vou na missa dou presente, sou farofa de natal.
    Oyes que me podes passar sua receita de fois com reduçao de nao sei que, queria fazer pro ano novo, que tenho um sauterns esperando aqui.
    Um beijo e um feliz natal pra voce e pro Luis, pra voce que fez o caminho de Santiago, que o vento sempre te sopre a favor, que suas ladeiras sejam doces, que a chuva te caiga mansa, que a vida te sorria sempre de Maria Antonia e familia.

  5. Oi, Antonia!
    … huuummm… foie com sauternes é tudo de bom! 😀 Depois te passo uma receita, agora estou correndo um pouco! Ainda que se o foie gras for fresco, tipo escalope, prefiro mesmo mal passado na manteiga, um pouco de sal e pimenta do reino. Nem mais, nem menos! Mas te escrevo algo.
    Feliz Natal para vocês! Muitas comidinhas gostosas e gente legal por perto!

    Besitos

  6. Oi, Selma! Acho que sim, daqui a pouco os amigos chegam! Feliz Natal para vocês! No próximo, terá mais gente participando ativamente da festa!

    Besitos

  7. Oi, Glenda! Tá pelo Brasil, que legal! Pois aproveite bem a família por aí! Na volta você comemora com o marido 😀

    Besitos

  8. Oi, Vanessa!

    Curta bastante a viagem e esquie um monte! E agora pode brindar à vontade com champagne! Vê se consegue dar uma passadinha aqui no reveillon, quando aí sim, espero que seja festão!

    Feliz Natal para vocês!

    Besitos

  9. Oi Bianca, Luiz e Jack

    Ao contrário de voce e apesar de também ter passado um ano de merda, eu adoro Natal, já o Ano Novo não tem muita importancia pra mim, é uma noite como outra qualquer, sei lá.
    Mas no Natal eu curto cozinhar e fazer alguns pratos que só serão feitos neste dia, detesto ter que comprar presente com obrigação, não faço isso nem a pau, mas compro presentes, mas numa boa, com calma.
    Gosto de me reunir com a familia para a ceia e olha que meu irmão por exemplo eu vejo muito pouco e assim nessa noite a gente passa junto, e estar com que eu sei que posso contar o ano todo é uma benção.
    Depois no dia 3 vamos viajar só nós quatro, será legal pois faz tempo que o Claudio não viaja com as crianças.
    Bom espero que este ano pra voces seja melhor e que sua noite de Natal seja linda.
    Beijos

    Marianne, Claudio, Luciana, Mario e Fumaça

  10. Oi, Marianne!

    Veja bem, não disse que não gosto do Natal, o que não gosto é de toda a pressão que rola no Natal e que acaba deixando um monte de gente triste. Não estava triste ontem, na verdade, passamos muito bem e comi pra burro! Mas isso eu conto depois 😀

    Agora, Ano Novo, não é que eu goste, eu a-do-ro! Gosto da noite e de tudo que ela representa. Lembramos de vocês, porque dessa vez compramos fogos de artifício. Tô doida para que chegue logo dia 31.

    Besitos

  11. Oi Bianca! No final nao iremos a sua casa mesmo, o Ernesto nao gosta muito de conduzir em Madrid na Nochevieja, eu tenho que trabalhar amanha… entao nao vai dar… eu pensei em te ligar esses dias pra gente se encontrar, mas como sempre, acabaram aparecendo outras coisas pra fazer e no fim nada! Vamos ver se depois dessas festas finalmente conseguimos nos conhecer… aproveite muito a festança! E que 2009 traga muitas realizaçoes e coisa boa, porque depois do final de 2008 vc merece e muito!

    Beijao
    Ale

  12. Oi, Alessandra! Que pena, porque foi um festão! A maioria das pessoas não conduziu, ficamos até de manhã, quando já tinha como voltar para casa. Quem sabem em 2009 a gente se conheça! Besitos

Seja bem vindo a comentar! Sua resposta pode demorar um pouco a ser publicada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s